• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 18 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 26° / 11°
Céu limpo
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Carlos Ramos

 

Liberdade e responsabilidade »  2015-01-30 
Temos assistido, nas últimas semanas, a discussões acesas sobre liberdade e o direito de expressão. O tema da liberdade requer per si uma análise sobre o sentido da vida e a vivência da vida. Pensar a vida e o seu sentido obrigam-nos a colocar questões como a liberdade, verdade, responsabilidade, respeito pela diferença, etc. Mas também obrigam-nos a colocar questões como a inovação, recriação, arte, espiritualidade, opções, etc. ... (ler mais...)

As ofertas dos Magos »  2015-01-09 
Os três reis magos, ou simplesmente reis magos ou magos na tradição da religião cristã, são personagens que teriam visitado o menino Jesus logo após o seu nascimento. Foram mencionados apenas no Evangelho de S. Mateus, onde se afirma que teriam vindo ”do leste” para adorar o Deus Menino, ”nascido Rei dos Judeus”. São figuras constantes nos relatos da natividade. Melchior (também chamado Melquior ou Belchior), Baltasar e Gaspar... (ler mais...)

Recristianização das festas cristãs »  2015-01-01 
Vivemos um período rico na comunidade cristã, com a celebração da Encarnação (nascimento) do Filho de Deus. O Natal é a festa do nascimento de Jesus numa gruta em Belém; é a festa da vida em Deus no coração de cada cristão e no coração da Igreja. A manjedoura onde Jesus terá recebido o calor do mundo, torna-se para nós um desafio em sermos o calor da fé em Jesus, num mundo que se requer transformado pela Graça de Deus.

A f... (ler mais...)


A arte sacra na Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas »  2014-11-07 
Na semana a posteriori às comemorações do aniversário da Santa Casa e no âmbito dos festejos, decidiu a Mesa Administrativa finalizar o evento dos 480 anos com uma tarde cultural sobre o Património Artístico.

No próximo Domingo (9), na Igreja da Misericórdia, pelas 15 horas ,ocorrerá um momento musical com a participação da Orquestra de Câmara do Choral Phydellius. Após a intervenção do Choral a mestre Joana Frazão (licenci... (ler mais...)


"Pelo combate à pobreza e exclusão social" »  2014-10-16 
A iniciativa pelo combate à pobreza e à exclusão social, remonta ao ano de 2010 (Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social) e tem tido um grande sucesso no sensibilizar para problemáticas relacionadas com a pobreza e exclusão social. A pobreza é uma das maiores preocupações sociais de qualquer homem de boa vontade. Sensibilizar para o combate à pobreza e exclusão social é uma missão de todos os cidadãos que se preocupam co... (ler mais...)

"Ser-se líder hoje é ser-se superior à bisbilhotice" »  2014-10-10 
Ser-se líder, hoje, passa por ser-se um educador de virtudes, de valores humanos e cristãos, acreditando que poderá fazer-se a diferença num mundo hipócrita que nos rodeia. Ser-se líder é fazer a diferença no bem, na procura da verdade e na sua promoção.

O líder é responsável por criar esse ambiente de verdade, não deixando que no grupo que lidera domine um ambiente hostil, deprimente, onde reine o pior dos defeitos de que soci... (ler mais...)


A Misericórdia ao serviço da comunidade: solidariedade com sustentabilidade »  2014-08-29 
A Santa Casa, desde a sua origem (1534), dedica a sua sabedoria e energia ao serviço do próximo. A luz da sua ação social alicerça-se nas obras de misericórdia e no espírito cristão da prática da caridade. Ser-se Santa Casa é ser-se testemunha da caridade evangélica junto de todos os homens e mulheres contemporâneos.

A caridade cristã vive-se em relação ao próximo. A práxis cristã do amor ao próximo ultrapassa as questõe... (ler mais...)


Aprender a pensar ao invés de opinar! »  2014-07-25 
A capacidade de pensar é uma das mais nobres no ser humano. Pelo pensamento, o verdadeiro progresso torna-se possível e real. Uma sociedade que promova o pensar progride na qualidade de vida e na exigência social.

Sócrates (V a.c.), enquanto pensador clássico e intemporal, promoveu o valor do conhecimento como a principal riqueza da comunidade de Atenas. O seu trabalho visava ajudar os jovens a pensar, a conhecer as razões das coisas,... (ler mais...)


Gold! E a Ética? »  2014-06-06 
O cartão Gold é um cartão de prestígio, que permite efetuar a crédito, beneficiar de pacotes de seguros, e muito mais, conforme a entidade bancária. O gold tem presente o prestígio, onde assenta o prestígio! Numa cultura capitalista e ultraliberal só pode ser o dinheiro ou a imagem com formas bem delineadas o critério de acesso ao Gold. O Gold é como um atributo de poder e de capacidade de influência sobre o futuro das populações. ... (ler mais...)

Festas de Santo António »  2014-05-23 
Os preparativos para a festa em honra de Santo António iniciaram-se com todo o entusiasmo. A associação de festas iniciou o processo de preparação e angariação de fundos com fervor e com grande sentido de cooperação institucional.

Santo António é uma marca indelével da cultura religiosa e cultural de Portugal. A sua ação como pregador e pensador é irrepreensível, um testemunho vivo da beleza da conjugação entre sabedoria e... (ler mais...)


Liberdade! »  2014-04-16 
No presente ano fala-se, imenso, dos 40 anos de Abril ou da liberdade. O 25 de abril, como acontecimento de mudança política e de alguma orientação social, surge em muitas opiniões como o acontecimento do século XX na história de Portugal, tal a forma como é comemorado. Sem dúvida que trata-se do acontecimento mais marcante de mudança política recente no nosso país. No entanto, não deixa de ser um entre muitos acontecimentos de alter... (ler mais...)

Alzheimer e demências »  2014-04-04 
A Santa Casa de Misericórdia de Torres Novas abriu, no passado mês de dezembro, a valência social na área do alzheimer e das demências. O projeto social iniciado pela Santa Casa visa colmatar uma necessidade sentida por muitas famílias perante a dificuldade em responder, adequadamente, aos familiares com tais debilidades.

A experiência do alzheimer e a demência geriátrica estão presentes na grande maioria da população idosa. Esta... (ler mais...)


Indústria agroalimentar »  2014-03-21 
O nosso concelho, no passado, foi bastante profícuo na produção agrícola. As casas agrícolas deram um forte apoio na criação de riqueza e no desenvolvimento social do concelho.

A riqueza agrícola e a força das casas agrícolas contribuíram para o crescimento demográfico do concelho. Muitas pessoas deslocavam-se para Torres Novas na altura das campanhas agrícolas para ganharem o seu sustento. Hoje, o nosso concelho goza de grande... (ler mais...)


O drama do desemprego »  2014-03-07 

Portugal vive uma experiência humana dramática, marcada pela ausência de oferta de trabalho/emprego. A ausência de oferta de emprego face à procura denuncia uma das maiores calamidades sociais em Portugal. As taxas de desemprego entre os jovens é extremamente preocupante e grave para a consistência da identidade e autonomia nacional. A taxa de desemprego no nosso concelho caminha para rumos imprevisíveis e preocupantes. É necessário... (ler mais...)


Olhares e actos de solidariedade »  2014-02-21 

Perante a crise e a troika, todos ou quase todos dizemos que a culpa é dos governantes e não do povo. Ou seja, também nós comemos o fruto proibido do jardim do Éden e atribuímos culpa aos outros. Será que a actual conjuntura deve-se, somente, aos erros escandalosos dos governantes?

Como nos posicionamos perante o direito e dever cívico de votar? Lemos os programas dos partidos que se apresentam a sufrágio? Votamos considerando ... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia