• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 23 de Outubro de 2017
Pesquisar...
Qui.
 28° / 12°
Claro
Qua.
 27° / 12°
Claro
Ter.
 26° / 12°
Claro
Torres Novas
Hoje  25° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Meia Via: teatro estreia comédia no dia 29 de Abril e afirma compromisso de manter actividade teatral

Cultura  »  2017-04-21 

O Teatro da Meia não pára e prepara-se para apresentar um novo trabalho, já no dia 29 de Abril (21h30). Trata-se de uma comédia “Falar a Verdade a Mentir”, uma produção que nasce a partir de um texto de Almeida Garrett e que “promete fazer soltar muitas gargalhadas”.

A peça é encenada por Hugo Gama e no elenco conta com António José Paz, Carlos Maia Henriques, Fábio Carvalho, Liliana Domingos, Sandra Vieira, José Carlos Batista e Ricardo Teixeira.

A história resume-se assim: Brás Ferreira é um antigo negociante do Porto, vem a Lisboa para pôr à prova Duarte, o noivo de sua filha Amália, a fim de testar a honestidade do seu futuro genro. Se o apanhar numa mentira o casamento não se realizará. Duarte, após alguns meses, já ganhou o vício da capital e encontra-se agora na eminência de inventar mais uma das suas. Felizmente Joaquina, a empregada e fiel confidente de Amália, a quem havia prometido um dote, e José Félix, seu namorado alfacinha e “choffer” particular do Coronel Lemos, um amigo influente da família de Duarte, juntam-se à comédia para ajudar os apaixonados e tentar fazer das mentiras verdades.

“Falar a Verdade a Mentir” estreia no dia 29 de Abril, no Teatro Maria Noémia e estará ainda em cena no dia 30 de Abril, às 16 horas e nos dias 5 de Maio às 21h30, 7 de Maio, 16 horas, bem como no dia 12 de Maio, às 21h30.

Este trabalho surge numa altura em que o grupo de Teatro da Maia Via celebrou o 16.º aniversário, enquanto associação cultural. A data foi festejada no dia 19 de Abril, no Teatro Maria Noémia, juntando-se na ocasião sócios e amigos “que têm ajudado a crescer a associação”.

Liliana Domingos a Presidente do Teatro Meia Via agradeceu a presença de todos referindo que o teatro faz-se de vontades: “Importante é ter vontade porque isto é feito de pessoas, este é um grupo fantástico, estamos todos a trabalhar para o mesmo e com muito gosto, porque afinal somos um grupo amador, fazemos as coisas porque gostamos e não porque queremos, para que o teatro nunca morra na Meia Via”.

Fundado a 19 de Abril de 200, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, nasceu para dar desenvolvimento à actividade teatral já com muitas raízes na aldeia. Ao longo destes 16 anos apresentou cerca de 17 produções, entre participações e colaborações noutras iniciativas como a Feira Medieval de Torres Novas ou o Festival Materiais Diversos. Nunca deixou também de assinalar sempre o Dia Mundial do Teatro.

Já apresentou espectáculos em vários pontos do país, destacando-se a sua participação no Festival Nacional de Teatro Amador que se realizou na Póvoa do Lanhoso. Aí, com a peça “Felizmente há lugar” venceu o Prémio Ruy de Carvalho, para melhor espectáculo, ganhando ainda o prémio para melhor representação masculina, por Carlos Maia e uma menção honrosa para Elsa Vieira, pela encenação. Recebeu ainda a Medalha de Mérito Municipal da Cultura entregue pela Câmara Municipal de Torres Novas.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Alcanena: marionetas no S. Pedro, este fim-de-semana »  2017-10-20 

O cine-teatro São Pedro, em Alcanena, acolhes este fim-de-semana, 21 e 22 de Outubro, espectáculos de marionetas. No sábado é apresentado, às 21h30, “Queixa-te”, Teatro e Marionetas de Mandrágora e no domingo, a mesma companhia apresenta, às 15 horas, “Caixa das Histórias Ensarilhadas”.
(ler mais...)


Torres Novas acolhe hoje e amanhã espectáculos integrados em projecto intermunicipal »  2017-10-12 

Sete dos 13 concelhos do Médio Tejo estão a ser palco de espectáculos desde ontem, quarta-feira, até domingo. espectáculos de dança, música, novo circo e teatro, no terceiro ciclo do projecto “Caminhos”, que visa a promoção cultural e turística da região.
(ler mais...)


Cristina Branco traz «Menina» ao Teatro Virgínia »  2017-10-12 

Cristina Branco apresenta o seu mais recente álbum «Menina» no Teatro Virgínia, no próximo sábado, 14 de Outubro. Neste disco, existem temas temas originais escritos por autores como Filho da Mãe e André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António Lobo Antunes.
(ler mais...)


Assembleia da República acolhe exposição sobre Maria Lamas »  2017-10-11 

“Mulheres, paz e liberdade” é o nome da exposição que vai estar patente na Assembleia da República, de 19 de Outubro a 6 de Dezembro, numa iniciativa que tem o apoio do município de Torres Novas.

Jornalista, escritora, tradutora, editora, Maria Lamas iniciou, há 70 anos, um percurso pelo país que viria a resultar num retrato da condição feminina em Portugal, nesse final da década de 40 do séc.
(ler mais...)


Colóquio sobre o Ribatejo e a 1.ª República, no Cartaxo »  2017-10-11 

O Fórum Ribatejo, uma plataforma informal de reflexão e acção sobre o Ribatejo da qual fazem parte investigadores da história local, promove no dia 21 de Outubro, no Cartaxo, o colóquio “O Ribatejo e a 1.
(ler mais...)


Caminhos da Pedra passam pela Barquinha, de 12 a 15 de Outubro »  2017-10-08 

O concelho de Vila Nova da Barquinha vai acolher, entre 12 e 15 de Outubro, os "Caminhos da Pedra", uma acção de programação cultural em rede que integra o projecto "Caminhos" da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) em parceria com os Municípios aderentes.
(ler mais...)


Alcanena: teatro de marionetas no Jardim da República »  2017-09-30 

O Jardim da República, em Alcanena, acolhe na terça-feira, dia 3 de Outubro, um teatro de marionetas pelo OANI Teatro – Chile, que apresenta “Trilogia Livre em Lambe Lambe”.
O espectáculo integra o “Manobras” – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, promovido pela ARTEMREDE e que decorre de 7 de Setembro a 29 de Outubro em 13 dos municípios associados à Artemrede.
(ler mais...)


Teatro na sede da banda Operária Torrejana »  2017-09-24 

O Teatro da Meia Via leva à cena no próximo dia 27 de Setembro, na sede da banda Operária Torrejana, a peça "Falar a verdade a mentir", de Almeida Garrett, com direção de Hugo Gama. A sessão está marcada para as 22 horas, garantindo a organização serviço de bar.
(ler mais...)


Fado tem lugar cativo na próxima temporada do Teatro Virgínia »  2017-07-30 

Cristina Branco e Ana Moura, duas fadistas da nova geração, actuam no Teatro Virgínia, em Torres Novas, durante a próxima temporada daquela sala de espectáculos que vai de Setembro a Janeiro. Cristina Branco actua em Outubro e Ana Moura estará por Torres Novas no mês do Natal.
(ler mais...)


Tomar: Quinta do Bill festejou 30 anos e carreira “em casa” »  2017-07-15 

“Foram 30 aninhos que passaram a correr e sempre com o apoio das gentes de Tomar”, foi o que começou por dizer Carlos Moisés, compositor e vocalista da banda se formou-se em 1987, em Valdonas, no concelho de Tomar.

A Praça da República, em Tomar, foi o local escolhido para o concerto comemorativo dos 30 anos de carreira do grupo musical mais mediático daquele concelho, a Quinta do Bill.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2017-10-20  Alcanena: marionetas no S. Pedro, este fim-de-semana