• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 22 de Maio de 2018
Pesquisar...
Sex.
 20° / 14°
Céu nublado com chuva moderada
Qui.
 24° / 14°
Céu nublado com chuva moderada
Qua.
 27° / 12°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  26° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Natação: Paulo Vakulyuk com desempenho impecável em Sines

Desporto  »  2017-04-10 

O Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) levou alguns nadadores ao Campeonato Zonal Sul de Infantis, que decorreu de 7 a 9 de Abril em Sines. A prova, que contou com 358 nadadores em representação de 67 clubes, decorreu em simultâneo com o Zonal Norte, estando envolvidos em ambas as provas 635 nadadores infantis de todo o país

A equipa do CNTN foi composta por alguns nadadores com pouco experiência competitiva, em estreia neste patamar competitivo, nomeadamente a Matilde Pereira e o Pedro Oliveira que não seguiram o mais tradicional percurso com passagem competitiva pelo escalão de cadetes, ou Guilherme Mendes que tendo passado pelos cadetes, e sendo Infantil de segundo ano, também teve aqui a sua estreia em competições deste âmbito. Participaram ainda nadadores que seguiram o percurso mais usual e já estiveram presentes em competições nacionais com a Margarida Morais e Paulo Vakulyuk.

O desempenho da equipa foi irrepreensível, foram obtidos recordes pessoais em todas as provas e mesmo os nadadores em estreia souberam lidar com a pressão acrescida de estar entre os melhores e fizeram provas muito positivas.

No capítulo dos destaques, Paulo Vakulyuk surge à cabeça, ao ter obtido cinco pódios nas cinco provas (limite permitido) que nadou, e estreia na tabela dos recordes distritais nos 200 e 400 estilos, tendo ainda nadado os 200 costas para recorde do CNTN da categoria e ficando mesmo em cima dos recordes CNTN e ANDS nos 100 e 200 mariposa.

Margarida Morais obteve a sua melhor classificação nos 100 bruços ficando a apenas a 4 centésimos de segundo do 3.º lugar e a menos de 7 décimos do 2.º lugar. No conjunto dos dois zonais, Margarida cotou-se não só como a 4.ª melhor nadadora do zonal Sul mas também como a 4ª melhor nadadora nacional nesta prova em que obteve o recorde do clube da categoria, tal como nos 200 bruços em que ficou em 5.º lugar. Nadou ainda os 100 livres para mais um recorde pessoal.

Matilde Pereira e Pedro Oliveira nadaram os 100 e 200 bruços, registando ambos recordes pessoais nestas duas provas. Pedro alcançou mesmo o Top 10 nos 100 bruços ao obter o 9.º lugar entre os infantis B. Guilherme Mendes fez recorde pessoal nos 100 livres na sua estreia em Zonais, estreia que vai ser repetida no Verão mas em nacionais.

No que diz respeito aos aspectos extra competitivos, de realçar o comportamento destes jovens nadadores, pelo apoio e entreajuda constantes em prova e não só, e pelos agradáveis momentos de convívio, lazer e diversão aproveitando claro, o sol e praia de Sines.

De referir que o número de clubes filiados na FPN supera os 300 e o total de nadadores federados com participação em provas oficiais ultrapassa os 7000. Participaram nas duas últimas semanas em Campeonatos Nacionais e Zonais mais de 1300 nadadores em representação de mais de 150 clubes. Durante os campeonatos foram obtidos vários recordes nacionais, vários exigentes mínimos de participação em provas internacionais e marcas de relevo mundial, como por exemplo a 2.ª melhor marca mundial do ano e melhor marca europeia na prova de 200 estilos.
Este enquadramento valoriza e muito a “simples” presença nos principais palcos competitivos da natação e ainda mais a obtenção dos resultados de topo.

 

 

 Outras notícias - Desporto


Basquetebol: sub-15 seis jogos seis vitórias »  2018-05-21 

A equipa sub-15 da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta disputou e venceu a 6.ª jornada do campeonato distrital, em Amiais, por 50-70, conquistando a equipa torrejana seis vitórias em seis jogos. As sub-13 também ganharam o seu jogo, contra o CN Abrantes, por 89-35, e as sub-14 foram ao recinto da Quinta dos Lombos averbar a primeira derrota, em oito jornadas da Taça Nacional, por 70-52.
(ler mais...)


Arqueiros da Mata voltaram a triunfar, agora nas Caldas da Rainha »  2018-05-14 

A secção de Tiro com Arco da União Matense, da Mata, Torres Novas, venceu mais uma prova do Campeonato Nacional de Tiro com arco, que decorreu no dia 13 de Maio, no parque da Mata Rainha D. Leonor, em Caldas da Rainha.
A prova consistiu em duas voltas a um percurso de 14 alvos redondos com distâncias marcadas e que iam dos 10 aos 64 metros.
(ler mais...)


Triatlo: Torrejanos continuam a dar cartas nas provas nacionais »  2018-05-14 

Desta vez foi no Sabugal, concelho do distrito da Guarda, que a escola de natação de Torres Novas voltou a não passar despercebida. Algumas das pérolas voltaram a brilhar naquela prova a contar para a segunda etapa do campeonato nacional de clubes.
(ler mais...)


Futebol: UFCI Tomar venceu Mação por 2-1 e ficou com a Taça do Ribatejo »  2018-05-13 

Ao fim de mais de 100 anos de história e mais de 40 edições da Taça do Ribatejo, o U. Tomar conquistou a sua primeira taça, este domingo, dia 13 de Maio. Os nabantinos venceram o Mação por 2-1, no Campo do Bonito, no Entroncamento.
(ler mais...)


Futebol: Mação venceu Riachense com dois golos apontados nos descontos »  2018-04-29 

CAR: J. Mação, Emanuel Conde, D. Pires, Diogo Madeira, Pedro Abelho, (60` Milú), C. Pereira (91` Igor Macron), Mini, D. Martins, João Dias, João Rosa, João Sá. Amarelo: J. Sá. Treinador: Tó Miranda.
(ler mais...)


Triatlo: José Vieira, Carolina Sousa e Gonçalo Neves campeões nacionais de aquatlo na Barquinha »  2018-04-23 

José Vieira, atleta da escola de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN), venceu a 2.ª edição da prova de aquatlo realizada no passado fim-de-semana no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, e sagrou-se campeão nacional absoluto de aquatlo.
(ler mais...)


Basquetebol: sub-14 da Zona Alta lideram Taça Nacional »  2018-04-23 

A equipa feminina sub-14 da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (UDRZA) disputou a 2. ª jornada da Taça Nacional, no Palácio dos Desportos, no domingo, dia 22 de Abril, contra a equipa Quintas dos Lombos, vencendo o jogo por 77-73 após o prolongamento, e segue no primeiro lugar na Taça Nacional.
(ler mais...)


Ténis: atletas torrejanos venceram torneio juvenil em casa »  2018-04-23 

Nesta que foi já a quinta edição do Torneio Juvenil do CTTN, prova a contar para a classificação Nacional da FPT, houve atletas torrejanos que estiveram à altura. Com atletas em representação de vários clubes por todo o país e com uma moldura humana excelente durante todo o fim-de-semana, esta prova serviu também para mostrar os atletas torrejanos em Torres Novas bem como lançar novos elementos em competições oficiais.
(ler mais...)


Basquetebol: Sub-12 da UDRZA são campeãs distritais »  2018-03-27 

A equipa de basquetebol feminino sub-12 da UDR Zona Alta sagrou-se campeã distrital ao vencer, em casa, a fase final do campeonato distrital, e depois de terem feito o pleno de vitórias na fase regular da prova. A final four foi disputada no pavilhão da escola Artur Gonçalves, nos dias 24 e 25 de Março.
(ler mais...)


Tiro com Arco: UDRZA organizou prova histórica no castelo de Torres Novas »  2018-03-27 

O castelo de Torres Novas recebeu no passado domingo, 25 de Março, a primeira prova do Campeonato Nacional de Tiro com Arco e Besta denominado "Rota dos Castelos". Organizada pela secção de tiro com arco da UDRZA e com o apoio da Federação, a iniciativa contou com a participação de 42 atiradores trajados a rigor (época medieval).
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 10 dias)
»  2018-05-13  Futebol: UFCI Tomar venceu Mação por 2-1 e ficou com a Taça do Ribatejo
»  2018-05-14  Triatlo: Torrejanos continuam a dar cartas nas provas nacionais
»  2018-05-14  Arqueiros da Mata voltaram a triunfar, agora nas Caldas da Rainha