• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 17 de Janeiro de 2018
Pesquisar...
Sáb.
 17° / 6°
Períodos nublados
Sex.
 17° / 8°
Claro
Qui.
 16° / 5°
Claro
Torres Novas
Hoje  15° / 8°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“São Silvestres” estão à porta

Desporto  »  2017-12-11 

As tradicionais corridas de atletismo São Silvestre, na distância de 10 quilómetros, realizam-se em diversos pontos do país na última semana do ano, entre os quais Torres Novas e Golegã, duas provas vizinhas separadas por apenas um dia: a da Golegã acontece no dia 29 de Dezembro, sexta-feira, e a de Torres Novas no dia 30, sábado. Os mais corajosos e os que têm preparação para tal podem muito bem participar nas duas, mas os mais impreparados para dois dias seguidos terão de optar por uma das provas.

De acordo com uma recente notícia do Jornal de Notícias há, pelo menos, 35 corridas de São Silvestre no país inteiro - corridas estas que celebram o dia de celebração do Papa Silvestre I, que corresponde ao dia 31 de Dezembro no calendário Gregoriano e à véspera de Ano Novo. Em muitos locais o dia é celebrado pela organização de corridas.

De acordo com a edição on-line do diário as São Silvestres acontecem em Santa Maria da Feira, Aveiro, Seide (Famalicão), Alqueidão da Serra (Porto de Mós), Figueira da Foz, Santo Tirso, Felgueiras, Gondomar, Nisa, Oliveira do Hospital, Batalha, Almada, Sado (Setúbal), Ovar, Ponta Delgada, Lousada, Santa Maria Maior (Lisboa), Braga, Gerês (Terras de Bouro), Famalicão, Viana do Castelo, Olivais (Lisboa), Golegã, Avis, Lisboa, Amares, Porto, Torres Novas, Coimbra, Vila Real, Pinhel, Amadora, Espinho, São Pedro do Sul, Esmeriz (Famalicão).

A de Torres Novas vai, este ano, ter um percurso diferente do dos últimos anos. Basicamente, desaparece o troço entre a Avenida 8 de Julho e viaduto (com passagem junto ao palácio dos desportos e Avenida Sá de Carneiro, estendendo-se a outras zonas da cidade como Avenida Manuel de Figueiredo e Quinta da Silvã.

Este ano voltam a ser atribuídos prémios monetários, entre os 25 e 100 euros, iniciando-se a prova principal às 18h15, na Avenida dr. João Martins de Azevedo, enquanto as provas jovens decorrem a partir das 17 horas.
A Corrida de S. Silvestre de Torres Novas é organizada pelo município de Torres Novas, com o apoio do Clube de Natação de Torres Novas, Núcleo do Sporting em Torres Novas e União Desportiva e Recreativa da Zona Alta.

A São Silvestre da Golegã junta à corrida a caminhada da Bioesfera, e inicia-se no largo da câmara municipal às 21 horas.
De fora desta “malhada” aparece a São Silvestre de Constância, uma corrida com carácter solidário. Realiza-se no dia 17 de Dezembro, a partir das 15 horas. A organização pertence ao município e à Brigada Mecanizada, do Campo Militar de Santa Margarida.

À prova de 10 quilómetros, junta-se uma caminhada de 7,5 quilómetros bem como as provas para escalões jovens. Os bens doados pelos participantes revertem para a Loja Social de Constância.

 

 

 Outras notícias - Desporto


Natação: nadadores torrejanos em várias frentes e novos desafios »  2018-01-11 

O ano de 2018 começou com grande actividade para diversos nadadores do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN). Pedro Oliveira esteve no Estoril, nos dias 6 e 7 de Janeiro, a participar no Estágio de Capacitação para Infantis, Flávio Santos competiu em Alhandra no Torneio de Natação Adaptada da Associação de Natação de Lisboa, Inês Ramos, Carolina Neves, Paulo Vakulyuk e Bernardo Simões treinaram com os nadadores do Centro de Formação para o Alto Rendimento (Rio Maior).
(ler mais...)


Torres Novas: Gala do Desporto já são conhecidos os atletas nomeados »  2018-01-11 

Já são conhecidos os nomeados para a segunda edição da Gala do Desporto de Torres Novas, iniciativa organizada pelo município, e que se realiza no dia 9 de Fevereiro. De acordo com a autarquia, foram apresentadas cerca de 80 candidaturas por parte  de 14 clubes e associações.
(ler mais...)


Atletismo: equipa masculina da Casa do Povo de Alcanena campeã distrital de pista coberta »  2018-01-09 

A equipa masculina da Casa do Povo de Alcanena sagrou-se campeã distrital de pista coberta no passado fum-de-semana, dias 6 e 7 de Janeiro, em Pombal, revalidando assim o título conquistado no ano anterior.

A nível indicidual de destacar os três títulos individuais de Carlos Santos, no Salto em Altura, Salto em Comprimento e Triplo Salto e os dois de Alexandre Gameiro, que esta época voltou a vestir as cores de Alcanena.
(ler mais...)


Natação: Paulo Vakulyuk triunfou em Albufeira »  2017-12-24 

Albufeira, cidade algarvia, recebeu a última prova de natação e 2017 nos dias 15, 16 e 17 de Dezembro, que para o Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) será para recordar. O emblema torrejano esteve representado por nove atletas no Torneio Zonal Sul, dos quais se destacou Paulo Vakulyuk, que subiu cinco vezes ao pódio, vencendo três provas (100 Livres, 100 e 200 Mariposa).
(ler mais...)


Futebol: riachenses e “amarelos” venceram no distrital »  2017-12-17 

O Riachense alcançou este domingo o seu segundo triunfo no campeonato distrital da AF de Santarém, batendo o Amiense por 2-1. Igor e Nelson Vicente marcaram para os da casa, que chegaram ao primeiro golo aos 8 minutos. O Amiense restabeleceu a igualdade de penalti mas na segunda parte o golo de Vicente fez a diferença.
(ler mais...)


Selecção distrital falhou apuramento para fase final da Taça das Regiões »  2017-12-11 

A selecção distrital de Santarém falhou o apuramento para a fase final do torneio UEFA Regions`s CUP, terminando a sua prestação no terceiro lugar do grupo, totalizando uma vitória e duas derrotas. Os ribatejanos começaram bem, a vencer a selecção de Leiria, por 2-0, marcando para formação de Santarém Tiago Martins e Filipe Pereira.
(ler mais...)


Futebol: União derrotou o CDTN (3-0) no grande clássico do futebol distrital »  2017-12-03 

Campeonato Distrital da 1.ª divisão da AFS
Tomar, estádio municipal, 3 de Dezembro de 2017
UFCIT: Fábio Silva; Rui China, Fábio, Rodrigues, David, Araújo, Filipe, Luís Pedro (Vitor felix), Wemerson (Telmo), Miguel Arcanjo (Espadinha) Cristian Pedroso (Rui Pedro).
(ler mais...)


Futebol: Riachense conquistou primeira vitória e Torres Novas perdulário deixou Mação vencer »  2017-11-26 

CD TORRES NOVAS, 0 - AD MAÇÃO ,1

CDTN: Rui Galrinho (43` Quaresma), Sudesh, Paz Miguel, F. Timor, Dani, Micael, Ivan Alves (87` Chiquinho), Iuri Alves, Soma (51` R. Major), Joel, André Vieira. NU: M. Carvalho, Dias, André Pedro.
(ler mais...)


Boccia: CRIT no regional de Castelo Branco »  2017-11-23 

Marco Branco e António Perdigão foram os atletas que representaram o CRIT no campeonato regional de Boccia, que decorreu em Castelo Branco, nos dias 18 e 19 de Novembro.
Na classe BC1, Marco Branco ficou numa série de quatro atletas não conseguindo qualificar-se para a fase seguinte.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 10 dias)
»  2018-01-11  Torres Novas: Gala do Desporto já são conhecidos os atletas nomeados
»  2018-01-11  Natação: nadadores torrejanos em várias frentes e novos desafios
»  2018-01-09  Atletismo: equipa masculina da Casa do Povo de Alcanena campeã distrital de pista coberta