• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Rodrigo Leão, Né Ladeiras e Mão Morta: Bons Sons mantém parada alta

Cultura  »  2017-03-21 

Música portuguesa em festa em Cem Soldos, entre 11 e 14 de Agosto

Rodrigo Leão, Né Ladeiras e Mão Morta, em diferentes géneros e expressões musicais, são os nomes mais carismáticos da edição deste ano do festival de Cem Soldos, que mantém uma aposta clara na música portuguesa alternativa e emergente. O Bons Sons decorre aqui ao pé da porta, entre 12 e 14 de Agosto.

Se a dificuldade esperada, quando o Bons Sons anunciou a periodicidade anual, seria manter um cartaz suficientemente renovado e mobilizador ano após ano, a verdade é que Luís Ferreira tem conseguido levar a nau a bom porto e o festival não dá mostra de cansaço quando se olha para a programação deste ano: Né Ladeiras, Rodrigo Leão, Mão Morta, nomes com história na história da música portuguesa, vão ter a companhia de gente como Samuel Úria, o cantautor do momento, Capitão Fausto, Franckie Chavez, Paulo Bragança num surpreendente regresso aos palcos a fazer a representação do novo fado, Orelha Negra, Virgem Suta, as Señoritas Mitó e Sandra, o já grande Manuel Fúria...uma soma de expressões e tendências que têm um denominador comum e um sentido único: revelam a criatividade da nova música portuguesa, em todos os seus registos, do tradicional ao rock, da pop à música electrónica, do fado aos diferentes modelos de fusão e experimentalismo.

Por junto, são 44 nomes e outros tantos concertos, a que se junta a programação informal do palco garagem, as actividades para crianças, a animação social de uma aldeia que já é paradigma de coisa nova e que merecia, quem sabe, uma abordagem antropológica a que a academia portuguesa tem estado desatenta.

Durante quatro dias, o festival funde-se com uma comunidade que lhe dá um cenário, alma e coração, e sobretudo muito trabalho em prol de um projecto, muito conceptual, que de início parecia ousado e até de difícil apreensão quanto aos seus objectivos transversais: como poderia um festival de música contribuir para travar o despovoamento de uma aldeia, servindo de âncora a um futuro em que a escola voltasse a encher-se de crianças e os jovens tivessem, ali, um palco de possibilidades criativas só ao alcance dos centros urbanos?

Ainda é cedo para um balanço das realidades extra-festival, mas Luís Ferreira garante que a batalha está a ser ganha. Na sessão de apresentação que decorreu hoje em Cem Soldos, o programador do Bons Sons diz manter o entusiasmo do início:”Somos uma inspiração, como projecto de valorização do espaço rural e do interior”. A dimensão utópica do Bons Sons permanece, pois, intacta: o jardim de infância tem mais crianças, a aldeia oferece um calendário cultural invejável em redor da sua colectividade, que co-organiza o festival, surgem actividades a envolver os idosos, enfim, em Cem Soldos contraria-se o destino marcado para a grande maioria das aldeias portuguesas a esvaírem-se rapidamente a cada dia que passa.

Em Agosto, milhares de pessoas vão acorrer mais uma vez a esta aldeia do concelho de Tomar, aqui a dois passos, comungando desse deslumbre de viver um festival de música diferente de todos os outros, onde tudo é palco e cenário: as eiras e os largos que são palcos, os pátios e os jardins das casas que se transformam em salas de visita, até a capela de São Sebastião acolhe alguns dos espectáculos do programa. “É um festival para quem gosta de música e de música portuguesa e para quem gosta de descobrir a nova música que se vai fazendo”, reitera Luís Ferreira, que assinala os vários prémios e galardões, nacionais e internacionais que o Bons Sons alcançou.

Daquela que será a 11.ª edição do Bons Sons, em que se repetem apenas três nomes das centenas que já passaram pelo festival, daremos notícia da programação detalhada à medida que se for aproximando a data do evento, mas os alinhamentos já  vãoestando disponíveis nas plataformas habituais postas em linha pela organização.

(No video, SURMA, que actua a 12 de Agosto, numa performance informal por cima dos sons da aldeia, em 21 de Março)

 


 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble