• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 21 Abril 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 17° / 7°
Céu nublado com chuva moderada
Ter.
 13° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Seg.
 20° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  23° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Teatro é a aposta forte na próxima temporada do Teatro Virgínia

Cultura  »  2014-09-12 

A programação artística do Teatro Virgínia, entre Setembro e Dezembro, tem uma forte componente de teatro e uma aposta bem visível nos projectos do Lab Criativo.

É com música que abre a nova temporada artística no Teatro Virgínia, mas a programação para os próximos meses está muito centrada na área do teatro. A apresentação do programa foi feita na segunda-feira, dia 8 de Setembro, a uma semana de se iniciar a temporada, com o concerto final do Estágio Para Jovens Instrumentistas Torrejanos (EJIT) – ver peça ao lado.

Seguem-se dois espectáculos integrados no Festival Materiais Diversos, que decorre em Minde, Alcanena, Torres Novas e Cartaxo, o primeiro dos quais nem sequer é na sala. ”Lá 36ème chambre”, de Kevin Jean, é um espectáculo que vai decorrer no largo do Teatro Virgínia (dia 20, 21h30), e em que as entradas são grátis. No espectáculo, de 25 minutos (estreia nacional), o protagonista está suspenso numa grua.

De seguida, e já no interior da sala, mais uma estreia nacional, ”Ha!”: em palco estará um quarteto, oriundo de Marrocos. Integrados no FMD, passam ainda por Torres Novas outros espectáculos: no dia 25, ”A Mary Wigman Dance Evening”, é um espectáculo de dança em que a protagonista, Fabián Barba, reúne nove solos (21h30) e ”Fica no Singelo”, no dia 27, protagonizado pela Companhia Clara Andermatt. Trata-se de um espectáculo que aborda a dança e a música tradicional portuguesa de uma forma contemporânea.

No dia 11 de Outubro, o projecto ‘Artistas Unidos’ traz a Torres Novas o teatro ”Gata de Telhado de Zinco Quente”, e no dia 18 é apresentado ”Ela também canta”, com Nuno Vieira de Almeida e Vera Mantero, num espectáculo que junta o canto e o piano.

Novembro abre com um recital de professores do Choral Phydellius, acompanhados pelo coro misto da instituição, no dia 1 (21h30), voltando o teatro a ocupar-se do palco do TV, com ”Cyrano de Bergerac”, uma comédia heróica, onde a poesia e o drama se misturam.

David Marques, bailarino torrejano, apresenta o seu novo espectáculo ”Kin” no dia 15 de Novembro, e no dia 22, Ana Bacalhau, vocalista dos Deolinda, apresenta-se a solo, revisitando temas de músicos que a influenciaram, desde Amália Rodrigues a José Afonso.

Depois do ”Reabilitar em Palco”, um festival de artes na área da deficiência, promovido pelo CRIT, de 3 a 5 de Dezembro, chega ao TV o espectáculo de dança, intitulado ”ZOO”, de Victor Hugo Pontes. Este foi considerado por alguma imprensa nacional como um dos 10 melhores espectáculos de 2013. A temporada fecha no dia 20 de Dezembro com a Orquestra de Jazz de Matosinhos, com Carlos Bica e o Trio Azul (21h30.

 

Espectáculos nas escolas mantêm-se

O Lab Criativo continua a ser uma das apostas do TV, numa perspectiva de formação de novos públicos. Até dezembro estão previstos quatro espectáculos em escolas, bem como idas de artistas à escola, estando previstas as presenças de Rui Horta (coreógrafo) e Ana Bacalhau (cantora) junto dos estudantes. Estão ainda agendadas algumas oficinas, antes e depois de espectáculos, ensaios abertos e outras possibilidades, que podem ser descobertas no programa do Teatro Virgínia. Para os próximos meses, destaque ainda para a parceria entre Cine-clube e teatro Virgínia, na apresentação de cinema - ”Mistaken for Strangers” (31 de Outubro) e ”Vida Activa” (5 de Dezembro) e para o teatro amador, com mais um projecto do ”Panos ”e do grupo de teatro do Virgínia que, este ano, deverá trabalhar a peça ”O mediador de passos”.

 

Aniversário do teatro é assinalado ”pela primeira vez”

Três espectáculos assinalam, ”pela primeira vez”, o aniversário do actual edifício do Teatro Virgínia, construído em 1956 e reabilitado na primeira década do novo milénio. Um dos espectáculos marca o regresso do coreógrafo Rui Horta a Torres Novas, a 24 de Outubro, com a ”Hierarquia das nuvens”, a sua nova criação artística. No dia seguinte, os Dead Combo, de Tó Trips e Pedro Gonçalves, também regressam a Torres Novas, para apresentarem o novo álbum ”A bunch of meninos”, composto por 13 novas canções. Nos dias 26 e 27, primeiro para escolas e depois para famílias, é apresentado o espectáculo ”Nove’s fora”, novo circo, pela companhia Erva Daninha.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Andreia Carreira - mulher, mãe, médica, música e maestrina: “A maternidade foi a única coisa que me fez sentir diferente por ser mulher” »  2019-04-20 

Andreia Carreira tem 35 anos e é natural de Torres Novas. É médica, mãe, mulher. Toca clarinete na Banda da Mata e frequenta o curso de direcção de banda e coro no Orfeão Foz Douro, no Porto, uma formação que sentiu necessidade de fazer para melhor cumprir a sua tarefa de maestrina na banda Nabantina, de Tomar.
(ler mais...)


Bons Sons: Júlio Pereira a fechar a grande festa da música portuguesa deste ano »  2019-04-19 

Diabo na Cruz, First Breath After Coma + Noiserv, Glockenwise + JP Simões, Joana Espadinha + Benjamim, Lodo + Peixe, Sensible Soccers + Tiago Sami Pereira, Sopa de Pedra + Joana Gama, são alguns dos nomes do enrome cartaz artísitico do BONS SONS deste ano, numa edição que vai encerrar com Júlio Pereira, que recentemente ganhou o prémio José Afonso com o seu álbum Praça do Comércio.
(ler mais...)


Mira de Aire: teatro a favor do Círculo Cultural, a 27 e 28 »  2019-04-19 

A pretexto da efeméride da elevação de Mira de Aire a vila, o Círculo Cultural Mirense leva à cena a peça “O Gato”, na Casa da Cultura, nos dias 27 e 28 de Abril (sábado e domingo, às 21H30 e 15H30, respectivamente), com receitas a favor das obras da sede do Círculo Cultural.
(ler mais...)


Emigração em Torres Novas (1958-1974) é tema de livro de Jorge Salgado Simões »  2019-04-10 

Está aprazada para o próximo dia 27 de abril, às 17h30, a apresentação do novo livro de Jorge Salgado Simões, intitulado de “Para melhorar a situação: os processos da Junta da Emigração no Arquivo Municipal de Torres Novas (1958-1974)”.
(ler mais...)


D. Pedro de Lencastre é tema da 10.ª edição da feira de época de Torres Novas »  2019-04-06 

Com o tema «Tempos Sombrios - D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino», Torres Novas volta a recuar no tempo com a sua décima edição da feira de época que este ano tem lugar de 29 de maio a 2 de junho.
(ler mais...)


Gravações inéditas de José Afonso apresentadas também em Torres Novas »  2019-03-15 

O livro, cds e disco de vinil, “José Afonso ao Vivo”, contendo gravações inéditas de dois concertos de José Afonso, numa edição da TradiSom, vai ter apresentação pública também em Torres Novas, no dia 22 de Abril.
(ler mais...)


Pedro Abrunhosa deixou Torres Novas ao rubro »  2019-01-13 

Pedro Abrunhosa actuou em Torres Novas, em dose dupla: ao concerto do dia 12 de Janeiro, em que os bilhetes esgotaram num ápice, foi agendado um segundo concerto (para o dia 11) e esteve em cima da mesa a possibilidade de fazer um terceiro espectáculo.
(ler mais...)


Concerto de Reis é domingo às 17 horas »  2019-01-03 

O tradicional concerto de Reis do Choral Phydellius, que abre o ano musical em Torres Novas, realiza-se no domingo, pelas 17 horas, na Igreja do Carmo.

Participam no programa as classes do Conservatório, o coro juvenil e o Choral Phydellius, dirigido pela maestro João Branco.
(ler mais...)


Alcanena: concerto de Ano Novo com a filarmónica de Minde »  2019-01-01 

O Cine-Teatro São Pedro recebe, no dia 5 de Janeiro de 2019, sábado, às 21H30, o concerto de Ano Novo, pela banda filarmónica da Sociedade Musical Mindense, sob a direcção do maestro João Carlos Roque Gameiro.
(ler mais...)


Torres Novas: Colectivo 249 abre portas no Lamego »  2018-12-22 

“Cuidado com o degrau” é o aviso de abertura, mas também pode ser uma metáfora: o mundo está cheio de degraus que é preciso subir e descer em segurança para agarrar os tempos conturbados e interessantes que vivemos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2019-04-20  Andreia Carreira - mulher, mãe, médica, música e maestrina: “A maternidade foi a única coisa que me fez sentir diferente por ser mulher”
»  2019-04-06  D. Pedro de Lencastre é tema da 10.ª edição da feira de época de Torres Novas
»  2019-04-10  Emigração em Torres Novas (1958-1974) é tema de livro de Jorge Salgado Simões
»  2019-04-19  Mira de Aire: teatro a favor do Círculo Cultural, a 27 e 28
»  2019-04-19  Bons Sons: Júlio Pereira a fechar a grande festa da música portuguesa deste ano