• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Festival Bons Sons transforma aldeia de Cem Soldos em cidade da música portuguesa

Cultura  »  2014-05-09 

O BONS SONS é indiscutivelmente o festival de música mais importante da região e um dos mais castiços, a nível nacional. O festival de música portuguesa, de carácter bienal, realiza-se de 14 a 17 de Agosto, em Cem Soldos. A apresentação foi feita esta quarta-feira, na aldeia, no Largo do Rossio.

Situada entre as cidades de Tomar e Torres Novas, Cem Soldos recebe no pico do Verão o 5.º festival BONS SONS, evento cultural e artístico que transforma a aldeia numa verdadeira cidade, durante quatro dias, frisou Luís Ferreira, director artístico.

Organizado pelo Sport Club Operário de Cem Soldos (SCOCS), o BONS SONS nasceu em 2006 por ocasião dos 25 anos da colectividade. Na altura, pensou-se em fazer um festival de música que mostrasse a qualidade e a vitalidade da produção musical portuguesa. Segundo a organização, compareceram na aldeia 15 mil pessoas nesta primeira edição. As que se seguiram foi de notória consolidação do projecto, e de crescimento, tendo passado pelo festival de há dois anos 35 mil pessoas.

O BONS SONS tem ainda outros objectivos, mas que ainda não foram atingidos completamente: canalizar as receitas geradas para projectos sociais e culturais que desenvolvam e valorizem a aldeia. O Lar da aldeia, um projecto para a terceira idade, a criação de um albergue para residências artísticas, são alguns dos projectos delineados, mas que dependem dos lucros do evento, e isso não tem sido ainda conseguido.

 

Meia centena de concertos

A edição 2014 dos BONS SONS apresenta um cartaz com 55 concertos, apresentados nos oito palcos distribuídos pela aldeia. A mais de quatro meses do festival o cartaz está encerrado e apresenta nomes como Gaiteiros de Lisboa, Sérgio Godinho, JP Simões, Samuel Úria, António Chainho, Amélia Muge, Tocá Rufar, ou Noiserv. Artistas que nunca passaram pelos palcos dos BONS SONS, pelo menos como artistas principais (Samuel Úria, por exemplo, já tocou neste festival, integrado noutros projectos).

A entrega dos prémios Megafone, actuação de DJ, um concerto para olhos vendados, a apresentação da revista do projecto ”Identidades”, música para crianças, uma mostra de curtas-metragens, a exibição do documentário sobre música popular ”Quem manda aqui sou eu”, de Tiago Pereira, o festival de artes urbanas Walk & Talk, um palco aberto a quem queira mostrar o seu talento, uma feira de marroquinarias e passeios de burro são outras iniciativas agendadas.

A organização espera, este ano, voltar a receber 35 mil visitantes, que podem pernoitar no parque de campismo ou no de caravanas.

No dia da apresentação do festival já houve um cheirinho a BONS SONS. No principal largo da aldeia, Samuel Úria e Peixe apresentaram-se num ”show case”, num ”cenário” composto com a presença de meia dúzia de mulheres que foram cozendo à mão as Tixas, pequenas lagartixas em feltro e lã, mascote do festival.

No mesmo espaço foram ainda degustados alguns produtos típicos regionais, oferecidos pela organização do festival de música portuguesa.


 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble