• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 23 Maio 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 31° / 15°
Céu limpo
Sáb.
 29° / 14°
Céu limpo
Sex.
 26° / 12°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  26° / 12°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Liteiros: “Os Ceifeiros” e o seu habitual festival de folclore

Cultura  »  2018-07-23 

É já no dia 28 de Julho que o rancho folclórico “Os Ceifeiros” de Liteiros organiza o seu já habitual festival, que tem lugar nas festas de Verão da aldeia, em honra da Padroeira, Nossa Senhora do Rosário. Trata-se da 30.ª edição, estando a actuação dos grupos agendada para as 20h15. Este a ano a organização traz grupos a rehião norte do país, de Canelas, Gaia, e de Vila verde, grupo representativo do Baixo Minho.

O festival vai acontecer numa fase em que a agenda de espectáculos esteve carregadíssima. Desde Abril que “Os Ceifeiros” têm andado numa roda viva. Depois de actuações na feira social de Torres Novas, numa festa motard organizada pelas Garças Rolantes, na Brogueira, “Os Ceifeiros” participaram nas comemorações do Dia Nacional do Folclore Português, em Maio, onde se juntaram a vários ranchos folclóricos do concelho de Tomar e participaram numa recriação de uma Romaria de 1900, levada a efeito pelo CRT do Alto Ribatejo, na Praça da República em Tomar.

Uma iniciativa muito representativa, de grande valor cultural, que teve início com a saída dos romeiros de várias ruas da cidade para o local da romaria, a Praça da República, onde haviam bancas com diversos produtos tradicionais. Os romeiros participaram na missa que teve lugar na Igreja de São João Baptista e durante o almoço foi recriado o comer do farnel que cada grupo levou. Houve também jogos tradicionais, tocadores de instrumentos tradicionais, cantadores ao desafio e bailarico.

Junho começou com uma deslocação a Penela, onde mais uma vez, actuaram nas Festas de Santo Amaro e seguiu-se uma saída ao concelho de Soure, para participar no Festival Nacional de Folclore, do Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeira da Mata.

A escolinha de folclore e o rancho passaram ainda pela aldeia vizinha de Parceiros de S. João, onde abrilhantaram as festas locais e, sem demoras, e no mesmo dia, o grupo deu um pulo à capital, para a zona do Príncipe Real-Bairro Alto, onde actuaram pela segunda vez naquele dia, por volta das 23 horas, no Convento dos Cardaes. Os elementos entraram no claustro logo a seguir à canção "Tourada" de Fernando Tordo (canção escolhida para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção no ano de 1973). Naquele espaço do século XVII, de ambiente distinto e ao rubro foram exaltadas algumas danças e cantares do concelho de Torres Novas, entre elas, o Fado do Zé Manel, o Repenica, o Caçador, bem como a dança ex-libris do Ribatejo, o Fandango, que foi dançado duas vezes com muita exuberância, batimento e técnica, não fosse o tema do evento “O Ribatejo”.

Entretanto os mais novos do grupo participaram no Encontro Infantil de Folclore do Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas, no dia 30 de Junho, no dia 7 de Julho “Os Ceifeiros” deslocaram-se a Vermil, Guimarães, para participarem num Festival Nacional de Folclore e no 15 de Julho, actuaram em Lapas, no Festival do Caracol, organizado pelo Grupo de Amigos de Avós e Netos.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Andreia Carreira - mulher, mãe, médica, música e maestrina: “A maternidade foi a única coisa que me fez sentir diferente por ser mulher” »  2019-04-20 

Andreia Carreira tem 35 anos e é natural de Torres Novas. É médica, mãe, mulher. Toca clarinete na Banda da Mata e frequenta o curso de direcção de banda e coro no Orfeão Foz Douro, no Porto, uma formação que sentiu necessidade de fazer para melhor cumprir a sua tarefa de maestrina na banda Nabantina, de Tomar.
(ler mais...)


Bons Sons: Júlio Pereira a fechar a grande festa da música portuguesa deste ano »  2019-04-19 

Diabo na Cruz, First Breath After Coma + Noiserv, Glockenwise + JP Simões, Joana Espadinha + Benjamim, Lodo + Peixe, Sensible Soccers + Tiago Sami Pereira, Sopa de Pedra + Joana Gama, são alguns dos nomes do enrome cartaz artísitico do BONS SONS deste ano, numa edição que vai encerrar com Júlio Pereira, que recentemente ganhou o prémio José Afonso com o seu álbum Praça do Comércio.
(ler mais...)


Mira de Aire: teatro a favor do Círculo Cultural, a 27 e 28 »  2019-04-19 

A pretexto da efeméride da elevação de Mira de Aire a vila, o Círculo Cultural Mirense leva à cena a peça “O Gato”, na Casa da Cultura, nos dias 27 e 28 de Abril (sábado e domingo, às 21H30 e 15H30, respectivamente), com receitas a favor das obras da sede do Círculo Cultural.
(ler mais...)


Emigração em Torres Novas (1958-1974) é tema de livro de Jorge Salgado Simões »  2019-04-10 

Está aprazada para o próximo dia 27 de abril, às 17h30, a apresentação do novo livro de Jorge Salgado Simões, intitulado de “Para melhorar a situação: os processos da Junta da Emigração no Arquivo Municipal de Torres Novas (1958-1974)”.
(ler mais...)


D. Pedro de Lencastre é tema da 10.ª edição da feira de época de Torres Novas »  2019-04-06 

Com o tema «Tempos Sombrios - D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino», Torres Novas volta a recuar no tempo com a sua décima edição da feira de época que este ano tem lugar de 29 de maio a 2 de junho.
(ler mais...)


Gravações inéditas de José Afonso apresentadas também em Torres Novas »  2019-03-15 

O livro, cds e disco de vinil, “José Afonso ao Vivo”, contendo gravações inéditas de dois concertos de José Afonso, numa edição da TradiSom, vai ter apresentação pública também em Torres Novas, no dia 22 de Abril.
(ler mais...)


Pedro Abrunhosa deixou Torres Novas ao rubro »  2019-01-13 

Pedro Abrunhosa actuou em Torres Novas, em dose dupla: ao concerto do dia 12 de Janeiro, em que os bilhetes esgotaram num ápice, foi agendado um segundo concerto (para o dia 11) e esteve em cima da mesa a possibilidade de fazer um terceiro espectáculo.
(ler mais...)


Concerto de Reis é domingo às 17 horas »  2019-01-03 

O tradicional concerto de Reis do Choral Phydellius, que abre o ano musical em Torres Novas, realiza-se no domingo, pelas 17 horas, na Igreja do Carmo.

Participam no programa as classes do Conservatório, o coro juvenil e o Choral Phydellius, dirigido pela maestro João Branco.
(ler mais...)


Alcanena: concerto de Ano Novo com a filarmónica de Minde »  2019-01-01 

O Cine-Teatro São Pedro recebe, no dia 5 de Janeiro de 2019, sábado, às 21H30, o concerto de Ano Novo, pela banda filarmónica da Sociedade Musical Mindense, sob a direcção do maestro João Carlos Roque Gameiro.
(ler mais...)


Torres Novas: Colectivo 249 abre portas no Lamego »  2018-12-22 

“Cuidado com o degrau” é o aviso de abertura, mas também pode ser uma metáfora: o mundo está cheio de degraus que é preciso subir e descer em segurança para agarrar os tempos conturbados e interessantes que vivemos.
(ler mais...)


 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)