Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fcultura%2Fnoticia%2F%3Fn-aee3e020): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 11 Junho 2026    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 35° / 18°
Céu limpo
Sáb.
 38° / 19°
Céu limpo
Sex.
 38° / 21°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  37° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

«O destino português de Sam», dia 6 de Setembro na biblioteca

Cultura  »  2025-08-25 

No próximo dia 6 de Setembro, sábado, pelas 16 horas, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas promove o lançamento do livro «O destino português de Sam», da autoria de Evelina Gaspar, editado pela Guerra & Paz.

«O Destino Português de Sam», é um romance biográfico que acompanha a vida do pintor Sam Abercromby, que nasce na Austrália, na sequência de um escândalo que expulsa os seus pais da boa sociedade local. Condenados ao exílio no deserto, Sam vive até aos dez anos como um proscrito, sendo aos treze aceite numa escola de arte, na qualidade de prodígio. Com uma vida cheia de aventuras, após conhecer vários países, Sam chega a Portugal, trazido por uma série de sonhos vívidos, onde vem a conhecer o famigerado D. Sebastião, que se vem a tornar a sua grande inspiração artística. ⁠

Evelina Gaspar nasceu em Paris no ano de 1974, chegando a Portugal aos seis anos de idade. Cresce e estuda em Tomar, de onde a sua família é originária. Mais tarde licencia-se em Relações Internacionais, pela Universidade Lusíada de Lisboa. É romancista, contista e cronista, com colaborações dispersas online. “Na Massa do Sangue”, que vence a primeira edição do Prémio Literário Médio Tejo, é publicado em 2018 pela Médio Tejo Edições e “Os Dentes do Tejo”, vencedor do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, é publicado em 2020 pela Guerra e Paz. Este é o seu terceiro romance.

Sam Abercromby chegou a Portugal há mais de 40 anos e foi residindo em aldeias do concelho de Tomar e de Torres Novas. Durante muitos estabeleceu-se em Vila do Paço, onde agora reside de novo. Tem efectuado dezenas de exposições nas cidades da região, tendo estado nos últimos meses no Convento de Cristo em Tomar a acompanhar aquela que terá sido até agora a sua maior exposição: centenas de obras, quase todas de grandes dimensões, uma das maiores performances artísticas já vistas em toda a região.

Recentemente, Sam Abercromby foi convidado para pintar o mural da sala de sessões do Município de Torres Novas, ligando a sua obra, para sempre, à própria história da cidade e do concelho.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Barquinha: escultura contemporânea no parque ribeirinho »  2026-06-09 

A Galeria do Parque, em Vila Nova da Barquinha, recebe até 5 de Setembro a exposição “ESCULTURA. TRANSMUTAÇÃO”, uma mostra composta por obras da Colecção de Arte Fundação EDP, com curadoria de Margarida Almeida Chantre, responsável pela colecção de arte portuguesa do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.
(ler mais...)


“Murcharam as Buganvílias”, livro de Joana Santos, vai ser apresentado dia 21 »  2026-06-08 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes acolhe no próximo dia 21 de Junho, pelas 16h00, mais uma sessão do ciclo “Autores de Cá”, desta vez dedicada à escritora Joana Santos, que apresentará o seu mais recente livro, “Murcharam as Buganvílias”, uma obra que reúne crónicas, memórias e outros textos.
(ler mais...)


COMÉDIA: JEL apresenta “Quem te viu, quem te vê” no Teatro Virgínia »  2026-06-01 

No próximo dia 12 de Junho (sexta-feira), às 21h30, o Teatro Virgínia recebe JEL com o seu novo espectáculo de stand-up “Quem te viu, quem te vê”. Com duração de 75 minutos e classificação M/16, os bilhetes têm o valor de 14,00 € (preço único).
(ler mais...)


“F(OLHA)/Leave” de Martina Griewank Ambrózio na Praça do Peixe (Torres Novas) »  2026-06-01 

 

O projecto CoMove apresenta “F(OLHA)/Leave”, espectáculo de dança e música, na Praça do Peixe (Torres Novas), no dia 13 de Junho (sábado), às 11h00, com bilhetes a 3,00 €.

Com duração de 45 minutos e classificação M/3, a peça convida crianças e famílias a explorar o mundo das folhas através do movimento, som e interatividade, sem necessidade de palavras.
(ler mais...)


Música: o evangelho segundo São Luís »  2026-05-27 

Estavam danadinhos para ver aqui escrito a palavra resiliência, a da moda, roubada da física e deturpada no paleio de encher pneus que caracteriza o nosso meio mediático ôco, bacoco, inchado de chavões. Não, no caso de Siul Sotnas, Luís Santos deste lado de cá, trata-se de resistência mesmo.
(ler mais...)


Festas do Almonda animam Jardins da Fontinha entre 8 e 12 de julho »  2026-05-25 

As Festas do Almonda estão de regresso aos jardins da Fontinha, em Torres Novas, entre os dias 8 e 12 de Julho, com cinco dias de música, animação e convívio para todas as idades. O evento contará com uma programação diversificada distribuída por vários palcos, reunindo artistas de referência nacional e animação contínua ao longo de todo o recinto.
(ler mais...)


“Combo Phydellius” apresenta improvisação musical em Torres Novas »  2026-05-22 

No próximo dia 29 de Maio (sexta-feira), às 21h30, o Núcleo de Arqueologia do Museu Carlos Reis - Cerca da Vila, em Torres Novas, acolhe o concerto do Combo Phydellius, projecto do Conservatório de Música do Choral Phydellius.
(ler mais...)


B FACHADA NOS FESTIVAL LITERÁRIO DE ALCANENA »  2026-05-22 

FALA regressa a Alcanena com Isabela Figueiredo, João Tordo, Carla Chambel e Valério Romão

Entre 11 e 14 de Junho, o Festival Literário de Alcanena (FALA) propõe quatro dias de programação gratuita, cruzando literatura, música, oralidade, memória local e participação comunitária.
(ler mais...)


Biblioteca do Entroncamento celebra o 61.º aniversário »  2026-05-22 

A Biblioteca Municipal do Entroncamento celebra, no próximo dia 29 de Maio, o seu 61.º aniversário com um programa cultural subordinado ao tema “Celebrar a Memória, Ler o Futuro”, reafirmando-se como um espaço de encontro, conhecimento, partilha e cidadania ao serviço da comunidade.
(ler mais...)


«Leituras para respirar e imaginar» para assinalar o Dia da Mãe »  2026-04-23 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes promove, no próximo dia 3 de Maio, domingo, às 10h30, mais uma sessão de «Leituras para respirar e imaginar», por ocasião do Dia da Mãe.

A iniciativa destina-se a famílias com crianças entre os 3 e os 8 anos e tem participação gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória e limitada, através do link: https://forms.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2026-05-22  “Combo Phydellius” apresenta improvisação musical em Torres Novas
»  2026-05-25  Festas do Almonda animam Jardins da Fontinha entre 8 e 12 de julho
»  2026-05-22  Biblioteca do Entroncamento celebra o 61.º aniversário
»  2026-05-22  B FACHADA NOS FESTIVAL LITERÁRIO DE ALCANENA
»  2026-05-27  Música: o evangelho segundo São Luís