• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Fernando Faria Pereira

 

Direito à indignação »  2018-12-07 

O conceito deve-se, tanto quanto me lembro a Mário Soares, figura incontornável da democracia, que protagonizou a Presidência Aberta pelo Ambiente em resposta ao artigo 66º da constituição (ambiente e qualidade de vida) que estipula no seu nº 1: todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender. Segundo a aliª a) do nº 2, desse ... (ler mais...)


Palavra passe »  2018-11-21 

Estaciono à primeira. Entro no café. Portas automáticas. 3 rapazes: o do lado de lá e outros 2. Boa noite! Bnoite. 1 Água com gás natural sem copo. A televisão está no CM: desgraças, previsíveis ameaças. Deambulo: sala alongada, 2 ou 3 mesas vazias, balcão todo ao comprido… O rapaz do bar junto à TV a afinar colunas, enquanto fala com 1 dos client... (ler mais...)


Pasta medicinal couto »  2018-01-04 

Primeiro mês do ano, aniversário para mim, já próximo dos sessenta. O velho passou-se, rei morto, viva o rei! Não faço previsões, mas informo-me: são tantas notícias ao mesmo tempo, de todo o lado, em tão variados meios, jornais, rádio, televisão, que por vezes me apetece desligar, mas não é possível! A internet tem tudo a não sei qua... (ler mais...)


Para quê um jornal? »  2014-09-25 
Sim, um jornal pra quê? Quando as notícias nos chegam todo o dia-a-dia, no telemóvel, nas páginas da internet, na televisão, nos tablets, sem que se guarde nada dessa lufa a lufa de informação? Um jornal é quase primitivo, nesta era de novas tecnologias. Folhas com imagens e palavras que se podem levar para qualquer lado, sem necessidade de estarmos ligados à ficha. Não precisamos mais do que saber ler! As outras notícias teimam em nos... (ler mais...)

Domingo »  2013-12-27 

Domingo, manhã de compras semanais. Gostava de ter o prazer de não cumprir este dever mas tem de ser. Tenho um livro para ler, que maçada não o poder fazer, não é estudar nem nada, só prazer. Na rua, o sol doira, que se lixe a literatura. Atravesso o rio que corre menos mal dentro da cidade, bem mal fora dela, o que não é original. Sopra uma brisa naturalmente matinal, estou com pressa, não tenho tempo, não me quero demorar. Estudo... (ler mais...)


O admirável mundo novo »  2013-03-28 
Sento-me. Ligo o computador. Espreito a televisão. Navego pelos canais, antes do filme: história, musica, notícias.… National Geografic: passa um urso polar a nadar pelo gelo… Toca o telemóvel… O computador pronto a entrar na net: rádio Portugal on line… Vou à Escócia para ouvir música celta… Têm problemas: necessitam de cheta ou o rádio vai à vida. Demoro a acertar o volume: regulo na página, no sistema operativo e, finalme... (ler mais...)

Carne para canhão »  2013-03-08 
Estalou a polémica da carne de cavalo nas lasanhas. Estão envolvidas empresas internacionais: a Ikea já retirou almondegas do mercado porque o ADN relinchava e vez de mugir - a responsável pela produção seria uma empresa sueca. Se se lembram de procurar ADN dos alces, estou mesmo a ver os ecologistas bradarem aos céus; se encontram ADN de javalis, então é um problema religioso insanável. Creio que o escândalo ainda não ultrapassou os... (ler mais...)

Publicidade de natal »  2011-12-29 
Procurava um conto de natal inspirador… Então na própria noite do pai natal e do menino Jesus deparei com um anúncio que dura apenas minuto e meio. Começa com acordes de um guitarra, uma criança vestida de vermelho corre em redor duma cúpula de vidro e ferro, em seguida aparece uma mulher de costas dedilhando para um grupo de alegres crianças que cantam. Um locutor a falar e palavras em letras grandes: enquanto uns dizem que tudo está p... (ler mais...)

O problema do Pai Natal »  2008-12-18 
O Juiz olhou demoradamente aquela figura caricata de barbas brancas e barriga rubicunda que parecia ausente, sem perceber o que se passava, dir-se-ia divagando pelas estrelas. Depois de ponderar cuidadosamente a matéria submetida a juízo e avaliar as alegações de todas as partes concluiu que, manifestamente, não podia produzir qualquer acusação, (considerando embora a gravidade das mesmas), pela simples razão de que o réu presente em tri... (ler mais...)

 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia