• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 19 de Fevereiro de 2018
Pesquisar...
Qui.
 15° / 4°
Céu limpo
Qua.
 19° / 6°
Céu limpo
Ter.
 20° / 6°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  19° / 8°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

UDR Zona Alta tem nova modalidade: Airsoft

Desporto  »  2018-02-05 

A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta tem uma nova modalidade, Airsoft, um desporto de ação que simula situações de combate e operações militares, em que se procura o realismo, com réplicas de armas e equipamentos muito parecidos com os reais. Alexandre Correia é o responsável por este desporto, que pode ser praticado a partir dos 16 anos.

O Airsoft é um desporto que utiliza armas de pressão que disparam bolinhas de plástico (bbs) de 6 milímetros de diâmetro. As bbs são rígidas e sem tinta, por isso a honra dos jogadores é fundamental para o desenvolvimento deste desporto, já que o joagador deverá acusar que foi atingido e sair do jogo. “Assim que é atingido o jogador põe as mãos em cima da cabeça e diz que foi atingido. É uma questão de honra, porque se for atingido e não disser nada e os adversários descobrirem que mentiu começa a não ser bem visto. A honestidade dos jogadores é fundamental para este desporto”, explica Alexandre Correia.

As armas são réplicas de armas de fogo, porém, o seu mecanismo interno em nada se assemelha com as mesmas, sendo impossível qualquer conversão das armas de airsoft para o uso com munições reais. O uso de proteções oculares e máscara de proteção do rosto são obrigatórios, por uma questão de segurança, de forma a evitar que alguma das bolinhas de plástico bata nos olhos ou na face. Os tiros em si não doem assim tanto, mas com os olhos tem de ser ter cuidados.

Os jogos são compostos por duas ou mais equipas, vencendo a que conseguir cumprir o seu objetivo primeiro, existindo uma infinidade de objetivos. Os atletas da UDRZA treinam aos fins-de-semana, em Alcorriol: “É um jogo mais saudável do que ficar no sofá e no computador. Podem jogar maiores de 16 anos (com autorização parental), sem qualquer limite de idade”, informa Alexandre Correia.

O airsoft é muitas vezes confundido com paintball. Mas, existem muitas diferenças, pois as munições de airsoft são mais baratas, utilizam-se réplicas de armas de pressão o que dá mais realismo aos jogos, os tiros não machucam tanto quanto o paintball e a roupa e os equipamentos não ficam manchados de tinta. Procura-se a realidade, tanto nas armas, como no vestuário e no comportamento tático dos jogadores.

Airsoft é assim um desporto para pessoas comuns que através destes jogos se divertem, com princípios baseados na honra, segurança e respeito às leis. Quem quiser experimentar basta entrar em contacto com Alexandre Correia, através do e-mail taskforcefalcon@hotmail.com

De 11 a 13 de maio a equipa de Airsoft da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta vai estar representada na Lourinhã, no Oscar Mike - "Enemy Lines", onde são esperados cerca de mil pratricantes da modalidade.

 

 

 Outras notícias - Desporto


Futebol: vitória incontestável do Torres Novas »  2018-02-18 

O CD Torres Novas venceu esta tarde a UD Abrantina por 2-0, uma vitória que não sofre qualquer contestação e que pode, apenas, pecar por escassa. Na primeira parte do jogo, a contar para a 17.ª jornada do campeonto distrital da 1.
(ler mais...)


Torres Novas: Rosa Mota esteve na Gala do Desporto »  2018-02-10 

A segunda edição da Gala do Desporto, promovida pelo município de Torres Novas no passado dia 9 de Fevereiro, no Teatro Virgínia, foi abrilhantada pela presença de Rosa Mota, antiga campeã olímpica e mundial da maratona.
(ler mais...)


Futebol: sorteio das meias-finais da Taça do Ribatejo já é conhecido »  2018-02-08 

Se houver alguma lógica no futebol, a final da Taça do Ribatejo, que se disputará no Campo do Bonito, no Entroncamento, irá colocar frente a frente o Mação e U. Tomar. Isto se a lógica falar mais alto.
(ler mais...)


Tiro Com Arco: equipa da Mata na liderança do campeonato »  2018-02-05 

Na terceira prova de Tiro com Arco a contar para o Campeonato da FABP, que decorreu nas Caldas da Rainha, a equipa da Mata (Torres Novas) entrou forte, com 14 arqueiros nas diversas categorias, com o objectivo de assumir, isoladamente, a liderança do campeonato nacional.
(ler mais...)


Ginástica Artística: UDRZA tem seis novos campeões distritais »  2018-02-05 

O pavilhão gimnodesportivo de Torres Novas acolheu no passado fim-de-semana, 3 e 4 de Fevereiro, o Campeonato Distrital de Ginástica Artística Feminina e Masculina, prova que contou com cerca de 300 ginastas do distrito de Santarém.
(ler mais...)


Tiro com Arco: Ângelo Lobo e Manuel Lobo vencem provas »  2018-02-05 

A secção de Tiro com Arco da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (UDRZA) esteve no fim-de-semana de 3 e 4 de Fevereiro representada em dois campeonatos distintos.
Nas Caldas da Rainha, a equipa torrejana disputou a terceira prova de sala.
(ler mais...)


Andebol: JAC perdeu um e venceu outro jogo na Madeira »  2018-02-05 

A equipa sénior de andebol feminino o Juventude, Amizade e Convívio (JAC), de Alcanena, jogou este fim-de semana duas partidas na Ilha da Madeira, vencendo um jogo, diante do CD Madeira, por 24-25 (jogo disputado até ao último segundo).
(ler mais...)


Triatlo: equipa masculina do Clube de Natação de Torres Novas vence Duatlo de Rio Maior »  2018-02-05 

A época 2018 começou da melhor maneira para a equipa de triatlo d Clube de Natação de Torres Novas, que alcançou uma brilhante vitória numa competição nacional de absolutos em masculinos. O CNTN venceu a primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, entre 24 equipas.
(ler mais...)


UDRZA: sub-16 são campeãs distritais em basquetebol feminino »  2018-01-29 

A equipa feminina sub-16 da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (UDRZA) sagrou-se campeã distrital no passado domingo, dia 27 de Janeiro, após terem vencido o segundo jogo do playoff. Ao contrário do jogo da passada anterior, neste a UDRZA ganhou todos os períodos ao Rio Maior Basket e cedo definiu o desfecho do jogo, vencendo por 63-38.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 10 dias)
»  2018-02-10  Torres Novas: Rosa Mota esteve na Gala do Desporto
»  2018-02-18  Futebol: vitória incontestável do Torres Novas