• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bons Sons: Cem Soldos volta a abrir as suas portas à música de produção nacional

Cultura  »  2016-05-17 

A aldeia de Cem Soldos, localizada entre as cidades e Tomar e Torres Novas, volta este ano - de 12 a 15 de Agosto -, a abrir as suas portas à música de produção nacional. A organização não quer que o Bons Sons cresçam mais do que já cresceu para “não interferir na relação de ouro que existe entre o festival e a aldeia”.

A segunda edição consecutiva do Bons Sons acontece em meados de Agosto. No ano passado, recorde-se, o festival (designação que os dirigentes do Sport Club Operário de Cem Soldos, SCOCS, não querem para o evento) aconteceu, pela primeira vez, no ano a seguir ao anterior. 

Desde 2006 que tinha uma periodicidade bi-anual mas entendeu-se que tinha capacidade para suportar o formato anual e, até ver, é isso que tem acontecido. Esta será, portanto, a 10.ª edição, sendo “um ano de balanço”, frisou Luís Ferreira, director dos Bons Sons (BS), na apresentação deste evento marcante para região centro.

E, por falar em centro, o BS tem na sua génese uma componente cultural. “Somos um projecto cultural, feito pela comunidade. Não porque é mais barato, mas porque tem o efeito de criar esperança e felicidade nas pessoas da aldeia e de quem nos visita”, sublinhou o responsável na passada terça-feira, perante jornalistas representantes de diversos órgãos de comunicação, alguns dos quais da imprensa especializada - é (cremos nós), também pela forma como fomos e sempre somos bem recebidos que o Bons Sons goza de boa imprensa, e isso é muito positivo para a (boa) divulgação do mesmo.

Nos dias do Bons Sons a aldeia cresce, já que garagens, pátios e outros espaços privados abrem e fundem-se com o espaço público. Só assim é possível fazer com 35 mil pessoas caibam dentro da aldeia nos quatro dias de festival.

Luís Ferreira, director do Bons Sons, diz-se satisfeito com este número e com o nível de audiência e refere que não vale a pena o festival crescer mais sob pena de se degradar a relação de ouro que existe entre o festival e a aldeia. Em 2006, na primeira edição, 15 mil pessoas passaram por Cem Soldos e, na edição seguinte, em 2006, o número cresceu para 20 mil espectadores.

Nesses dois anos as entradas foram gratuitas mas, a partir daí, a aldeia cercou-se e só lá entrou quem pagasse bilhete. “Era um erro não valorizar os artistas e os espectáculos”. Não obstante, o número de espectadores não parou de aumentar e, é possível que 2016 bata o recorde do número de festivaleiros.

O BS é a jóia da coroa do SCOCS, mas ao longo do ano têm sido programados outros eventos, como o “Por estas bandas” ou o “Caldelas fest”, que vai decorrer nos dias 4 e 5 Novembro. Trata-se de um evento que programa projectos pequenos do espectro musical de outras nacionalidades. “Queremos que as pessoas tenham vários motivos para virem à aldeia durante o ano”, concluiu.

50 concertos em oito palcos
Construído por “operários culturais”, a 10.ª edição do BS será composto por 50 concertos, que acontecem por oito palcos espalhados pela aldeia. Entre os nomes mais fortes, ou se quisermos mais comerciais, destacam-se as presenças de Jorge Palma, Cristina Branco, Deolinda ou Carminho. O cartaz de 2016 integra ainda nomes como Desbundixie, Kumpania Algazarra, Lula Pena, Danças Ocultas + Orquestra Filarmonia das Beiras, Joana Sá, Birds Are Indie, Sopa de Pedra, Lavoisier, D`Alva, Flak, Keep Razors Sharp, Golden Slumbers, Few Fingers, Grutera, Bonecos e Campaniça, Best Youth, Sensible Soccers, Pega Monstro, Les Crazy Coconuts, Alentejo cantado, Madalena Palmeirim, Lodo, Fandango, Isaura, Da Chick Dear Telephone, Indignu [lat.], Cláudia Duarte, White Haus, Tocha Pestana, Adufeiras do Paúl, Diego Armés, Tim Tim por Tim Tum, João e a Sombra, Branko, Rastronaut, Dotorado Pro. Destes, há 10 nomes que repetem a sua passagem por Cem Soldos, o que não tinha acontecido até aqui.

Mas o Bons Sons é muito mais do que concertos. Há música para bebés, sessões de cinema, ciclos de conversas em que o tema central é a música e um mundo de outras coisas que acontecem na aldeia. O orçamento dos BS situa-se nos 430 mil euros.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble