• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 25 de Abril de 2018
Pesquisar...
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 17° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 26° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  24° / 13°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

UDR Zona Alta tem nova modalidade: Airsoft

Desporto  »  2018-02-05 

A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta tem uma nova modalidade, Airsoft, um desporto de ação que simula situações de combate e operações militares, em que se procura o realismo, com réplicas de armas e equipamentos muito parecidos com os reais. Alexandre Correia é o responsável por este desporto, que pode ser praticado a partir dos 16 anos.

O Airsoft é um desporto que utiliza armas de pressão que disparam bolinhas de plástico (bbs) de 6 milímetros de diâmetro. As bbs são rígidas e sem tinta, por isso a honra dos jogadores é fundamental para o desenvolvimento deste desporto, já que o joagador deverá acusar que foi atingido e sair do jogo. “Assim que é atingido o jogador põe as mãos em cima da cabeça e diz que foi atingido. É uma questão de honra, porque se for atingido e não disser nada e os adversários descobrirem que mentiu começa a não ser bem visto. A honestidade dos jogadores é fundamental para este desporto”, explica Alexandre Correia.

As armas são réplicas de armas de fogo, porém, o seu mecanismo interno em nada se assemelha com as mesmas, sendo impossível qualquer conversão das armas de airsoft para o uso com munições reais. O uso de proteções oculares e máscara de proteção do rosto são obrigatórios, por uma questão de segurança, de forma a evitar que alguma das bolinhas de plástico bata nos olhos ou na face. Os tiros em si não doem assim tanto, mas com os olhos tem de ser ter cuidados.

Os jogos são compostos por duas ou mais equipas, vencendo a que conseguir cumprir o seu objetivo primeiro, existindo uma infinidade de objetivos. Os atletas da UDRZA treinam aos fins-de-semana, em Alcorriol: “É um jogo mais saudável do que ficar no sofá e no computador. Podem jogar maiores de 16 anos (com autorização parental), sem qualquer limite de idade”, informa Alexandre Correia.

O airsoft é muitas vezes confundido com paintball. Mas, existem muitas diferenças, pois as munições de airsoft são mais baratas, utilizam-se réplicas de armas de pressão o que dá mais realismo aos jogos, os tiros não machucam tanto quanto o paintball e a roupa e os equipamentos não ficam manchados de tinta. Procura-se a realidade, tanto nas armas, como no vestuário e no comportamento tático dos jogadores.

Airsoft é assim um desporto para pessoas comuns que através destes jogos se divertem, com princípios baseados na honra, segurança e respeito às leis. Quem quiser experimentar basta entrar em contacto com Alexandre Correia, através do e-mail taskforcefalcon@hotmail.com

De 11 a 13 de maio a equipa de Airsoft da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta vai estar representada na Lourinhã, no Oscar Mike - "Enemy Lines", onde são esperados cerca de mil pratricantes da modalidade.

 

 

 Outras notícias - Desporto


Triatlo: José Vieira, Carolina Sousa e Gonçalo Neves campeões nacionais de aquatlo na Barquinha »  2018-04-23 

José Vieira, atleta da escola de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN), venceu a 2.ª edição da prova de aquatlo realizada no passado fim-de-semana no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, e sagrou-se campeão nacional absoluto de aquatlo.
(ler mais...)


Basquetebol: sub-14 da Zona Alta lideram Taça Nacional »  2018-04-23 

A equipa feminina sub-14 da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (UDRZA) disputou a 2. ª jornada da Taça Nacional, no Palácio dos Desportos, no domingo, dia 22 de Abril, contra a equipa Quintas dos Lombos, vencendo o jogo por 77-73 após o prolongamento, e segue no primeiro lugar na Taça Nacional.
(ler mais...)


Ténis: atletas torrejanos venceram torneio juvenil em casa »  2018-04-23 

Nesta que foi já a quinta edição do Torneio Juvenil do CTTN, prova a contar para a classificação Nacional da FPT, houve atletas torrejanos que estiveram à altura. Com atletas em representação de vários clubes por todo o país e com uma moldura humana excelente durante todo o fim-de-semana, esta prova serviu também para mostrar os atletas torrejanos em Torres Novas bem como lançar novos elementos em competições oficiais.
(ler mais...)


Basquetebol: Sub-12 da UDRZA são campeãs distritais »  2018-03-27 

A equipa de basquetebol feminino sub-12 da UDR Zona Alta sagrou-se campeã distrital ao vencer, em casa, a fase final do campeonato distrital, e depois de terem feito o pleno de vitórias na fase regular da prova. A final four foi disputada no pavilhão da escola Artur Gonçalves, nos dias 24 e 25 de Março.
(ler mais...)


Tiro com Arco: UDRZA organizou prova histórica no castelo de Torres Novas »  2018-03-27 

O castelo de Torres Novas recebeu no passado domingo, 25 de Março, a primeira prova do Campeonato Nacional de Tiro com Arco e Besta denominado "Rota dos Castelos". Organizada pela secção de tiro com arco da UDRZA e com o apoio da Federação, a iniciativa contou com a participação de 42 atiradores trajados a rigor (época medieval).
(ler mais...)


Triatlo: três atletas torrejanos representam selecção nacional na Taça da Europa »  2018-03-16 

Pelo quarto ano consecutivo atletas da escola de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) vão representar a selecção das Quinas, desta vez na Taça da Europa, que se realiza na Quarteira, nos dias 24 e 25 de Março.
(ler mais...)


Motocross: campeonato nacional começa na pista de Alqueidão (Torres Novas) »  2018-02-27 

O campeonato nacional de motocross de 2018 arranca no próximo domingo, dia 4 de Março, na pista de Alqueidão, uma infraestrututra religiosamente cuidada e mantida pela Sociedade Recreativa Alqueidoense (SRA).
Esta será a primeira de oito etapas que compõem o circuito nacional, entrando em acção nesta prova a elite do motocross nacional, havendo ainda lugar para a competição das classes MX1 e MX2, assim haverá espaço para o campeonato nacional de iniciados.
(ler mais...)


Duatlo: equipa torrejana subiu ao 2.º lugar colectivo em Arronches »  2018-02-26 

O início da época para o triatlo jovem torrejano continua a decorrer da melhor maneira. Depois da vitória no duatlo de Rio Maior, o Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) conquistou no Duatlo de Arronches o 2.º lugar entre as 20 equipas presentes, naquela que foi a segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, realizada no passado sábado (24 de Fevereiro), na vila alentejana de Arronches.
(ler mais...)


Basquetebol: CDTN (sub-14) primeira parte negativa ditou derrota no Algarve »  2018-02-26 

Campeonato Nacional Sub-14
SC Farense, 47 – CDTN-OAB, 39

A equipa sub-14 do OAB teve uma deslocação longa e difícil ao Algarve no passado fim-de-semana, onde disputou a segunda jornada deste campeonato nacional frente ao Sporting Clube Farense.
(ler mais...)


Basquetebol: mais de 80 jovens atletas na concentração de minis »  2018-02-21 

As basquetebolistas mais novas da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta participaram no 7.º convívio “Sábado há Minis”, que decorreu no dia 17 no palácio dos desportos que contou com a presença de 82 atletas com idades entre os 6 e os 10 anos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 10 dias)
»  2018-04-23  Ténis: atletas torrejanos venceram torneio juvenil em casa
»  2018-04-23  Basquetebol: sub-14 da Zona Alta lideram Taça Nacional
»  2018-04-23  Triatlo: José Vieira, Carolina Sousa e Gonçalo Neves campeões nacionais de aquatlo na Barquinha