• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 17 Janeiro 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 14° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 16° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 13° / 3°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  14° / 6°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

UDR Zona Alta tem nova modalidade: Airsoft

Desporto  »  2018-02-05 

A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta tem uma nova modalidade, Airsoft, um desporto de ação que simula situações de combate e operações militares, em que se procura o realismo, com réplicas de armas e equipamentos muito parecidos com os reais. Alexandre Correia é o responsável por este desporto, que pode ser praticado a partir dos 16 anos.

O Airsoft é um desporto que utiliza armas de pressão que disparam bolinhas de plástico (bbs) de 6 milímetros de diâmetro. As bbs são rígidas e sem tinta, por isso a honra dos jogadores é fundamental para o desenvolvimento deste desporto, já que o joagador deverá acusar que foi atingido e sair do jogo. “Assim que é atingido o jogador põe as mãos em cima da cabeça e diz que foi atingido. É uma questão de honra, porque se for atingido e não disser nada e os adversários descobrirem que mentiu começa a não ser bem visto. A honestidade dos jogadores é fundamental para este desporto”, explica Alexandre Correia.

As armas são réplicas de armas de fogo, porém, o seu mecanismo interno em nada se assemelha com as mesmas, sendo impossível qualquer conversão das armas de airsoft para o uso com munições reais. O uso de proteções oculares e máscara de proteção do rosto são obrigatórios, por uma questão de segurança, de forma a evitar que alguma das bolinhas de plástico bata nos olhos ou na face. Os tiros em si não doem assim tanto, mas com os olhos tem de ser ter cuidados.

Os jogos são compostos por duas ou mais equipas, vencendo a que conseguir cumprir o seu objetivo primeiro, existindo uma infinidade de objetivos. Os atletas da UDRZA treinam aos fins-de-semana, em Alcorriol: “É um jogo mais saudável do que ficar no sofá e no computador. Podem jogar maiores de 16 anos (com autorização parental), sem qualquer limite de idade”, informa Alexandre Correia.

O airsoft é muitas vezes confundido com paintball. Mas, existem muitas diferenças, pois as munições de airsoft são mais baratas, utilizam-se réplicas de armas de pressão o que dá mais realismo aos jogos, os tiros não machucam tanto quanto o paintball e a roupa e os equipamentos não ficam manchados de tinta. Procura-se a realidade, tanto nas armas, como no vestuário e no comportamento tático dos jogadores.

Airsoft é assim um desporto para pessoas comuns que através destes jogos se divertem, com princípios baseados na honra, segurança e respeito às leis. Quem quiser experimentar basta entrar em contacto com Alexandre Correia, através do e-mail taskforcefalcon@hotmail.com

De 11 a 13 de maio a equipa de Airsoft da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta vai estar representada na Lourinhã, no Oscar Mike - "Enemy Lines", onde são esperados cerca de mil pratricantes da modalidade.

 

 

 Outras notícias - Desporto


Basquetebol: Sub-14 e sub-16 da UDRZA apuradas para fase final dos seus campeonatos »  2019-01-14 

As equipas sub-14 e sub-16 da UDR Zona Alta estão apuradas para a “final four” das provas que estão a disputar: as primeiras no regional e as segundas no campeonato distrital. Cabe, aliás, à UDRZA organizar a fase final das sub-16 nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro.
(ler mais...)


Tiro com Arco: UDRZA conquista seis pódios na primeira prova do ano »  2019-01-14 

Os atletas da secção de tiro com arco da União Desportiva e recreativa da Zona Alta (UDRZA) conseguiram seis lugares no pódio e o 4.º lugar por clubes na primeira prova de 2019, que teve lugar no dia 13 de Janeiro, no Carreiro da Areia, concelho de Torres Novas.
(ler mais...)


Padel: jogadores torrejanos convocados para estágio da selecção nacional »  2019-01-14 

Afonso Carvalho e o seu parceiro Tiago Pratas, jogadores do Padel Club Torres Novas, voltaram a ser convocados para o estágio da Selecção Jovem na categoria sub-18, que vai decorrer nos dias 19 e 20 de Janeiro no Clube VII, no Parque Eduardo VII, em Lisboa.
(ler mais...)


Futebol: Coruchense regressa à liderança dos distrital da 1.ª divisão »  2019-01-14 

Está mais animado do que nunca o campeonato distrital de futebol da 1.ª divisão distrital de Santarém. Há, neste momento, quatro equipas em condições de disputar o primeiro lugar da classificação numa altura em que a prova ainda vai a meio.
(ler mais...)


Futebol: Torres Novas derrotado ao cair do pano, União de Santarém na luta pela subida »  2019-01-06 

Campeonato Distrital da 1.ª divisão da AFS, - Estádio dr. António Alves Vieira, Torres Novas, 6 de Janeiro de 2018

CDTN: Quaresma; Fábio Timor, Tiago Vieira, Dani (André Vieira), Iuri, Sérgio, Soma (Edgar), Dias, Ivan, Sudesh e Pereira;

Treinador: Afonso Alves

UDS: Coli; Rui Simões, Roni, Nedam, Serginho, Ganhão, Bexiga, Pedro Augusto, Pratas (Acliton), Leo, Fabinho (Telmo);

Treinador: Mário Ruas

Arbitragem: Ruben Pinheiro, com César Soares e Fábio Lima

 

O Torres Novas entrou na partida sem complexos, apesar dos 20 pontos de distância que o separavam do candidato União de Santarém.
(ler mais...)


Torres Novas: anunciados os nomeados para a Gala do Desporto 2019 »  2018-12-21 

Já são conhecidos os nomeados para a Gala do Desporto 2019, promovida pelo município de Torres Novas e referentes à época desportiva 2017/2018. A votação decorreu ontem, 20 de Dezembro, na presença de 12 das 19 entidades convidadas (Clube Atlético Riachense; Clube Desportivo de Torres Novas; Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo Autónomo de Basquetebol; Núcleo do Sporting de Portugal em Torres Novas; União Desportiva e Recreativa da Zona Alta; Clube de Ténis de Torres Novas; Clube de Judo de Riachos; Escola Profissional de Torres Novas; Agrupamento de Escola Artur Gonçalves; Centro de  Reabilitação e Integração Torrejano; Laranja Mecânica Futsal Clube; Sociedade Filarmónica União Matense).
(ler mais...)


Trail: Zona Alta com cinco pódios em Alcanena »  2018-12-11 

Os atletas da equipa de Trail da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (UDRZA) participaram em duas provas, Alcanena e Açores, no passado fim-de-semana, tendo alcançado cinco pódios no Trail de Minde (Alcanena). Nos Açores, André Rosário conseguiu o 8.
(ler mais...)


AFS distingue os atletas com melhor aproveitamento escolar »  2018-12-11 

A Associação de Futebol de Santarém (AFS) vai distinguir os atletas federados em clubes da região que tenham melhor aprovitamento escolar. A iniciativa vai decorrer no dia 14 de Dezembro, num restaurante em Sanatrém (16 horas).
(ler mais...)


Ténis: Torres Novas acolhe gala e torneio nacional, em 2019 »  2018-12-11 

O próximo ano vai trazer a Torres Novas alguns dos melhores tenistas da região e do país. No dia 5 de Janeiro a cidade recebe a Gala da Associação de Ténis de Leiria, evento que marca o fim da época desportiva.
(ler mais...)


Atletismo: CLAC conquista diversos pódios no corta-mato de abertura »  2018-12-11 

O Clube de Lazer, Aventura e Competição (CLAC) iniciou as provas oficiais de atletismo da época 2018/2019, no passado domingo, dia 9 de Dezembro, na Azinhaga, no corta-mato de abertura da Associação de Atletismo de Santarém.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 30 dias)
»  2018-12-21  Torres Novas: anunciados os nomeados para a Gala do Desporto 2019
»  2019-01-06  Futebol: Torres Novas derrotado ao cair do pano, União de Santarém na luta pela subida
»  2019-01-14  Basquetebol: Sub-14 e sub-16 da UDRZA apuradas para fase final dos seus campeonatos
»  2019-01-14  Padel: jogadores torrejanos convocados para estágio da selecção nacional
»  2019-01-14  Tiro com Arco: UDRZA conquista seis pódios na primeira prova do ano