• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sexta, 17 de Agosto de 2018
Pesquisar...
Seg.
 37° / 24°
Períodos nublados
Dom.
 38° / 22°
Céu limpo
Sáb.
 37° / 19°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  34° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Barquinha: exposição de pintor amador que não resistiu a um cancro

Cultura  »  2017-10-25 

Mostra constitui homenagem a um homem que deixou uma história de "luta e coragem extraordinárias"

Carlos Daniel Pascoal Serras nasceu a 23 de Dezembro de 1957 e faleceu no passado dia 21 de Outubro vítima de cancro. Era natural de Mouriscas (Abrantes) e residente em Atalaia, Vila Nova da Barquinha.

Bacharel em Engenharia Electrotécnica, desempenhou funções na instituição militar e na banca, área onde exerceu maioritariamente a sua vida profissional, nos balcões da CGD de Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, entre outros locais.

Durante muitos anos o seu hobby principal estava direccionado para actividades ao ar livre, relacionadas com a natureza e o cultivo, destacando-se a sua paixão pela agricultura.
Contudo, com o surgir da doença, desenvolveu o “seu bichinho” pelo desenho e pintura o qual se revelou uma grande ajuda na sua luta contra o cancro. Todos os seus trabalhos foram feitos apenas com a utilização de folhas em branco e lápis (carvão ou cores) e apresentam um rigor excepcional no seu traço, para alguém amador no mundo das artes.

Expôs os seus trabalhos pela primeira vez na instituição de saúde onde se encontrava, em Ourém, cidade onde fez também uma pequena demonstração para jovens, ao vivo, numa escola secundária. Surge agora a exposição no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, em homenagem à sua pessoa.

Além de nos deixar uma herança artística, Carlos Serras deixa-nos também uma história de luta e coragem extraordinária.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Bons Sons: está à porta o festival que colocou Cem Soldos no mapa »  2018-08-07 

A pacata aldeia de Cem Soldos, Tomar, volta a agitar-se para acolher milhares de festivaleiros de 9 a 12 de Agosto. Durante os quatro dias do BONS SONS recebe mais de 50 actuações em oito palcos distribuídos pela aldeia, que apresentam vários estilos musicais, entre artistas emergentes e músicos consagrados e outros projectos por descobrir.
(ler mais...)


Liteiros: “Os Ceifeiros” e o seu habitual festival de folclore »  2018-07-23 

É já no dia 28 de Julho que o rancho folclórico “Os Ceifeiros” de Liteiros organiza o seu já habitual festival, que tem lugar nas festas de Verão da aldeia, em honra da Padroeira, Nossa Senhora do Rosário.
(ler mais...)


Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão, em Constância »  2018-07-23 

O Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão (CICO), em Constância, promove a terceira edição do Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão que decorre nos dias 27, 28 e 29 de Julho.
(ler mais...)


Torres Novas: festival de folclore é amanhã, sexta-feira »  2018-07-19 

O rancho folclórico de Torres Novas organiza amanhã, sexta-feira, 20 de Julho, mais um Festival de Folclore que este ano é também denominado como o Festival Ibérico, numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


O gajo de Benfica apaixonado pela alentejanita »  2018-07-11 

É uma gaiata de cintura fina, curvas generosas, redondinhas, sensuais: foi por ela que João Morais, curtido e calejado rocker da selva urbana de Benfica, se apaixonou, paixão improvável, uma luz que se acendeu numa noite de calmaria na campina alentejana.
(ler mais...)


Torres Novas: Prémio Maria Lamas entregue no domingo, dia 8 de Julho »  2018-07-03 

Realiza-se no domingo, dia 8 de Julho (Dia da Cidade), a cerimónia de entrega  do Prémio Maria Lamas, relativo à edição de 2018, que terá lugar na biblioteca municipal Gustavo Pinto Lopes, às 18 horas.
(ler mais...)


Vítor Xarepa vai cantar ao Museu Carlos Reis »  2018-06-21 

Para assinalar os 81 anos da fundação do museu-biblioteca de Torres Novas, vão realizar-se diversas actividades no Museu Municipal Carlos Reis (MMCR), no âmbito de um programa especial para o efeito.
No dia 20 de junho, o MMCR participa no programa nacional da organização “Portas Abertas”, realizando-se visitas às reservas do Museu Municipal: às 10h30 à reserva arqueológica municipal, na antiga escola de Rodrigos e às 16h visita às reservas do próprio Museu municipal Carlos Reis.
(ler mais...)


Ainda a tempoEmodo, amanhã, na BOT »  2018-05-11 

Mais uma oferta cultural para amanhã, sábado, em Torres Novas: nada mais nada menos que a actuação do grupo riachense tempoEmodo, pelas dez horas da noite, na sede da Banda Operária Torrejana.

A carismática banda, formada ainda nos finais dos anos 70 do século passado, e que deixou para a posteridade um LP que é referência da progrock portuguesa, regressou aos palcos há uma dúzia de anos depois de um hiato de quase uma vida.
(ler mais...)


Riachos: bombas sobre o Irão, “Intifado” contra a ordem vigente »  2018-05-10 

Enquanto não caem bombas sobre a antiga Pérsia, as brigadas anti-militaristas atacam em Riachos no sábado, dia 12, um “intifado” da paz contra as convenções da música bem comportada e arrumadinha nos “géneros” da ordem estabelecida.
(ler mais...)


Atalaia: arte urbana de Vhils homenageia oleiros »  2018-04-23 

Está concluída a primeira intervenção artística em espaço público no âmbito do projecto ARTEJO. A obra do artista português Alexandre Farto (Vhils) foi executada nos últimos dias e já pode ser apreciada pelo público na Atalaia, concelho de Vila Nova da Barquinha.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2018-08-07  Bons Sons: está à porta o festival que colocou Cem Soldos no mapa