• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Graça Rodrigues

 

Chá ou a falta dele »  2014-02-21 

Ao fim-de-semana, por vezes, entretenho-me a passar os olhos pela coluna de um semanário dedicada a esclarecer dúvidas dos leitores sobre regras de etiqueta, ou a maneira correcta de actuar em sociedade de modo parecer-se uma pessoa requintada. Por vezes rio-me sozinha com algumas perguntas e respectivas respostas, como a leitora que perguntava se ficava bem ir a um casamento à tarde de vestido comprido, e perante a resposta negativa, fico... (ler mais...)


Efeméride »  2014-02-07 

Daqui a nada, vai fazer um ano sobre a data em que comecei a escrever para este jornal, e não sei se é um facto para comemorar ou não. Estas crónicas foram sempre umas pequenas notas pessoais, desabafos e observações do quotidiano, cujo interesse para os torrejanos sempre questionei, habituada que estava a escrever para mim e para uns poucos amigos. Achei sempre que as minhas notas tinham muito pouco interesse para os outros, uma vez qu... (ler mais...)


A mata »  2014-01-10 
No passado foi um lugar mágico, onde havia contrabandistas, lobisomens, florestas encantadas e casinhas nas árvores. E os miúdos, eu com eles, a correr desenfreados aos saltinhos nas pedras, a procurar as rosas albardeiras tão efémeras e raras, a contar girinos para dentro de frascos, e a torrar ao sol nas férias grandes ao lado de grandes sacos de macela que vendíamos para ervanárias com o rótulo de camomila. Era o lugar onde se ensaiav... (ler mais...)

Doze passas »  2014-01-03 

Primeiro desejo - Quero um lugar onde todas as pessoas possam decidir livremente levar a vida que escolherem, sem medo, sem preconceito, sem violência.

Segundo desejo - Quero um lugar em que as pessoas possam ter a profissão que idealizaram, e se realizem nela todos os dias, com nobreza e dignidade.

Terceiro desejo - Quero um lugar em que os meus filhos e os filhos de toda a gente, ao atingirem a idade adulta, possam escolher o se... (ler mais...)


Um conto de Natal »  2013-12-27 

Sento-me aqui neste sofá velho de tantos anos, recostada, os olhos apagados, uma manta no colo e as mãos sempre frias, a espantar a vontade de escrever as memórias antes de elas se gastarem. Não acredito nas minhas memórias, mas por vezes é preciso deixá-las arejar, passeá-las pelas divisões vazias, sair do quarto, olhá-las pelo lado de dentro do vidro, acreditar que podem ter sido vividas. As memórias são decepções do presente.... (ler mais...)


Quem és tu? Quem sou eu? O que é que faz de uma pessoa, aquela pessoa? »  2013-11-22 
Estas perguntas têm-me atormentado desde que me conheço. Às vezes penso tanto que o pensamento forma um novelo, tento decifrar-me, perscruto também nas almas dos que me rodeiam, na busca de algumas respostas mas no fundo sempre à procura de mim. Só que, depois de uma visita que fiz no passado sábado, procurei obter respostas mais urgentes. Tinha que saber o que define uma pessoa. Ao longo do tempo descobri que algumas coisas ajudam a decif... (ler mais...)

Um século partido ao meio »  2013-11-01 
Antes de fazer cinquenta anos achava que ter cinquenta anos era a pior coisa que podia acontecer a uma pessoa. A pessoa chegava àquela data e passava a ser velha, como se de repente a marca de uma cicatriz horrível nos desfigurasse, ou a cabeça aparecesse toda branca nessa madrugada, uma espécie de castigo da natureza por nos termos atrevido a chegar tão longe.

Mas, depois, passamos essa meta e nada de terrível acontece. Subimos outro d... (ler mais...)


A amizade é uma caixa de fósforos »  2013-10-11 
Naquele dia, reuniram-se num pátio cheio de sombras, deram as mãos, coisa inédita entre homens, abraçaram-se, conversaram, riram feitos parvos, contaram as incontornáveis histórias de gajas, de carros, de política e de futebol. E as mulheres lá dentro, feitas galinhas, a remexer nas gavetas e a cacarejar, todas contentes com os seus colares e o tom do verniz, orgulhosas dos filhos na universidade e dos maridos sem barriga, felizes por est... (ler mais...)

Lustre »  2013-09-26 
Há dias foi-me pedido pela organização do Festival Materiais Diversos que fosse cicerone de um pequeno grupo de estrangeiros que visitava a nossa região pela primeira vez. Faziam parte de um grupo maior de programadores internacionais que se deslocaram ao festival em trabalho, mas era importante que alguém lhes aligeirasse a estadia com uma visita emblemática e ilustrativa, mas significante. Sugeriram-me que os levasse ao meu lugar favorito... (ler mais...)

O meu tio »  2013-09-06 
Era o nosso tio preferido, meu e da minha irmã. Todas as férias grandes, quando nos visitava, prometia, ao despedir-se, trazer da próxima vez um chocolate ”Deste tamanho”. E abria os braços a perder de vista para fora da sala, deixando um gosto a delícias nas nossas bocas que nunca chegaram a provar iguaria nenhuma. Também nos prometeu, dezenas de vezes, que havia de nos trazer uma televisão ” Deste tamanho”. E esticava os braços ... (ler mais...)

Limpeza geral »  2013-08-30 
Não sendo médica nem psicóloga nem técnica de coisa nenhuma, e declarando-me aqui humilde aprendiz sem mestre do curso de bem-viver, muito esforçada na observação e no estudo, munida dos meus filtros e dos meus óculos de aumentar, tenho observado que as pessoas continuam infelizes apesar do bem-estar e conforto materiais, apesar do conhecimento e da cultura estarem ao alcance de todos, e apesar dos avanços da ciência e de todas as facil... (ler mais...)

Bendita testosterona »  2013-08-23 
Era o meu último dia de praia e não queria desaproveitá-lo com a perspectiva do que me esperava a partir do dia seguinte, pois o horizonte começava a ficar nublado. Resolvi dar mais um passeio de estudo científico, desta vez para observar a fauna masculina (tarefa que realizei com alguma curiosidade e muito agrado) como se fosse uma antropóloga em vias de catalogar espécimes.

Na véspera, já tinha feito uma análise semelhante mas n... (ler mais...)


Pés com areia »  2013-08-02 
Este ano estou livre da obrigação da ida à praia. O meu benjamim já é adulto.

Ouvi há dias uma pequena notícia sobre a recente abertura de um hotel vedado a crianças. A notícia suscitou alguma polémica, com os apoiantes da ideia, que não é nova, a defenderem o direito ao sossego e tranquilidade de todos os clientes que não queiram partilhar os desassossegos dos filhos dos outros, e os indignados que acham a discriminação um ul... (ler mais...)


Nasceu o bebé real »  2013-07-26 
Este bebé de que vos vou falar é filho de uns amigos meus, não confundir com um certo príncipe que acaba de nascer em Inglaterra. Essa criança longínqua pertence ao universo dos contos de fadas, onde a realidade aparece distorcida e desfocada, e onde as crianças que nascem usam galardões e nomes pomposos. Esta, de que vos falo, é que é mesmo real: conheço-a, via-a, senti-lhe o cheiro a leite e mel, as mãozitas fechadas à roda dos m... (ler mais...)

Fraternidades »  2013-07-19 
Esta semana foi pedido aos alunos finalistas do secundário, no exame nacional de Português: ”Num texto bem estruturado (…) apresente uma reflexão sobre a importância da fraternidade na sociedade contemporânea.” O enunciado do mesmo exame começava com esta frase :”O artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos do Homem proclama que todos os seres humanos devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Q... (ler mais...)


Por favor não contes a ninguém »  2013-07-12 
As mulheres não conseguem manter um segredo mais do que trinta e dois minutos.

Segundo um estudo publicado em alguns jornais britânicos, após analisar as respostas de três mil mulheres entre os dezoito e os sessenta e cinco anos, parece que oitenta e cinco por cento delas gostam de ouvir segredos. No entanto, e mesmo sendo um segredo algo que contamos a alguém e pedimos para não ser divulgado, quase metade das confidentes do sexo femi... (ler mais...)


A tia »  2013-06-28 
Não sei se hei-de ficar nesta casa mais um Inverno ou não. Não aguento outro Inverno cheia de frio, nem a humidade, este chão gelado, a porta que dá directamente para a rua, o vento que assobia da chaminé, as janelas mal calafetadas, o aquecedor desligado porque o dinheiro não chega, ficar isolada dentro da cama porque é onde está mais quente. Vai ser um suplício se eu aqui ficar, e nem sei se vou aguentar. Os meus pés estão sempre ... (ler mais...)

Saci Pererê »  2013-06-21 
Já alguma vez deste conta de existirem em ti duas entidades diferentes, como se metade de ti fosse inocência e a outra metade tivesse sido contaminada por uma pequena gota de veneno?

Já te aconteceu fazer um gesto improvável, dizer palavras que nem sequer pensavas, agir por impulso reagindo a algo que te provocou, e quase no mesmo instante te arrependeres? Ou magoar alguém, consciente e deliberadamente de forma maldosa, e ficares tu ma... (ler mais...)


A mão verde »  2013-06-14 
A horta era um quadrado de terra esquecido ao fundo do pátio, onde existia um coto raquítico de oliveira e solo barrento sobre lajes e pedregulhos soltos. Mas era já um espaço terapêutico, desbravar e amansar o terreno foi o primeiro trabalho em muitas e enfadonhas manhãs, até despontar o primeiro pé de salsa e uma alegria nova florir em mim.

Comecei por cultivar ervas aromáticas e, depois de comprar alguns livros sobre o assunto, ... (ler mais...)


Professores e alguns mestres »  2013-05-31 
Há professores que são técnicos de ensino e professores que são mestres. Os primeiros, passam pela vida dos seus alunos e deixam neles o selo do conhecimento, os outros são os que marcam com ferro em brasa o pensamento, o coração, as artérias e os músculos, a pele e a alma.

Já tive a sorte de me sentar defronte de alguns desses mestres enquanto frequentei a escola pública e durante outras formações que fui fazendo ao longo dos ... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia