• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 22° / 9°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Espectáculo feito com trabalhadores dos curtumes abre edição deste ano do Festival Materiais Diversos

Cultura  »  2014-09-05 

Centenas de trabalhadores da indústria de curtumes de Alcanena estão a participar num projecto artístico que vai servir de abertura, no próximo dia 18, à edição deste ano do Festival Materiais Diversos (FMD).

”Não sou só eu aqui”, um espectáculo de teatro e vídeo de Cláudia Gaiolas e Rita Rio de Sousa, resulta de um desafio lançado pela câmara municipal de Alcanena ao director artístico do FMD, Tiago Guedes, no âmbito das comemorações do centenário do concelho de Alcanena.

O desafio foi aceite e o responsável convidou Cláudia Gaiolas e Rita Sousa que, desde Junho, convivem com os cerca de 600 colaboradores das fábricas do Grupo Carvalho e Couro Azul, tentando perceber o que os curtumes representam na vida destas pessoas e na memória colectiva.

”Estamos a trabalhar directamente com 10 a 15 pessoas, mas seguramente já falámos com mais de 400”, afirmou Cláudia Gaiolas durante a conferência de imprensa de apresentação do Festival Materiais Diversos, que decorreu na Fábrica de Cultura, em Minde.

O espectáculo vai ser apresentado no dia 18 à noite, no Cine-Teatro S. Pedro, em Alcanena, seguindo-se, dia 19, na Blackbox da Fábrica de Cultura, em Minde.

O FMD vai decorrer de 18 a 27 de Setembro, em dois fins de semana alargados, e é composto por seis espectáculos nacionais e seis internacionais. Estes vão ser apresentados em Minde, Alcanena, Torres Novas e Cartaxo.

 

”Festival assume-se como barómetro das artes performativas”

A 6.ª edição do Festival Materiais Diversos, de 18 a 27 de Setembro, será a mais internacional apresentada até hoje. Dança, teatro e música, bem como um conjunto de actividades paralelas que cruzam formação, conferências, cinema e DJs, serão os ingredientes do programa deste evento que é considerado pelo seu director como ”um barómetros” das artes performativas. ”Este é o primeiro festival do género que surge depois das férias do Verão é há uma grande curiosidade dos programadores nacionais e internacionais em virem descobrir o que apresentamos a nível nacional – normalmente são espectáculos em estreia ou que acho interessante os programadores descobrirem”, disse Guedes.

Isso permite que o festival se torne ”uma ferramenta muito importante para os artistas, porque ao serem vistos aqui podem ser apresentados noutros países e o seu trabalho pode ganhar uma outra dimensão”, acrescentou.

Tiago Guedes destacou a forte ligação às pessoas da região, uma ”imagem de marca” do festival, não só pelos projectos artísticos feitos com a comunidade, mas também no acolhimento aos artistas – há 40 famílias parceiras -, e na ajuda no bar, na confecção de alimentos. ”É uma espécie de festa da terra mas à volta das artes performativas. Isso é muito interessante”.

Com um orçamento de 119 mil euros, o FMD só é possível graças a um acordo tripartido assinado em 2013 entre a Associação Materiais Diversos, a Direcção-Geral das Artes e as Câmaras Municipais de Alcanena, Torres Novas e Cartaxo, a vigorar até 2017, contando ainda com apoios europeus.

As entradas custam seis euros (quatro para grupos), existindo descontos e passes (total 37 euros, fim de semana 18 euros e para três espectáculos 15 euros).

 

Seis espectáculos nacionais e seis internacionais

A 6.ª edição do FMD é a mais internacional de todas, contando com seis espectáculos nacionais e seis internacionais, oriundos de Itália, Equador/Bélgica, Brasil, França, Tunísia e Marrocos. As propostas nacionais incluem ainda trabalhos das coreógrafas Clara Andermatt, Cláudia Dias, da dupla Leonor Keil e Francisco Campos e dos jovens criadores Ângelo Cid Neto e Sara Chéu, munidos de um discurso crítico sobre a tradição, identidade, as relações e a contemporaneidade.

Os espectáculos internacionais – todos estreias em Portugal – fazem-se representar por nomes que estão a marcar o universo das artes performativas como Marcelo Evelin, Kevin Jean, Radhouane El Meddeb, Fabián Barba ou Bouchra Ouizgen.

Capicua encarrega-se de trazer a Minde, no dia 26 de Setembro, o som do seu mais recente álbum Sereia Louca, depois da passagem, no fim-de-semana anterior, das sonoridades trance do compositor e produtor italiano Lorenzo Senni.

 

Tiago Guedes deixa liderança da associação

Não foi assunto falado durante a conferência de imprensa realizada em Minde mas, numa segunda conferência, realizada à tarde, em Lisboa, para a imprensa nacional, Tiago Guedes disse que no final deste ano deixa a direcção artística do Festival Materiais Diversos, por ele criado em Minde, onde nasceu em 1978. Depois de concluída esta edição, o responsável reunirá com os restantes membros da Associação Materiais Diversos para procurar uma solução de substituição que, em princípio, será interna, acrescenta o diário que cita Guedes. ”Terá que ser feita uma grande reflexão na associação no final desta edição, mas, a mim, agrada-me a ideia de o festival se passar a organizar dentro do núcleo duro da sua equipa sénior”, disse.

 

Redução de apoio?

A câmara municipal de Alcanena reduziu o apoio anual ao FDM. Dos 30 mil assegurados nos anos anteriores, a autarquia passou para uma participação de 20 mil euros para este ano.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble