• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 24° / 11°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Cristina Tomé

 

Por onde andaste nos últimos 40 anos? »  2014-05-02 
Nos últimos dias, a pergunta que se mais ouve é ”onde estavas tu no 25 de Abril de 1974?” e as respostas, na sua generalidade, verdadeiras ou fantasiadas, revelam-nos que todos os que passaram por este dia fizeram algo que não só engrandeceu a data como a tornou inesquecível para cada um.

A pergunta que me apetece fazer é outra: ”que fizeste tu nos últimos 40 anos?”. E logo de seguida outras me ocorrem.

Onde estavas tu q... (ler mais...)


Vamos fazer Abril acontecer »  2014-04-04 
Os dias de Março de 1974 sucediam-se, sem que nos apercebêssemos, a um ritmo acelerado, preparando a chegada de Abril.

Na madrugada de 25, Abril entrou com todo o seu esplendor e grandeza. As ruas encheram-se de uma enorme multidão, milhares de rostos confiantes, a alegria estampada em cada sorriso, o cheiro a cravo esvoaçava de mão em mão, o sabor doce e genuíno de cada letra da palavra Liberdade ganhava uma dimensão irreconhecível... (ler mais...)


E pela primeira vez vi nascer naquele olhar cansado um sorriso de esperança »  2014-03-07 
De corpo franzino e mãos trémulas, o corpo agitava-se à medida que falava comigo, um olhar cansado num rosto muito jovem, onde não se avizinhava esperança. Inicia o seu dia de trabalho às 7 e termina para além das 21. Sem pausas, come às escondidas, coisa pouca, não vá o patrão ver. Ganha o salário mínimo, por vezes tem que se deslocar para trabalhar noutras instalações, as despesas são por sua conta. Quando lhe perguntei como con... (ler mais...)

Gente com talento no nosso hospital »  2014-02-21 

Na passada sexta-feira, assisti à peça de teatro ”O Barão de Sanguinhal”, do grupo de teatro da Casa do Pessoal do Hospital de Torres Novas, constituído por trabalhadores e familiares, todos amadores.

Conta-nos a história do Zé Maria, um merceeiro endinheirado cuja ambição é ser director de um banco. Para isso alia-se politicamente a quem mais lhe convém. Casado com uma mulher simples, vive rodeado de gente interesseira e b... (ler mais...)


Dar continuidade à luta de Maria Lamas »  2014-02-14 
Maria Lamas foi uma mulher notável que dedicou a sua vida à democracia e especialmente à defesa da igualdade e dignidade das mulheres, incluindo o direito ao voto.

Sem nunca ter desistido de lutar, transformou contrariedades em coragem para seguir em frente sem medos. A combatividade valeu-lhe o desemprego, a perseguição, o assédio policial, a prisão e o exilio.

Mais que divulgar, é necessário reavivar o trabalho legado por Maria... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia