• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Orquestra Académica do Médio Tejo actua no domingo em Torres Novas

Cultura  »  2014-07-11 

Há duas edições, o Jornal Torrejano deu conta, em primeira mão, da existência de um projecto musical em ebuliçã a Orquestra Académica do Médio Tejo. Hoje, damos a conhecer o rosto do regente deste grupo de 64 músicos, pertencentes ao Choral Phydellius, OrémArt e conservatório Jaime Chavinha, de Minde, e que formam a primeira orquestra sinfónica regional

A Orquestra Académica do Médio Tejo estreia-se esta sexta-feira em Ourém, volta a actuar no sábado, em Minde e no domingo em Torres Novas, no Teatro Virgínia (17h). O projecto, que junta para já três instituições de ensino musical oficializado - Choral Phydellius, OrémArt e conservatório Jaime Chavinha, de Minde -, foi pensado em 2013, por Vítor Ferreira, director pedagógico do Choral Phydellius, e logo acolheu a simpatia de diversas entidades.

”A ideia estava congelada há uns quatro ou cinco anos. Falei do projecto ao então director do Teatro Virgínia, João Aidos e, apesar de ter achado interessante, a ideia ficou na gaveta. Com o Tiago Guedes foi diferente e acho que é importante referir isso numa altura em que está de saída da direcção artística do Teatro Virgínia”, sublinha Vítor Ferreira.

João Paulo Fernandes, de 36 anos, foi o escolhido para reger a orquestra. Com o maestro definido passou-se à selecção dos melhores alunos destas três instituições de ensino, ao que se seguiu um trabalho individual. Nesta semana que passou os jovens músicos, com idades entre os 10 e 17 anos, trabalharam juntos, em Torres Novas, de forma intensiva, de modo a apresentarem-se nestas três actuações em grande plano.

João Paulo Fernandes reconhece a singularidade deste projecto e confessou-se entusiasmado desde a primeira hora. Para trás tinham ficado tentativas de formar projectos semelhantes, mas não se reuniram as condições necessárias para que vingassem.

Destas tentativas ficou algum trabalho feito a que se deu sequência nesta nova formação. ”Este projecto, mesmo antes de começar, dá apara perceber que tem pernas para andar. Para já, parte da união de três escolas e há três pessoas a comandar a orquestra. É um princípio e não quer dizer que no futuro não haja a possibilidade de o alargar a outras escolas”, refere João Fernandes.

A orquestra regional junta músicos de diferentes graus de ensino, que vai desde o primeiro ao oitavo, e reúne ”a nata” das três escolas. Ou seja, os melhores executantes de cordas, sopros e percussão (havendo ainda dois teclados que servem de apoio).

”Esta orquestra surge um pouco para colmatar uma lacuna que é a inexistência de uma orquestra onde os alunos de cordas pudessem praticar a música em conjunto”, continua João Fernandes, que falou ainda do programa, que será composto numa primeira parte por música clássica, terminado o espectáculo com música ligeira, indo um pouco ao encontro do espírito jovem dos músicos da orquestra.

Depois deste fim-de-semana intensivo, o objectivo é dar continuidade ao projecto e realizar novas actuações, que deverão acontecer no final do ano, em Dezembro. Os promotores desta orquestra regional constituída a partir de alunos de escolas oficiais sublinham as expectativas que estão a ser criadas, dentro e fora das escolas. Relativamente aos apoios, era com expectativa que se aguardava um sinal da comunidade intermunicipal, mas esta decidiu não apoiar financeiramente a formação da orquestra.

 

O maestro

João Paulo Fernandes, 36 anos, é natural das Caldas da Rainha, e reside actualmente em Tomar. Enquanto músico, estudou trombone de varas, tendo participado em diversas Master Class com conceituados professores. Desde os 20 anos que se dedica à direcção de diversas formações, sendo director artístico da Filarmónica União Taveirense, de um ensemble de trombones e tubas, tendo já dirigido solistas de renome internacional, como Sérgio Carolino ou Pedro Ribeiro. É licenciado em formação musical pela Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, do Porto, e tem uma pós-graduação em ópera, na vertente de direcção de orquestra.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble