• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 19 Maio 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 26° / 12°
Períodos nublados
Ter.
 24° / 12°
Períodos nublados
Seg.
 23° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  23° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Ana Sentieiro

 

Amor, vamos dar um tempo »  2019-04-20 

Puberdade, temo que interpretes as minhas palavras de modo leviano, mas penso que chegámos àquele momento da relação em que já não faz sentido continuar. Desculpa, não tenciono desvalorizar o teu impacto em mim ou na minha vida nestes últimos anos que tivemos juntos, aliás, qualquer pessoa perceberia, ao olhar para a minha cara, iluminada por um tímido sorriso, que a tua pre... (ler mais...)


Os phones são outro fenómeno que revolucionou o modo como experienciamos a música »  2019-03-22 

É com alguma indignação entrelaçada com revolta que exponho um assunto secundário numa panóplia de assuntos, dos quais, o salário do Ronaldo agarra o protagonismo e leva-o de férias para a Grécia no seu jato privado, com direito a champanhe e não espumante! Parece que ninguém está interessado em dar relevo à falta de cultura musical dos millennials.

... (ler mais...)

Para quê tanto vermelho? »  2019-02-21 

O Dia de São Valentim é, à semelhança do Carnaval, do Dia da Mulher, do Dia da Aproximação do Pi ou do próprio Dia do Pi, uma celebração à qual não foi atribuída o estatuto de feriado e, como tal, não é respeitada no agregado de festividades.

O Natal ocupa, claramente, um assento privilegiado, com estofos de veludo e uma almofada de encos... (ler mais...)


Beija o chão e abraça a humilhação »  2019-02-15 

Olá! O meu nome é Ana, mas podes tratar-me por “caloira” num tom agressivo e um tanto incomodativo ou, se preferires, “besta”, acompanhado com “Enche vinte!” entoado de um modo pouco sugestivo.
Desde miúdos que somos inevitavelmente encurralados, durante um almoço com amigos dos nossos pais, no meio de breves golos de cerveja e rápidas trincas no papo-seco com pat&ecir... (ler mais...)


Torres Novas, hoje, é um activo tóxico »  2017-10-17 

Como é que o município pensa atrair investimento para as zonas industriais sem fazer o trabalho de casa primeiro? Vamos imaginar um cenário possível, que não agrada ao dono da Fabrióleo por razões que não vêm aqui ao caso - o da deslocalização da empresa para a zona industrial de Torres Novas: este cenário também não agrada à gestão d... (ler mais...)


Os primeiros 100 dias do Governo, da austeridade e da mudança »  2011-09-29 
Em 19/06/2005, publiquei um texto sobre ”os primeiros 100 dias do governo de Sócrates” que prometia privilégios no apoio aos mais pobres e mais progresso para Portugal. E tal como o anterior governo de Durão Barroso, prometera não aumentar os impostos.

Durão aumentou o IVA de 17 para 19%. Sócrates, aumentou para 21%. Ambos mentiram!

Na altura, eu dizia ”que estávamos a gastar aquilo que não era nosso e que mais tarde iría... (ler mais...)


A escola está de volta »  2011-09-08 
”Parecem bandos de pardais à solta... mas quando a tarde cai, vai-se a revolta... são os putos deste povo, a aprenderem a ser homens”.

É esta a grande mensagem que Ary dos Santos (o mais eloquente poeta português de sempre) nos deixou e que outro dos nossos maiores da cultura (Carlos do Carmo), nos canta e encanta.

É verdade, desde fins de Maio, a escola começou a desacelerar. Setembro (4 meses de inactividade), é o regresso ... (ler mais...)


O futebol e os negócios estão de volta »  2011-09-01 
Quando era criança um dos primeiros desejos foi ter uma bola para lhe dar pontapés: aliás, os primeiros brinquedos das crianças!

Comecei por ter uma bola de trapos e com ela organizava jogos no largo baldio, em volta da histórica e grande sobreira que deu nome à actual Rua da Sobreira, aqui no Entroncamento, árvore que foi abatida para dar lugar ao imobiliário.

Futebol (em inglês, football, pé na bola), foi uma das primeiras m... (ler mais...)


A democracia, não é servilismo, nem condicionada! »  2011-08-26 
Já decorreram mais de 37 anos que um golpe de estado militar, bem sucedido, permitiu e promoveu a instauração da democracia, em Portugal, tendo ficado para trás 48 anos de ditadura-fascista, sendo o povo, então, chamado a escolher uma Assembleia Constituinte que elaborou e aprovou uma nova Constituição e, a partir dela, foi eleito o Presidente da República e a Assembleia da República, donde emergiu o 1.º Governo Constitucional.

Des... (ler mais...)


A pobreza, não usa gravata! »  2011-07-29 
Perante as decisões dos políticos, face à gestão do sistema capitalista e de mercado, pelo qual impõem aos portugueses fortes restrições sociais e económicas e aumento de impostos, vem a Igreja Católica, através dos seus Bispos, mostrar preocupações sobre a pobreza em Portugal e logo as instituições, criadas a partir dos finais do século XV (as Misericórdias), aparecem para acudir àqueles que, por estado de necessidade e infortú... (ler mais...)

Educação e cultura, onde não devemos falhar! »  2011-07-14 
No dia 5 de Junho de 2011, o povo soberano votou na mudança, contra a continuidade. Votou pela austeridade!

Para executarem as medidas para a mudança já tomaram posse 47 elementos (39 homens e 8 mulheres), a maioria não eleitos, logo ao arrepio da democracia, ou seja, foram nomeados. Um deles até vivia e trabalhava no Canadá e outra diz que não percebe nada de agricultura, sempre dizendo ao ouvido de cada um dos filhos que já era min... (ler mais...)


Liberdade, um hino de sempre! »  2011-07-07 
Em 5 de Junho passado os portugueses foram convocados para usarem a sua liberdade e escolherem as pessoas que vão governar o país durante os próximos 4 anos. As escolhas eram muitas, sendo que havia 17 listas de candidatos.

A escolha era a favor dos partidos da austeridade ou contra eles. Dos 9.624.354 eleitores, cujos nomes constavam dos cadernos eleitorais, 2.813.069 (29,22% - é a representação do governo), decidiram escolher o PSD e... (ler mais...)


O consumo, o consumismo e o consumidor »  2011-06-22 
O sistema político, económico e social que emergiu a partir da revolução industrial e da Revolução Francesa, de 1789, alargou e democratizou a distribuição dos bens de consumo e criou um novo parceiro, o consumidor.

O capitalismo, enquanto sistema de troca de dinheiro por bens e vice-versa, fundou os mercados, estes que tudo controlam, através das instituições financeiras e dos bancos, ou seja, como se tem visto na crise port... (ler mais...)


O novo modelo de vida português: a austeridade! »  2011-06-09 
Após 75 dias de folclore político (desde 23 de Março, data da queda do Governo), das peixeiradas, das arruadas, das sondagens e doutros eventos, no dia 5 de Junho de 2011, aconteceu uma autêntica revolução em Portugal, em que o povo, livremente, escolheu o novo modelo de sociedade: a austeridade!

Eu estive lá, numa Assembleia de Voto e pude testemunhar que as pessoas estavam radiantes por escolherem a austeridade. Mostravam alívio e,... (ler mais...)


E os 100 anos de república não evitaram a crise! »  2011-06-02 

Em 5 de Outubro de 1910, operou-se, em Portugal, uma mudança de regime político. Os princípios e valores, pelos quais lutaram os republicanos, eram aqueles que a Revo-

lução Francesa, de 1789, implantou, ou seja, Igualdade, Liberdade e Fraternidade, valores e princípios pelos quais, também, lutaram os liberais vintistas, a partir de 1820, até à Regeneração de 1852, altura em que, segundo os, actuais, opinadores d... (ler mais...)


Apesar de tudo devemos votar em 5 de Junho! »  2011-05-13 

Já em plena crise financeira, em Setembro de 2009, houve eleições para a escolha do Governo que governou o país, até que em 23/03/2011, os partidos da oposição (da esquerda à direita) votaram pela sua queda e o Presidente da República, em vez de procurar outro Governo, no âmbito dos 230 deputados eleitos em 2009, preferiu dissolver a Assembleia da República e, a meio do mandato da legislatura, convocou novas eleições que ... (ler mais...)


O envelhecimento e o acesso à medicina e aos lares »  2011-04-29 

Os ”velhos”, estão a aumentar em Portugal, mercê da evolução das ciências da medicina que a partir do salto havido a partir de meados do século XIX, foram vertiginosos os seus avanços científicos, para bem de todos nós, não obstante as fratricidas guerras mundiais ocorridas no século XX que mostraram a outra face, abominável, do homem actual.

Ao invés, apesar da universalidade e igualdade destas descobertas cient... (ler mais...)


O Homem Português, quem é, donde veio! »  2011-04-22 

Estamos em 2011 e enquanto Nação quase milenária somos surpreendidos, mais uma vez, por uma situação de quase bancarrota que nos obriga a sermos governados pelos organismos internacionais. Na prática, deixamos de ser um povo soberano a mandar na nossa pátria, pelo que, vou tentar caracterizar o Homem Português, sendo que, o que sabemos das nossas genealogias são aquelas que os nossos intelectuais, académicos e escritores, no... (ler mais...)


Para quê eleições? Quem as paga? »  2011-04-07 

A partidocracia entendeu-se!

Pouco tempo após serem eleitos, vão, novamente, fazer eleições!

Daqui até 15 Junho de 2011, ”eles” vão fazer o que mais gostam: as arruadas, as peixeiradas, o folclore nas TV’s e nos comícios, falarem alto e grosso e nada dizerem!

Dizem que deve ser o povo soberano a decidir sobre a crise que os donos do dinheiro impuseram aos portugueses. Mas, nenhum vai reconhecer as causas da ... (ler mais...)


A crise, a distribuição da riqueza e a democracia representativa »  2011-03-17 
Aqui estão três questões que devem concitar a atenção e o interesse do povão cá da minha terra, sendo que são assuntos que influenciam, directamente, a vida de todos nós. E são temas que se interligam uns com os outros.

Vejamos: tudo depende da conformidade do funcionamento da democracia com a vida real.

Pela democracia, escolhemos os melhores cidadãos para gerirem a coisa pública, seja a nível local, ou na governação cen... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-04-20  »  Jorge Carreira Maia Sondagens, Marcelo, Anos Sessenta e Notre-Dame
»  2019-04-20  »  José Ricardo Costa A vitória do Chile
»  2019-04-20  »  Ana Sentieiro Amor, vamos dar um tempo
»  2019-04-20  »  António Gomes A transparência das águas
»  2019-04-20  »  Inês Vidal O porco