• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Afonso Borga

 

Os jovens e a participação cívica »  2016-04-20 

Dedicada aos voluntários do GASNova

Nunca me fiei muito nas notícias que revelam que os jovens estão hoje em dia cada vez mais alheados da participação cívica e política, talvez porque sempre contactei com uma série de jovens empenhados cívica e politicamente e me deixei influenciar por essa “onda” empreendedora e criativa. A verdade é que acredito que as... (ler mais...)


Uma janela para o Mundo »  2015-05-08 
Hoje não há greve do metro! E o céu está limpo. Sente-se o ar puro da serra. Sim, estou em casa. Em casa mesmo, ainda que já me sinta em casa em Lisboa.

Nenhum parque ”verde” citadino substitui a ”minha” serra, aquela que, ao ver lá ao longe da autoestrada, me faz sentir que estou a chegar a casa. Acreditem que sinto diferenças ao respirar aqui, junto à serra, ou lá, em Lisboa.

E o cheiro a terra molhada? Adoro!

S... (ler mais...)


Rota vicentina »  2015-04-10 
Quase todos passamos por aquela fase em que nos vem de dentro uma força, típica da juventude, que nos impele a largar tudo e seguir os nossos sonhos e vontades. Faz parte. Um pouco ao estilo do ”Into the Wild”. Tirar um tempo para pensar, sair da rotina, parar.

Acho que todos devíamos tirar este tempo regularmente, independentemente do tempo que o façamos ou do local que escolhemos. É bom sairmos da rotina, ”limparmos” os olhos... (ler mais...)


Aguardo resposta »  2015-03-12 
Já lá vão dois meses desde que comemos as dozes passas e fizemos os desejos para este novo ano! Incrível como o tempo parece passar tão rápido. ”Este ano é que vai ser, vou começar a ir ao ginásio”, ”É este ano que vou começar a dieta”, ”Este ano é que vou fazer as minhas férias de sonho”. Prometemos. Ainda se lembram dos desejos que pediram? Temos tendência a esquecê-los passado uns tempos, se não os levarmos mesmo a ... (ler mais...)

Voluntaria-te! »  2015-01-30 
Todos os dias um grande número de pessoas inicia projetos de voluntariado ou participa em ações voluntárias pontuais (importa diferenciar ambas as situações), procurando novas experiências e atividades enriquecedoras que lhes permitam fazer a diferença na vida dos outros. Esta crónica surge pela notícia da nomeação da cidade de Lisboa como capital europeia do voluntariado em 2015, e pelo impacto que esta prática pode trazer, tanto no... (ler mais...)

"Toc’a música" »  2015-01-16 
Lembro-me de estar sentado numa cadeira, balançando os pés, junto à lareira e ver o meu avô derramar uma lágrima ao ouvir uma banda filarmónica que tocava na televisão. Das poucas memórias que tenho dele, essa foi uma das que ficou…

Sei bem como ele amava a banda. Ele que durante anos foi também músico e ”porta-estandarte”. Ele que não sabia ler uma pauta de música, tocava ”de ouvido”. Ele que, no entanto, conseguia ap... (ler mais...)


Loucura »  2014-12-19 
Falo de saúde mental, e do (re) contacto com uma realidade que não está assim tão longe como muitas vezes pensamos, possível através de uma ida à Casa de Saúde Mental do Telhal.

Com um semestre exigente a acabar, esta foi a oportunidade que tive para parar no meio da minha ”loucura” e confusão que me assaltam diariamente a rotina académica. Num curso (Serviço Social), que muitos afirmam ser ”demasiado teórico”, aproveito ... (ler mais...)


(Re) Educação »  2014-11-28 
Há umas semanas assisti, em Lisboa, ao TEDx Lisboa ED. As conferências TED são um evento que têm como motivo espalhar ideias que valem a pena ser divulgadas. ”TED” significa tecnologia, entretenimento e design ”, três áreas de estudo que, em conjunto, modelam o nosso futuro. No entanto, este evento é muito mais abrangente, discutindo ideias que são relevantes em qualquer área. ” As conferências TEDx são um fenómeno global: at... (ler mais...)

"Quem quer quentes e boas?" »  2014-11-07 
Os dias têm andado solarengos pela capital, parece que o sol veio fazer uma visita inesperada. Assim, nada melhor que aproveitar e disfrutar do tempo, enquanto ainda não estamos em época de testes e exames.

Apesar disso, o cheiro das castanhas já se sente no ar: afinal ”é tempo delas”, mesmo que possa parecer estranho comer castanhas com este tempo.

Um passeio pela baixa, por esta altura, quase se confunde como um dia de férias,... (ler mais...)


Uma conversa inesperada »  2014-10-16 
– Não viajou, pois não?

Não compreendi a pergunta, nem o contexto em que ela se inseria, e perguntei:

– Desculpe? Não percebi…

– Estou a perguntar se viajou recentemente!

– Ah! Não, não se preocupe!

Aquela simples pergunta desencadeou uma conversa inesperada…

Estava no comboio, a ler um jornal, a caminho de Torres Novas quando um senhor, já na casa dos ”30”, com uma garrafa de cerveja na mão,... (ler mais...)


Sonha mas não te aleijes! »  2014-10-03 
2.ª Carta a Lisboa

Começou. Após dois meses de pausa, chegou a hora de voltar à rotina (chamemos-lhe assim). Recordo-me perfeitamente da minha primeira semana aqui em Lisboa, parece que foi ontem. Como tudo era novo e diferente. Mas, desde então, um ano se passou…

Tens, em cada lugar teu, um sonho meu. E eu continuo a sonhar, com mil e uma ideias e projetos. Mas se houve algo que aprendi contigo foi a medir os meus sonhos, não em ... (ler mais...)


Numa comunidade cigana… »  2014-09-12 
Já tinha falado algumas vezes, neste espaço, no GASNova, grupo de ação social que a par de outros projetos foi preenchendo o meu ano e, agora, o meu Verão!

Com o decorrer do ano, fomos confrontados com vários assuntos e desafios que nos permitiram ter uma maior consciência sobre alguns problemas sociais, à medida que íamos fazendo atividades de angariação de fundos com vista a realizarmos missões de voluntariado em Portugal, S.To... (ler mais...)


No meu tempo era assim »  2014-08-01 
”Ainda me lembro de ir ao exame da 4.ª classe, tinha de saber o nome dos rios, onde nasciam e onde desaguavam, e os caminhos-de-ferro! Agora já não sei nada, mas até sabia o nome dos reis de todas as dinastias, de trás para a frente. E a tabuada? Sabia-a de cor! Agora não aprendem nada disso, antigamente era muito diferente...” Delicio-me a ouvir estes relatos dos tempos de ”meninice” da minha avó, ela pensa que não, mas adoro ouv... (ler mais...)

Lisboa nos pés »  2014-07-11 
Desde pequeno que sinto o ”bichinho carpinteiro” em mim! A vontade de fazer coisas, de criar e pensar em novas ideias… Assim, quando entrei para a universidade, senti que não queria passar um ano inteiro só a estudar, ainda que esse seja, e foi, o objetivo principal. Queria envolver-me em atividades diferentes, fazer voluntariado, descobrir uma cidade nova, enfim, pôr em prática aqueles sonhos escritos em post-its. Aproveitar ao máximo... (ler mais...)

Pensar, planear e fazer… »  2014-06-27 
Com o primeiro ano a terminar, chega o momento de fazer um balanço do ano que passou.

Apercebi-me, no decorrer deste ano, que o nosso sistema de ensino não nos prepara para pensar…

Somos colocados numa sala, com um manual à frente e durante uma ou duas horas ouvimos o professor, escrevemos o que ele dita, fazemos algumas perguntas, fechamos os cadernos e vamos embora. Claro que isto não é regra, mas somos pouco incentivados a deb... (ler mais...)


No bairro »  2014-06-13 
Desci a rua que vai do pólo universitário até ao palácio da Ajuda, decidido a explorar o bairro circundante ao instituto, o bairro da Ajuda.

Até ao palácio da Ajuda pouco movimento observei, destacando-se o bairro social mesmo ao lado do instituto, longe dos olhares dos turistas que abundam um pouco mais abaixo, por Belém, numa clara ideia de exclusão social…

Chegado ao ”centro” do bairro, parecia que tinha entrado num mu... (ler mais...)


Capas negras »  2014-05-23 
O trinar das violas deu o mote para o que se veio a tornar num momento único, ao passo que foi impossível conter, após algumas tentativas infrutíferas, a lágrima que escorreu pela face.

Após sete meses de ter pisado o chão de Lisboa chegava o momento de traçar a capa, um dos mais emocionantes momentos académicos, que traz em si o simbolismo de envergar, pela primeira vez, o traje académico, bem como o aproximar do final do primeir... (ler mais...)


Os putos da rua »  2014-04-11 
Cuidado que vem aí um carro! – Ouvi eu quando ia a subir a rua.

Por breves momentos, recuei alguns anos e encontrei ali um fiel retrato da minha infância. Passaram muito poucos anos desde essa altura e as memórias estão frescas. Confesso. No entanto, as saudades desse tempo passado começam a surgir.

Em plena capital, um grupo de rapazes jogava à bola na rua. Algo que sempre foi para mim algo tão banal, assemelha-se a um fenóm... (ler mais...)


Turismo solidário »  2014-03-28 
Da minha varanda vejo o Mundo! Ou pelo menos uma parte dele, a que me rodeia. Gosto de chegar a casa e ficar a olhar pela varanda, perder-me na linha do infinito a observar e a ver toda a agitação típica da hora de ponta, com o sol a pôr-se lá ao fundo. Mas ver não é conhecer: posso até viver parte da minha vida numa cidade e nunca a ter conhecido totalmente.

Não basta viajar para conhecermos uma cidade. Viajar é muito mais do que ... (ler mais...)


Sem Nome »  2014-03-20 

Todos os dias, faça chuva ou faça sol, o vejo, com uma manta sobre as pernas, encostado ao frio pilar, defronte para a pastelaria. À hora de almoço geralmente costuma descer a rua e fica junto à porta da igreja. Como se de uma rotina se tratasse. O nosso caminho cruza-se. Diariamente.

Quando a noite cobre a capital são centenas os que, à sua semelhança, procuram o melhor abrigo nas ruas lisboetas para passar a noite. Os últimos ... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia