• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 23 de Outubro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 23° / 12°
Períodos nublados
Qui.
 26° / 12°
Períodos nublados
Qua.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  25° / 15°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Saul Roque Gameiro expõe na Praça do Peixe e no Museu

Cultura  »  2018-09-17 

Terá lugar no sábado, dia 22 de setembro, pelas 15h30 horas, a inauguração da exposição “Percurso pela Paisagem”, de Saul Roque Gameiro, na Praça do Peixe, em Torres Novas, uma mostra centrada no tema da paisagem e que estará patente na Praça do Peixe e no Museu Municipal Carlos Reis, até aodia 14 de outubro..

As obras expostas deste pintor, natural de Minda, “apresentam uma grande diversidade, por representarem sucessivas fases de evolução de uma pintura de paisagens ao longo das últimas décadas”, diz uma nota do município. «Percurso pela Paisagem» pretende evidenciar, exactamente, “a relação existente entre as expressões da paisagem portuguesa nos seus ritmos e tonalidades, tendo como matriz a pintura naturalista de academia que, posteriormente, evolui para formas contemporâneas”.

As obras mais recentes de Saul Roque Gameiro integram-se nos actuais movimentos conceptualistas, por vezes com objetivos intervencionistas nas causas e preocupações relacionadas com o futuro do ambiente e do planeta. Algumas das obras expostas fazem parte de duas séries recentes, que constituíram a exposição de 2017 na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa.

Saul Roque Gameiro nasceu em Minde em 1957, conta com vários prémios no seu currículo, e realizou várias exposições individuais, um pouco por todo o país, tendo também participado em diversas exposições colectivas, em Portugal e Espanha. É sócio da Sociedade Nacional de Belas Artes desde 1994 e licenciado em “Textiles Management and Design”, pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, tendo ainda estudado Desenho de Figura Humana, História da Arte e Estética e Arte Contemporâneas.

Na Praça do Peixe, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 14h às 18h30 e aos sábados e domingos, das 14h às 17h30. O museu encerra às segundas, estando aberto de terça a sexta todo o dia e de tarde aos fins de semana

 

 

 Outras notícias - Cultura


A grande festa da música do concelho de Torres Novas »  2018-10-14 

Não é fácil encontrar palavras para dizer o que significa o encontro de bandas filarmónicas do concelho de Torres Novas, realizado este domingo, 14 de Outubro, na praça 5 de Outubro, bem no coração da cidade.
(ler mais...)


Joel Neto apresenta “Meridiano”, na biblioteca »  2018-09-26 

O escritor Joel Neto apresenta a sua obra “Meridiano 28”, na biblioteca municipal de Torres Novas, em duas sessões, uma para alunos do ensino secundário e outra, para o público em geral, às 21h30. Joel Neto, nascido em 1974, é um romancista e colunista português.
(ler mais...)


Escritor Hugo Santos vai ser homenageado dia 22 »  2018-09-12 

No dia 22 de Setembro (sábado), pelas 16h30, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, decorrerá uma homenagem ao escritor Hugo Santos.

Hugo Santos nasceu em Campo Maior, no ano de 1939, mas radicou-se em Torres Novas há décadas.
(ler mais...)


Barquinha:inscrições abertas para ateliês de arte »  2018-09-11 

Estão abertas as inscrições para os ateliês do Centro de Estudos de Arte Contemporânea (CEAC), em Vila Nova da Barquinha. As aulas de desenho, pintura, fotografia e vídeo recomeçam no próximo dia 1 de Outubro e prolongam-se até 31 Maio.
(ler mais...)


Bons Sons: está à porta o festival que colocou Cem Soldos no mapa »  2018-08-07 

A pacata aldeia de Cem Soldos, Tomar, volta a agitar-se para acolher milhares de festivaleiros de 9 a 12 de Agosto. Durante os quatro dias do BONS SONS recebe mais de 50 actuações em oito palcos distribuídos pela aldeia, que apresentam vários estilos musicais, entre artistas emergentes e músicos consagrados e outros projectos por descobrir.
(ler mais...)


Liteiros: “Os Ceifeiros” e o seu habitual festival de folclore »  2018-07-23 

É já no dia 28 de Julho que o rancho folclórico “Os Ceifeiros” de Liteiros organiza o seu já habitual festival, que tem lugar nas festas de Verão da aldeia, em honra da Padroeira, Nossa Senhora do Rosário.
(ler mais...)


Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão, em Constância »  2018-07-23 

O Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão (CICO), em Constância, promove a terceira edição do Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão que decorre nos dias 27, 28 e 29 de Julho.
(ler mais...)


Torres Novas: festival de folclore é amanhã, sexta-feira »  2018-07-19 

O rancho folclórico de Torres Novas organiza amanhã, sexta-feira, 20 de Julho, mais um Festival de Folclore que este ano é também denominado como o Festival Ibérico, numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


O gajo de Benfica apaixonado pela alentejanita »  2018-07-11 

É uma gaiata de cintura fina, curvas generosas, redondinhas, sensuais: foi por ela que João Morais, curtido e calejado rocker da selva urbana de Benfica, se apaixonou, paixão improvável, uma luz que se acendeu numa noite de calmaria na campina alentejana.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2018-10-14  A grande festa da música do concelho de Torres Novas