Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fcultura%2Fnoticia%2F%3Fn-4ad5f2cb): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 21 Junho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 29° / 17°
Períodos nublados
Seg.
 32° / 16°
Céu nublado
Dom.
 29° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Abrantes: Abriu o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida

Cultura  »  2025-05-02 

O Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida (MAC), que reúne obras representativas das várias fases do percurso de mais de meio século da actividade artística do escultor, foi inaugurado em Abrantes no passado sábado, traduzindo um investimento de 2,3 milhões de euros.

O novo equipamento museológico, que resultou de uma empreitada de restauro, reabilitação e ampliação do Edifício Carneiro, junto ao castelo da cidade e que já foi escola e espaço de cultura, implicou um investimento de 2,5 milhões de euros (ME), e vem “concluir o projecto de criação de uma rede de museus em Abrantes”, propósito da autarquia.

“É um edifício requalificado, um edifício histórico que teve ao longo da sua vida várias actividades, e que agora fica com uma intersecção ao Jardim do Castelo, sendo o MAC uma peça que fecha este conjunto de espaços de museus de Abrantes”, declarou Manuel Jorge Valamatos, tendo apontado a uma rede que integra também o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA), o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira e o Panteão dos Almeida.

A inauguração do MAC vai permitir “libertar” a galeria municipal para trabalhos do artistas locais e regionais, num espaço que tem estado a funcionar como “laboratório” para o novo museu. Para o presidente da Câmara, Abrantes “fica com um conjunto muito atractivo de estruturas culturais ao serviço da região e do país”.

As obras representativas da actividade artística do escultor Charters de Almeida ficarão expostas no interior e no exterior do edifício, e onde foi instalado um auditório polivalente, com 63 lugares, além dos espaços expositivos interiores, com 17 salas, algumas das quais para exposições de caráter permanente e temporário.

A obra, na verdade uma soberba e magnifica reabilitação, está integrada nas intervenções de regeneração urbana - recuperação de património municipal - mas também integra a "estratégia de oferta de produtos turísticos que atraiam mais pessoas para o território" de Abrantes, "diferenciando-se pela aposta na vertente cultural, lúdica e educativa", diz Valamatos.

O MAC inclui peças da primeira fase do trabalho do escultor (até 1973), que se convencionou chamar "dos bronzes" pela predominância dessa matéria, um conjunto de trabalhos denominados "Relógios de sol", trabalhados em blocos de mármore polido, com várias componentes de metal, e ainda um conjunto de trabalhos (entre quadros com imagens e pinturas) com desenhos e projetos das "Cidades Imaginárias", que correspondem a intervenções no espaço público utilizando materiais como o aço, o mármore, o granito e o betão armado.

O escultor doou ao município de Abrantes uma parte significativa da sua colecção, num percurso artístico onde se destacam as obras em grande escala, conhecidas por "Cidades Imaginárias", que chegam a atingir 40 metros de altura.

Nascido em Lisboa em 1935, Charters de Almeida tem obras em Portugal, Estados Unidos, Canadá e Itália, entre outros países. Estudou escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde se formou. Várias vezes premiado em concursos nacionais e internacionais, está representado em museus, fundações e coleções particulares em Portugal e noutros países da Europa e do mundo.


 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13 »  2025-06-06 

No emblemático cenário do Convento de Cristo em Tomar, o pintor Sam Abercromby apresenta uma mostra inédita de 100 quadros, numa exposição que se revela uma poderosa viagem visual ao coração do mito português.
(ler mais...)


Prémios APOM 2024: Museu Carlos Reis arrebata quatro distinções »  2025-06-03 

Os museus de Sesimbra, Torres Novas e Soares dos Reis, do Porto, foram os museus que mais distinções obtiveram na sessão anual de entrega de prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia), que se realizou ontem, segunda-feira, em Loulé.
(ler mais...)


Poezz, espectáculo de jazz e poesia na Biblioteca »  2025-05-17 

No âmbito das comemorações do Dia do Autor Português, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) promove, no dia 22 de Maio, quinta-feira, às 21h30, um espectáculo de jazz e poesia pela voz e interpretação de Pedro Freitas (O Poeta da Cidade) e pelo improviso do saxofone de Kenny Caetano.
(ler mais...)


Sonho concretizado: uma fábrica cheia de cores e de arte »  2025-05-04 

Era um velho sonho de Conceição Lopes, conhecida pintora, torrejana de adopção (chegou à vila no início dos anos 70): realizar uma grande exposição de arte na fábrica do ocre da família, situada nos Negréus, uma das periferias de Torres Novas.
(ler mais...)


INVESTIGAÇÃO: Prémio Francisco Canais Rocha entregue dia 25 »  2025-05-02 

 

Realiza-se no próximo dia 25 de Maio, no núcleo museológico da Central do Caldeirão, a cerimónia de entrega do Prémio Francisco Canais Rocha de Estudos Operários.

Entre os trabalhos concorrentes, o júri, constituído por Joana Dias Pereira, Rogério Silva e Fernando Rosas, deliberou atribuir o prémio, nesta primeira edição, ao trabalho «Operárias em luta.
(ler mais...)


Orquestra do Hot Clube de Portugal no Teatro Virgínia »  2025-04-19 

 

No próximo dia 30 de abril, quarta-feira, véspera de feriado, a partir das 21h30, sobe ao palco do Teatro Virgínia o projeto «Impermanências», pela Orquestra do Hot Clube de Portugal. Os bilhetes têm o custo de 8,5 euros, sendo aplicáveis descontos.
(ler mais...)


Entroncamento: Abril com música e exposição »  2025-04-19 

As comemorações do 51.º aniversário do 25 de Abril tem ínício às 9h, com a 26.ª edição da corrida da Liberdade no Pavilhão Desportivo Municipal. Às 10h, segue-se o hastear da bandeira no Largo José Duarte Coelho e depois a sessão solene; às 11h30, a inauguração da exposição “Ouvir o Novo Tempo a Chegar”, na Galeria Municipal, iniciativa do arquivo Ephemera e às 18h o espectáculo “José Afonso, outros Cantos e Utopias” no Cineteatro São João.
(ler mais...)


“Nova Augusta” é apresentada dia 28 »  2024-12-20 

Edita-se este ano o n.º 36 da “Nova Augusta”, revista de cultura do Município de Torres Novas. A sessão de lançamento será realizada na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, no próximo dia 28 de Dezembro, pelas 15h30.
(ler mais...)


Apresentação do livro «Semeador de Palavras - Entrevistas a José Afonso» no CHUDE, dia 15 »  2024-12-04 

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o CHUDE – Centro Humberto Delgado vai receber, no dia 15 de Dezembro, a partir das 15h30, a apresentação do livro «Semeador de Palavras - Entrevistas a José Afonso», da autoria da Associação José Afonso.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2025-06-03  Prémios APOM 2024: Museu Carlos Reis arrebata quatro distinções
»  2025-06-06  Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13