• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 24° / 11°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Enduro: última etapa do campeonato nacional realiza-se em Alcanena, este fim-de-semana

Desporto  »  2014-09-19 

Cabe ao Pedrinha Motor Clube a honra de organizar a última e decisiva etapa (para algumas classes) do campeonato nacional de Enduro, que se realiza este fim-de-semana, no concelho de Alcanena.A prova ‘Enduro Alcanena Capital da Pele’ marca o regresso desta modalidade a esta região, caracterizando-se esta derradeira prova por decorrer em dois dias. O Enduro de Alcanena irá ter também uma classe hobby (classe que não necessita de licença desportiva), apenas sendo necessário o participante ter mota, seguro, carta de condução, pneu ecológico e pode vir fazer a corrida com um percurso mais acessível e um baixo custo. O JT falou com Márcio Santos, do Pedrinha Motor Clube, que deu conta dos pormenores deste evento desportivo.


Como surgiu a oportunidade de ser o Pedrinha Motor Clube de Alcanena a organizar a última prova do CN de Enduro?

A ideia partiu de um grupo de amigos que fizeram o Campeonato Nacional de Enduro de 2013, e ao saberem que Alcanena e o Pedrinha Motor Clube organizou vários Enduros no passado incentivaram o Alcides Calçada a avançar para a candidatura a uma das etapas do Campeonato Nacional de 2014. Quanto ao facto de ser a última prova, é porque esta é a única prova de dois dias.


Qual a experiência do grupo na organização deste tipo de eventos. Que outros já organizaram?
O Pedrinha Motor Clube faz este ano 25 Anos e a primeira prova de Enduro de Alcanena foi no ano da formação do clube, logo, nada melhor que voltar a organizar uma prova de Enduro 25 anos depois. Esta direcção é quase toda nova e sem grande experiência a este nível mas contamos com a ajuda dos mais velhos na transmissão de ideias e conhecimento e com uma grande vontade de fazer o melhor possível. Posso assegurar que as coisas estão bem encaminhadas.


Quantas pessoas estão na organização do evento, desde a preparação da prova aos dias da própria competição?
A organização conta com uma estrutura de quase 50 pessoas, entre marcação de percurso e especiais, logística, etc. Nos dias de prova devemos chegar às 150 pessoas.


O campeão nacional em absolutos bem como ao título a nível dos construtores está mais ou menos decidido, ou está bastante encaminhado. Ainda assim prevê uma etapa competitiva?


Vão ser dois dias bastante intensos. Há classes que o resultado final está encaminhado mas não decidido. No Enduro há muitas coisas a ter em conta e, de um momento para o outro, tudo muda. O clima, a resistência das máquinas e pilotos irá definir os campeões. Por outro lado, temos várias classes em que há mais de três pilotos com possibilidade se sagrarem campeões nacionais o que irá proporcionar um grande espectáculo ao público que nos venha visitar.



O tempo tem estado instável, apesar das boas temperaturas. Quais vão ser as características do percurso?

A chuva irá ter um papel determinante no percurso. Há uma grande diferença entre o percurso seco e o percurso com chuva, mas o Enduro é isso mesm é o facto de se praticar independentemente das
condições climatéricas. O nosso percurso terá um excelente complemento de zonas mais técnicas com zonas mais rolantes e creio que será do agrado da maioria da caravana do Campeonato Nacional de Enduro 2014. De salientar que o percurso foi delineado com a colaboração e preciosa ajuda do Alcides Calçada, uma mais-valia devido à sua experiência nesta modalidade.


Qual a expectativa em relação ao público? Alcanena e a região têm muitos adeptos desta modalidade?
A organização do Enduro Alcanena Capital da Pele 2014 espera contar com bastante público de todo o país. A nossa localização é privilegiada e é servida por bons acessos e, sendo a prova mais a sul de Portugal e não tendo havido Enduro em Ourém e Torres Vedras, esperamos que esse público se desloque em massa a nossa sede de concelho para ver e festejar com os campeões nacionais de Enduro 2014. Estamos certos de que será um grande espectáculo. Estamos a fazer para que isso aconteça.


Qual o preço dos bilhetes?

Não há bilhetes! O acesso será livre e aproveito a ocasião para convidar todos o adeptos da modalidade e a todos para visitarem Alcanena este fim-de-semana. Teremos uma pequena exposição no pavilhão multiusos onde estará sediada toda a estrutura da prova. E aproveito também para agradecer a câmara municipal de Alcanena e juntas de freguesias de Alcanena/Vila Moreira,Bugalhos e Moitas Venda, por todo o esforço e dedicação. Uma palavra também para os nossos patrocinadores que acreditaram em nós desde a primeira hora. Estamos em crer que o Enduro Alcanena Capital da Pele 2014 será um enorme sucesso.



Legenda

Mário Patrão, piloto de Seia participante, multi campeão nacional de Enduro e Todo Terreno estará presente na prova Alcanena

 

 

 Outras notícias - Desporto


Distrital da 1.ª Divisão, AFS: “Amarelos” arrecadam triunfo em Ourém »  2023-10-21 

O Campo da Caridade, em Ourém, é tradicionalmente um palco difícil para os adversários e que o diga o CD Torres Novas que, apesar de ter um histórico que ainda vai sendo favorável, já deixou muitos pontos em Ourém nas últimas décadas.
(ler mais...)


UDR Zona Alta: eleitos novos corpos sociais »  2023-10-21 

A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta elegeu no dia 29 de Setembro os seus órgãos sociais para o próximo biénio (2024-2025), em assembleia realizada para o efeito com os sócios presentes. Após votação, a lista eleita apresenta-se assim constituída: Maria Matilde Bué como presidente de direcção, vice-presidente Ângelo Lobo, vice-presidente Joana Morte, tesoureiro João Inácio, tesoureiro adjunto Luís Sénica, secretária Isabel Monteiro, 2.
(ler mais...)


Volta a Portugal passa sexta-feira em Torres Novas »  2023-08-09 

A Volta a Portugal vai passar pela cidade de Torres Novas, após muitos anos de ausência. Desta vez, trata-se da segunda etapa da prova com início em Abrantes e termo em Vila Franca de Xira, no dia 11 de Agosto, sexta-feira.

Com um percurso de 177 quilómetros, a caravana fará toda a estrada entre o Entroncamento e Torres Novas, entrando na cidade cerca das 14 horas pela rotunda do centro comercial e dirigindo-se ao novo centro da cidade, as Chãs.
(ler mais...)


Ricardo Batista sagra-se campeão europeu de triatlo sprint »  2023-08-08 

O triatleta torrejano Ricardo Batista sagrou-se no dia 5 campeão europeu de triatlo sprint, ao vencer a final da prova de elite nos Europeus que decorrem em Balikesir, na Turquia.

Ricardo Batista, de 22 anos, impôs-se com o tempo de 20.
(ler mais...)


Futebol: Torres Novas venceu Super Taça »  2023-06-03 

Depois da conquista da Taça do Ribatejo, no passado domingo na final disputada no Cartaxo, o Clube Desportivo de Torres Novas averbou hoje mais um troféu, a Super Taça dr. António Alves Vieira, derrotando o campeão distrital União de Tomar por 3-2, em partida disputada no estádio que dá nome à taça.
(ler mais...)


Futebol: Torres Novas venceu Taça do Ribatejo »  2023-05-28 

Com uma vitória por 1-0, frente ao Atlético Alcanenense, o Clube Desportivo de Torres Novas sagrou-se hoje vencedor da Taça do Ribatejo, em jogo disputado no estádio municipal do Cartaxo.

O jogo foi equilibrado desde o início e, esperando-se um Alcanenense mais poderoso e com bons atributos, os torrejanos optaram por uma estratégia de disputa directa de bola, com marcações cerradas e jogando sempre na antecipação, surpreendendo o adversário.
(ler mais...)


Golegã recebe mais de 700 atletas no XTERRA Portugal »  2023-05-18 

Nos dias 20 e 21 de maio, a Golegã será palco do maior evento nacional de Triatlo-Cross, com a partida e meta a terem lugar no Parque da Juventude - Equuspolis.

No sábado, dia 20, são esperados 200 atletas nacionais e internacionais nesta que será a prova rainha, inserida no circuito mundial de XTERRA, este ano com recorde de nacionalidades diferentes, provenientes de 18 países, entre as quais a Austrália, Estados Unidos da América, Canadá, Singapura, entre outros.
(ler mais...)


CNTN no pódio do Campeonato Nacional de Juvenis, Absoluto e Open de Portugal »  2023-04-09 

O clube de Natação de Torres Novas participou no Campeonato Nacional de Juvenis, Absoluto e Open de Portugal que decorreu no Funchal entre 30 de Março e 2 de Abril. O evento contou com mais de 700 nadadores provenientes de 104 clubes de todo o país, pelo CNTN participaram 6 nadadores que, fruto do empenho e atitude com que competiram e dos resultados que alcançaram, elevaram o nome e prestígio do clube e da Cidade.
(ler mais...)


Pista de Alqueidão recebe prova do campeonato do mundo de sidecarcross »  2023-03-23 

O World Sidecarcross Championship (WSC) está de volta a Portugal trinta anos depois da última passagem da competição por cá. A Federação Internacional de Motociclismo e o promotor do campeonato escolheram um dos mais conceituados crossódromos nacionais – o circuito de Alqueidão, no sopé da serra de Aire e Candeeiros, no concelho de Torres Novas, para esta que é uma das 14 etapas mundiais.
(ler mais...)


Gala do Desporto distinguiu atletas, dirigentes e clubes »  2023-03-03 

Decorreu na noite de 24 de Fevereiro, no Teatro Virgínia, a 7.ª edição da Gala do Desporto do Município de Torres Novas, iniciativa que assinala o reconhecimento público do Município a atletas, equipas, dirigentes desportivos, treinadores e outras pessoas que se tenham distinguido no Desporto concelhio, num passado recente ou ao longo de uma carreira, como praticantes de modalidades ou como promotores da atividade física e desportiva.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 30 dias)