• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 23 de Agosto de 2017
Pesquisar...
Sáb.
 32° / 18°
Céu nublado
Sex.
 33° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  33° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Tomar: Quinta do Bill festejou 30 anos e carreira “em casa”

Cultura  »  2017-07-15 

“Foram 30 aninhos que passaram a correr e sempre com o apoio das gentes de Tomar”, foi o que começou por dizer Carlos Moisés, compositor e vocalista da banda se formou-se em 1987, em Valdonas, no concelho de Tomar.

A Praça da República, em Tomar, foi o local escolhido para o concerto comemorativo dos 30 anos de carreira do grupo musical mais mediático daquele concelho, a Quinta do Bill. Decorreu ontem, sexta-feira, dia 14 de Julho, num palco aberto que teve como pano de fundo o edifício dos Paços do Concelho cuja fachada foi inteligentemente iluminada. Foi o cenário ideal e com o qual a banda graciou os seus conterrâneos com um concerto gratuito que levou muita gente a celebrar a festa da música.

Na verdade os espectáculos que a “Quinta” tem dado, de alguma forma, têm também sido de comemoração destes 30 anos de muita música, histórias, concertos e de grande evolução musical.
Há 10 anos, em 2007, Tomar foi igualmente palco da grande comemoração dos 20 anos de carreira da banda, num concerto que acabou por dar origem a um CD e DVD – “Quinta do Bill – 20 anos ao vivo”.

Com um som muito característico, o tal folk-rock que tão bem soa aos ouvidos, a banda de Carlos Moisés, Paulo Bizarro, Carlos Calado, Dalila Marques, Jorge Costa e Miguel Urbano apresentou algumas das canções mais recentes e, inevitavelmente, apresentou alguns dos seusmais emblemáticos temas musicais.

Formada em 1987, a Quinta do Bill lançou, até hoje, 9 álbuns de originais e é responsável por canções incontornáveis, como “Os Filhos da Nação”, “Se te amo”, “Voa” ou “No Trilho do Sol”.

O primeiro álbum da banda, “Sem Rumo”, foi editado em 1992. Seguiu-se “Os Filhos da Nação” (1994), que conquistou grande notoriedade nacional e levou a banda a marcar presença em vários programas de televisão e de rádio. Em 1996, lança “O Trilho do Sol” que, à semelhança do seu anterior, foi um sucesso de vendas. O seu mais recente trabalho é “Todas As Estações”, álbum de originais lançado em 2016.

Com vários discos de ouro já conquistados e uma carreira marcada por concertos históricos, como o da Avenida dos Aliados, no Porto, que juntou mais de 100 mil pessoas, a Quinta do Bill é uma das bandas mais marcantes da música portuguesa.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Fado tem lugar cativo na próxima temporada do Teatro Virgínia »  2017-07-30 

Cristina Branco e Ana Moura, duas fadistas da nova geração, actuam no Teatro Virgínia, em Torres Novas, durante a próxima temporada daquela sala de espectáculos que vai de Setembro a Janeiro. Cristina Branco actua em Outubro e Ana Moura estará por Torres Novas no mês do Natal.
(ler mais...)


Vila Nova da Barquinha: teatro ao ar livre, no Verão »  2017-07-12 

O grupo de teatro Fatias de Cá tem agendadas exibições de peças de teatro no concelho de Vila Nova da Barquinha e Chamusca. A peça “Tanegashima” é apresentada em Tancos e Arripiado nos dias 14, 15 e 16 de Julho, às 21h21.
(ler mais...)


Salvador Sobral abre nova temporada no Teatro Virgínia »  2017-07-12 

Salvador Sobral, o vencedor da última edição do Festival da Eurovisão, vai abrir o conjunto de espectáculos da próxima temporada do teatro Virgínia, em Torres Novas, temporada que se estende de Setembro a Dezembro.
(ler mais...)


Constância: Ana Trincão apresenta percurso artístico de 13 a 16 de Julho »  2017-07-12 

Inserido na programação cultural “Caminhos”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e sete dos seus 14 municípios, tem lugar em Constância entre os dias 13 e 16 de Julho a apresentação do percurso artístico criado por Ana Trincão, o qual teve início com a residência artística.
(ler mais...)


Alcanena: biblioteca apresenta exposição sobre abolição da pena de morte em Portugal »  2017-07-09 

Está a decorrer desde o dia 1 de Julho, até ao dia 13 de Outubro, uma mostra bibliográfica sobre as comemorações dos 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal (1867 – 2017), na biblioteca municipal de Alcanena.
(ler mais...)


Fórum Ribatejo defende manutenção da unidade “do antigo distrito de Santarém” »  2017-07-04 

O Fórum Ribatejo, uma plataforma informal de reflexão sobre o Ribatejo que reúne várias dezenas de cidadãos da grande maioria dos concelhos ribatejanos, aprovou recentemente uma moção em defesa da manutenção da unidade dos municípios do antigo distrito de Santarém, num cenário de uma eventual reforma administrativa do país.
(ler mais...)


“Música nas Cidades, Sons do Mundo”: Manuel Fernandes Vicente apresenta novo livro domingo à tarde »  2017-06-28 

 

 

 

 “Música nas Cidades, Sons do Mundo é uma rota pelas músicas urbanas do mundo, das mais notórias e trauteadas às mais remotas e ameaçadas, e procura em histórias os segredos e as emoções que cada cidade teve ou tem ainda para contar com os seus estilos musicais ou os instrumentos que depurou e soube cultivar” – é assim que começa por apresentar-se mais um livro do conhecido professor e jornalista do Entroncamento, com sessão de lançamento marcada para domingo, dia 2, pelas 18 horas, no Centro Cultural da cidade ferroviária.
(ler mais...)


Constância: protocolo com Universidade Católica para estudo da vida e obra de Alexandre O’ Neill »  2017-06-20 

A Câmara Municipal de Constância e a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, assinaram na passada terça-feira, 20 de Junho, um protocolo de cooperação com vista à promoção e estudo da vida e obra de Alexandre O’Neill, bem como a dinamização de algumas sessões temáticas sobre este nome da cultura portuguesa.
(ler mais...)


Banda Operária: audições de final e ano »  2017-06-20 

Com vem sendo habitual, a escola de música da banda Operária Torrejana (BOT) realiza uma audição pública dos seus alunos, iniciativa que marca, oficialmente, o final do ano lectivo. A audição realiza-se no dia 24 de Junho, a partir das 17h30, na sede da colectividade, no Largo do Paço, em Torres Novas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)