• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quinta, 20 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Dom.
 36° / 21°
Céu limpo
Sáb.
 36° / 16°
Períodos nublados
Sex.
 31° / 16°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  31° / 17°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

UDR Zona Alta tem nova modalidade: Airsoft

Desporto  »  2018-02-05 

A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta tem uma nova modalidade, Airsoft, um desporto de ação que simula situações de combate e operações militares, em que se procura o realismo, com réplicas de armas e equipamentos muito parecidos com os reais. Alexandre Correia é o responsável por este desporto, que pode ser praticado a partir dos 16 anos.

O Airsoft é um desporto que utiliza armas de pressão que disparam bolinhas de plástico (bbs) de 6 milímetros de diâmetro. As bbs são rígidas e sem tinta, por isso a honra dos jogadores é fundamental para o desenvolvimento deste desporto, já que o joagador deverá acusar que foi atingido e sair do jogo. “Assim que é atingido o jogador põe as mãos em cima da cabeça e diz que foi atingido. É uma questão de honra, porque se for atingido e não disser nada e os adversários descobrirem que mentiu começa a não ser bem visto. A honestidade dos jogadores é fundamental para este desporto”, explica Alexandre Correia.

As armas são réplicas de armas de fogo, porém, o seu mecanismo interno em nada se assemelha com as mesmas, sendo impossível qualquer conversão das armas de airsoft para o uso com munições reais. O uso de proteções oculares e máscara de proteção do rosto são obrigatórios, por uma questão de segurança, de forma a evitar que alguma das bolinhas de plástico bata nos olhos ou na face. Os tiros em si não doem assim tanto, mas com os olhos tem de ser ter cuidados.

Os jogos são compostos por duas ou mais equipas, vencendo a que conseguir cumprir o seu objetivo primeiro, existindo uma infinidade de objetivos. Os atletas da UDRZA treinam aos fins-de-semana, em Alcorriol: “É um jogo mais saudável do que ficar no sofá e no computador. Podem jogar maiores de 16 anos (com autorização parental), sem qualquer limite de idade”, informa Alexandre Correia.

O airsoft é muitas vezes confundido com paintball. Mas, existem muitas diferenças, pois as munições de airsoft são mais baratas, utilizam-se réplicas de armas de pressão o que dá mais realismo aos jogos, os tiros não machucam tanto quanto o paintball e a roupa e os equipamentos não ficam manchados de tinta. Procura-se a realidade, tanto nas armas, como no vestuário e no comportamento tático dos jogadores.

Airsoft é assim um desporto para pessoas comuns que através destes jogos se divertem, com princípios baseados na honra, segurança e respeito às leis. Quem quiser experimentar basta entrar em contacto com Alexandre Correia, através do e-mail taskforcefalcon@hotmail.com

De 11 a 13 de maio a equipa de Airsoft da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta vai estar representada na Lourinhã, no Oscar Mike - "Enemy Lines", onde são esperados cerca de mil pratricantes da modalidade.

 

 

 Outras notícias - Desporto


Um campeonato com equipas de primeira »  2018-09-14 

O CD Torres Novas, com cerca de 10% dos campeonatos ganhos, segue na frente de um conjunto de clubes de grande tradição e palmarés. Antevê-se um campeonato disputado como poucos nos últimos anos.

Começa, já no domingo, mais um campeonato distrital da 1.
(ler mais...)


Futebol: Mação “limpou” supertaça dr. António Alves Vieira »  2018-09-12 

Foi com uma vitória clara, inequívoca e esmagadora que o Mação venceu a edição 2018 da supertaça dr. António Alves Vieira, que se disputou esta quarta-feira à noite, 12 de Setembro, no estádio municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Basquetebol: CDTN-OAB organiza torneio de apresentação das suas equipas »  2018-09-11 

O palácio dos desportos acolhe nos dias 29 e 30 de Setembro um torneio de basquetebol masculino que serve de apresentação dos diversos escalões, sub-12, 14, 16 e 18. As equipas convidadas são o SL Benfica, SC de Portugal e Paço de Arcos Basquetebol.
(ler mais...)


Vinte empresas no GP de karting da Nersant »  2018-09-11 

Realiza-se este sábado, dia 15 de Setembro, o GP Empresarial de Karting da Nersant, no qual participam duas dezenas de equipas. Os motores vão acelerar no kartódromo de Almeirim, durante mais de seis horas seguidas, entre o meio-dia e 18 horas.
(ler mais...)


Entroncamento: Casa do Benfica anuncia novas modalidades »  2018-09-11 

A Casa do Benfica do Entroncamento (CBE) inicia este mês os treinos de duas novas modalidades desportivas, o tiro com arco e besta e o voleibol, modalidades com pouca oferta a nível regional. O tiro com arco destina-se a maiores de 10 anos.
(ler mais...)


Castelo de Bode: prova de águas abertas abre temporada »  2018-09-11 

A albufeira do Castelo de Bode, mais precisamente na Praia Fluvial de Vila Nova, Serra, Tomar, tem lugar no dia 30 de Setembre a 29.ª edição da Travessia dos Templários, uma prova de águas abertas organizada pela
Associação de Natação do distrito de Santarém (ANDS).
(ler mais...)


Campeonato de Portugal: Fátima e Mação cedem em casa »  2018-09-10 

Depois de um início prometedor o AD Mação está a mostrar sérias dificuldades no Campeonato de Portugal. Na última jornada, a quarta, somou a terceira derrota e já se encontra nos lugares de despromoção.
(ler mais...)


Futebol: “amarelos” cairam na primeira eliminatória »  2018-09-09 

A equipa sénior do CD Torres Novas saiu derrortada esta tarde do Campo da Charneca, em Pousos, Leiria, em jogo a contar para a primeira eliminatória da Taça de Portugal. A formação torrejana tinha a ilusão de seguir em frente na prova mas os locais, dos campeonatos distritais de Leiria, venceram por 2-0 e carimbaram eles o passaporte para a segunda eliminatória.
(ler mais...)


Riachos: relvado natural substituido por sintético »  2018-07-23 

O relvado natural do campo Coronel Mário Cunha chegou ao fim 21 anos depois de ter sido colocado. Inaugurado em 28 de Março de 1997, num célebre jogo com a equipa principal do Sport Lisboa e Benfica, na altura treinado por Manuel José, o relvado conheceu a sua última época na temporada que findou, 2017/18, na qual o Riachense desceu à 2.
(ler mais...)


Campeonato da Europa de juniores: pódio escapou a Ricardo Batista em prova memorável »  2018-07-23 

Ricardo Batista, triatleta do Clube de Natação de Torres (CNTN), conquistou o 4.º lugar no Campeonato da Europa de triatlo, realizado na Estónia no passado dia 20 de Julho, ao serviço da Selecção Nacional.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 10 dias)
»  2018-09-12  Futebol: Mação “limpou” supertaça dr. António Alves Vieira
»  2018-09-11  Entroncamento: Casa do Benfica anuncia novas modalidades
»  2018-09-14  Um campeonato com equipas de primeira