• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 21 de Outubro de 2018
Pesquisar...
Qua.
 26° / 14°
Céu limpo
Ter.
 24° / 15°
Períodos nublados
Seg.
 25° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  23° / 15°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Barquinha: encontros de cultura popular arrancam dia 24 de Junho

Cultura  »  2017-06-15 

O Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha acolhe, no dia 24 de Junho, entre as 9h30 e 22h30, o primeiro “Encontro de Cultura Popular do Ribatejo”, uma organização do Fórum Ribatejo em parceria com a Câmara Municipal.

Durante a manhã irão estar em discussão temas tão diversos como o património imaterial da região de Abrantes, pela Associação Palha de Abrantes; o trabalho e as relações de género dacultura ribatejana, por José do Carmo Francisco; o trabalho e as festas no mundo rural, Coruche, meados do século XX, por Dionísio Simão Mendes e os curtumes e a influência no desenvolvimento local, po Daniel Café.

À tarde, no segundo painel, desque para outros assuntos: a festa brava no imaginário ribatejano, por Ludgero Mendes; os avieiros do Tejo, memórias da Chamusca e vivências de Constância, por Matias Coelho e a concepção do mal e o sentido popular da cura, por Aurélio Lopes.

Há aidna um terceiro painel em que António Pedro Manique e Humberto Nelson dissertarão à cerca do Congresso Ribatejano de 1923 e a definicição da região, e a reconstituição de novas formas de folcolorização e as suas consequências na identidade do Ribatejo.

Neste Fórum está também prevista a apresentação do livro “O povo que ainda canta” bem como música ao vivo, pelo grupo “Barquinha Saudosa”.

O Encontro de Cultura Popular constitui o início de um ciclo de iniciativas “destinadas a conhecer melhor o Ribatejo bem como a constituir uma mostra periódica da produção teórico e cultural desenvolvida nesta região”.

 

 

 Outras notícias - Cultura


A grande festa da música do concelho de Torres Novas »  2018-10-14 

Não é fácil encontrar palavras para dizer o que significa o encontro de bandas filarmónicas do concelho de Torres Novas, realizado este domingo, 14 de Outubro, na praça 5 de Outubro, bem no coração da cidade.
(ler mais...)


Joel Neto apresenta “Meridiano”, na biblioteca »  2018-09-26 

O escritor Joel Neto apresenta a sua obra “Meridiano 28”, na biblioteca municipal de Torres Novas, em duas sessões, uma para alunos do ensino secundário e outra, para o público em geral, às 21h30. Joel Neto, nascido em 1974, é um romancista e colunista português.
(ler mais...)


Saul Roque Gameiro expõe na Praça do Peixe e no Museu »  2018-09-17 

Terá lugar no sábado, dia 22 de setembro, pelas 15h30 horas, a inauguração da exposição “Percurso pela Paisagem”, de Saul Roque Gameiro, na Praça do Peixe, em Torres Novas, uma mostra centrada no tema da paisagem e que estará patente na Praça do Peixe e no Museu Municipal Carlos Reis, até aodia 14 de outubro.
(ler mais...)


Escritor Hugo Santos vai ser homenageado dia 22 »  2018-09-12 

No dia 22 de Setembro (sábado), pelas 16h30, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, decorrerá uma homenagem ao escritor Hugo Santos.

Hugo Santos nasceu em Campo Maior, no ano de 1939, mas radicou-se em Torres Novas há décadas.
(ler mais...)


Barquinha:inscrições abertas para ateliês de arte »  2018-09-11 

Estão abertas as inscrições para os ateliês do Centro de Estudos de Arte Contemporânea (CEAC), em Vila Nova da Barquinha. As aulas de desenho, pintura, fotografia e vídeo recomeçam no próximo dia 1 de Outubro e prolongam-se até 31 Maio.
(ler mais...)


Bons Sons: está à porta o festival que colocou Cem Soldos no mapa »  2018-08-07 

A pacata aldeia de Cem Soldos, Tomar, volta a agitar-se para acolher milhares de festivaleiros de 9 a 12 de Agosto. Durante os quatro dias do BONS SONS recebe mais de 50 actuações em oito palcos distribuídos pela aldeia, que apresentam vários estilos musicais, entre artistas emergentes e músicos consagrados e outros projectos por descobrir.
(ler mais...)


Liteiros: “Os Ceifeiros” e o seu habitual festival de folclore »  2018-07-23 

É já no dia 28 de Julho que o rancho folclórico “Os Ceifeiros” de Liteiros organiza o seu já habitual festival, que tem lugar nas festas de Verão da aldeia, em honra da Padroeira, Nossa Senhora do Rosário.
(ler mais...)


Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão, em Constância »  2018-07-23 

O Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão (CICO), em Constância, promove a terceira edição do Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão que decorre nos dias 27, 28 e 29 de Julho.
(ler mais...)


Torres Novas: festival de folclore é amanhã, sexta-feira »  2018-07-19 

O rancho folclórico de Torres Novas organiza amanhã, sexta-feira, 20 de Julho, mais um Festival de Folclore que este ano é também denominado como o Festival Ibérico, numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


O gajo de Benfica apaixonado pela alentejanita »  2018-07-11 

É uma gaiata de cintura fina, curvas generosas, redondinhas, sensuais: foi por ela que João Morais, curtido e calejado rocker da selva urbana de Benfica, se apaixonou, paixão improvável, uma luz que se acendeu numa noite de calmaria na campina alentejana.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2018-10-14  A grande festa da música do concelho de Torres Novas