• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sábado, 25 de Novembro de 2017
Pesquisar...
Seg.
 17° / 11°
Céu muito nublado com chuva fraca
Dom.
 18° / 10°
Céu nublado
Sáb.
 18° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  20° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Barquinha: exposição de pintor amador que não resistiu a um cancro

Cultura  »  2017-10-25 

Mostra constitui homenagem a um homem que deixou uma história de "luta e coragem extraordinárias"

Carlos Daniel Pascoal Serras nasceu a 23 de Dezembro de 1957 e faleceu no passado dia 21 de Outubro vítima de cancro. Era natural de Mouriscas (Abrantes) e residente em Atalaia, Vila Nova da Barquinha.

Bacharel em Engenharia Electrotécnica, desempenhou funções na instituição militar e na banca, área onde exerceu maioritariamente a sua vida profissional, nos balcões da CGD de Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, entre outros locais.

Durante muitos anos o seu hobby principal estava direccionado para actividades ao ar livre, relacionadas com a natureza e o cultivo, destacando-se a sua paixão pela agricultura.
Contudo, com o surgir da doença, desenvolveu o “seu bichinho” pelo desenho e pintura o qual se revelou uma grande ajuda na sua luta contra o cancro. Todos os seus trabalhos foram feitos apenas com a utilização de folhas em branco e lápis (carvão ou cores) e apresentam um rigor excepcional no seu traço, para alguém amador no mundo das artes.

Expôs os seus trabalhos pela primeira vez na instituição de saúde onde se encontrava, em Ourém, cidade onde fez também uma pequena demonstração para jovens, ao vivo, numa escola secundária. Surge agora a exposição no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, em homenagem à sua pessoa.

Além de nos deixar uma herança artística, Carlos Serras deixa-nos também uma história de luta e coragem extraordinária.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Dança: Cláudia Dias apresenta “Tudo o que é sólido dissolve-se no ar” »  2017-10-24 

O Teatro Virgínia recebe, no dia 4 de Novembro, o espectáculo de dança «Terça-feira: Tudo o que é sólido dissolve-se no ar», a segunda peça do projecto Sete Anos Sete Peças de Cláudia Dias.
(ler mais...)


Alcanena: marionetas no S. Pedro, este fim-de-semana »  2017-10-20 

O cine-teatro São Pedro, em Alcanena, acolhes este fim-de-semana, 21 e 22 de Outubro, espectáculos de marionetas. No sábado é apresentado, às 21h30, “Queixa-te”, Teatro e Marionetas de Mandrágora e no domingo, a mesma companhia apresenta, às 15 horas, “Caixa das Histórias Ensarilhadas”.
(ler mais...)


Torres Novas acolhe hoje e amanhã espectáculos integrados em projecto intermunicipal »  2017-10-12 

Sete dos 13 concelhos do Médio Tejo estão a ser palco de espectáculos desde ontem, quarta-feira, até domingo. espectáculos de dança, música, novo circo e teatro, no terceiro ciclo do projecto “Caminhos”, que visa a promoção cultural e turística da região.
(ler mais...)


Cristina Branco traz «Menina» ao Teatro Virgínia »  2017-10-12 

Cristina Branco apresenta o seu mais recente álbum «Menina» no Teatro Virgínia, no próximo sábado, 14 de Outubro. Neste disco, existem temas temas originais escritos por autores como Filho da Mãe e André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António Lobo Antunes.
(ler mais...)


Assembleia da República acolhe exposição sobre Maria Lamas »  2017-10-11 

“Mulheres, paz e liberdade” é o nome da exposição que vai estar patente na Assembleia da República, de 19 de Outubro a 6 de Dezembro, numa iniciativa que tem o apoio do município de Torres Novas.

Jornalista, escritora, tradutora, editora, Maria Lamas iniciou, há 70 anos, um percurso pelo país que viria a resultar num retrato da condição feminina em Portugal, nesse final da década de 40 do séc.
(ler mais...)


Colóquio sobre o Ribatejo e a 1.ª República, no Cartaxo »  2017-10-11 

O Fórum Ribatejo, uma plataforma informal de reflexão e acção sobre o Ribatejo da qual fazem parte investigadores da história local, promove no dia 21 de Outubro, no Cartaxo, o colóquio “O Ribatejo e a 1.
(ler mais...)


Caminhos da Pedra passam pela Barquinha, de 12 a 15 de Outubro »  2017-10-08 

O concelho de Vila Nova da Barquinha vai acolher, entre 12 e 15 de Outubro, os "Caminhos da Pedra", uma acção de programação cultural em rede que integra o projecto "Caminhos" da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) em parceria com os Municípios aderentes.
(ler mais...)


Alcanena: teatro de marionetas no Jardim da República »  2017-09-30 

O Jardim da República, em Alcanena, acolhe na terça-feira, dia 3 de Outubro, um teatro de marionetas pelo OANI Teatro – Chile, que apresenta “Trilogia Livre em Lambe Lambe”.
O espectáculo integra o “Manobras” – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, promovido pela ARTEMREDE e que decorre de 7 de Setembro a 29 de Outubro em 13 dos municípios associados à Artemrede.
(ler mais...)


Teatro na sede da banda Operária Torrejana »  2017-09-24 

O Teatro da Meia Via leva à cena no próximo dia 27 de Setembro, na sede da banda Operária Torrejana, a peça "Falar a verdade a mentir", de Almeida Garrett, com direção de Hugo Gama. A sessão está marcada para as 22 horas, garantindo a organização serviço de bar.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)