• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sexta, 28 de Abril de 2017
Pesquisar...
Seg.
 23° / 7°
Claro
Dom.
 19° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 20° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  15° / 8°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

João Carlos Lopes

 

BENDITOS OS PEIXES DO AZUL ( há 30 anos o Zeca emalou a trouxa e zarpou) »  2017-02-23 

Pelos 14 anos, quando me meti nas militâncias revolucionárias logo a seguir ao dia inicial, mais que as ideologias e as cartilhas, vejo eu agora, havia uma espécie de programa poético que em fundo embalava gestos e ousadias, esperanças e coragens: pelas praias do mar nos vamos à procura da manhã clara. Eram palavras e música, uma mão cheia de músicas e poemas que me impressio... (ler mais...)


O PEDU segundo Mateus, o augusto »  2017-02-16 

“Torres Novas.pt- ponte para todos” será, muito provavelmente, o último trabalho deste cariz, feito nesta autarquia, com vista à definição de uma estratégia global para o concelho na perspectiva de candidaturas comunitárias”: eram estas as palavras de António Rodrigues a abrir o prefácio do plano estratégico 2007/2015, elaborado pela empresa do ex-ministro ... (ler mais...)


Será que não damos mais que isto? »  2017-01-05 

Nos idos da década de oitenta do século passado, muito do que se debateu sobre Torres Novas teve lugar na velha galeria Maria Lamas. Por ali passaram arquitectos, urbanistas e ambientalistas, gente como Gonçalo Ribeiro Teles ou Carlos Pimenta marcaram presença em activas discussões sobre o futuro de Torres Novas. Ontem, como hoje, se falava na necessidade de integrar a memória no que se planeia e na ur... (ler mais...)


Folclore »  2017-01-04 

Todos os anos, ano após ano e sempre nesta data, aqui se noticiam ou se abordam, de algum modo, as festas de aniversário dos ranchos folclóricos de Torres Novas e de Riachos, fundados exactamente no mesmo ano e que, daqui a nada, celebrarão a data redonda das seis décadas.

Se, no caso das bandas filarmónicas, se desenrolou um feliz processo de adequação aos tempos modernos (s&oacu... (ler mais...)


Hasta nunca comandante »  2016-11-29 

Mesmo sem termos lido ensaios e sebentas que caracterizavam o comunismo soviético como uma deriva histórica dos despotismos asiáticos (e como estávamos nós longe dessas subtilezas ideológicas, que queríamos era uma revolução interior de festa, alegria, música e miúdas), não deixávamos de pressentir, contudo, que aquele comunismo desbotado plasmado nas im... (ler mais...)


Milhões »  2016-11-02 

Não, não é uma brincadeira. É coisa séria dizer-se que o orçamento municipal de um concelho de 35 mil habitantes é, grosso modo, o ordenado-base mais os prémios de jogo de seis meses do Ronaldo no Real Madrid. Soa bem? Não, não soa nada bem.

Como não soa bem que o director de um banco público se prepare para ir ganhar mais de 300 vezes do ganham milhare... (ler mais...)


O ouro ao bandido »  2016-09-21 

Na recente vinda do secretário de Estado do Ambiente a Torres Novas, o presidente da câmara anunciava, a destempo, que a autarquia iria limpar a ribeira da Boa Água. Na altura, pensou-se que se tratava de uma daquelas coisas que se dizem a quente. Mas não: na manifestação de sexta-feira, Pedro Ferreira renovou a intenção, sem antes dizer que a câmara não tem competências... (ler mais...)


Eis o monstro, agora em todo o seu esplendor »  2016-09-16 

Livre de panos e taipais, é possível ver agora toda a dimensão de mais um atentado urbanístico à cidade e à sua harmonia, que é património dos torrejanos. Atravessando o alinhamento dos edifícios da mais importante rua da cidade, caindo para cima do passeio, tapando completamente o edifício recuperado do antigo hospital, arrogante na sua inutilidade e pobreza estética... (ler mais...)


Deixa arder »  2016-08-24 

A acreditar nos dados de um estudo da União Europeia divulgado há um ano, Portugal teve mais incêndios que a Espanha, França, Itália e Grécia juntos no período entre 2000 e 2013. Este pequeno país registou, mais concretamente, 54% do número total de incêndios dos países mediterrânicos, quando a sua área total, no conjunto dos cinco, pouco passa dos 10%. Est... (ler mais...)


Bom Amor »  2016-08-05 

Os juristas sabem explicar isto: quando o interesse público ou valores ainda mais elevados se sobrepõem à circunstancialidade da lei e das normas, e à acção dos seus titulares na aplicação administrativa das mesmas, ou quando a dimensão da pressão social ou da realidade, por si, legitimam que alguém (a comunidade, um grupo, um protagonista) tome a decisão de de... (ler mais...)


Sandochas »  2016-07-06 

Há coisas que, nunca por nunca, deveriam ser entregues ao mercado e à iniciativa privada actuando à vara larga. Não há volta a dar: o interesse público é incompatível com os interesses do “mercado”, da “competividade”, da “livre iniciativa”, por mais mecanismos de regulação que existam, que no caso são uma fraude ao serviço d... (ler mais...)


Alerta vermelho »  2016-06-05 

Dados de 2015: nos concelhos do chamado “Médio Tejo” nasceram 1500 crianças e morreram quase 3500 pessoas, um saldo negativo de cerca de 1800. Cruamente, quer dizer que dentro de 20/30 anos Sertã, Ferreira ou Mação estão em processo de extinção demográfica já irreversível, Alcanena, Constância ou Abrantes não se podem rir muito, Ourém v... (ler mais...)


O varrasco »  2016-04-21 

Em boa hora, a maioria socialista engendrou um momento cívico à altura das comemorações do 25 de Abril, designadamente a oferta de um porco no espeto à população, motivo que incendiou o debate ideológico em redor dessa data tão longínqua, mas assaz presente na nossa memória.

A oposição, pobre e mal agradecida, logo deitou achas na fogueira onde o... (ler mais...)


Guardadores de escravos »  2016-02-17 

Naquele tempo, a malta tinha escola da parte da manhã, por exemplo, e mais dois dias de tarde, até às quatro horas no máximo. De modo que sobravam horas e dias para infindáveis tempos de brincadeira, de preguiça, de descoberta da rua e do mundo próximo, tempo e espaço para sonhar com a liberdade de viver. Passados uns anos, pensou-se que mesmo esse tempo passado dentro dos muros da escola... (ler mais...)


The wall »  2016-01-20 

Há coisas que se fazem numa cidade que durarão gerações incontáveis e ficarão a assinalar, umas vezes a visão ousada, outras a indigência dos protagonistas das decisões. Sem qualquer interesse na matéria e sem qualquer abordagem de natureza política, ficando-me, portanto, nos limites do bom senso e daquilo que parece ser o interesse da cidade, não deve deixar-se... (ler mais...)


Sinais dos tempos »  2015-12-02 

Há pequenas notícias que, de tão vulgares e aparentemente merecedoras de pouca atenção, escondem brutalmente o sentido das coisas e o rumo deste nosso mundo, confuso e improvável. Na Meia Via, a antiga escola primária vai dar lugar a um lar de idosos, o termo que eufemisticamente inventámos para arrumar as pessoas em estado social terminal. É uma notícia vulgar, igual a cent... (ler mais...)


A bola »  2015-11-04 

Relata-se, nestas páginas, o trabalho de excelência desenvolvido pela UDR da Zona Alta na promoção da actividade desportiva, mas podia falar-se igualmente do Clube de Natação de Torres Novas e de outras agremiações que, tendo espaços como o palácio dos desportos para treinar e competir, conseguem angariar recursos e factores de atracção junto dos jovens e dos se... (ler mais...)


Do populismo »  2015-08-28 

A conspiração de interesses que está a destruir as bases do sistema democrático e a tentar eliminar, a todo o custo, os partidos políticos enquanto instâncias de mediação entre os cidadãos e o Estado, para poder assaltar o Estado à vontade na batalha final, continua a fazer o seu trabalho de sapa instigando ao ódio aos partidos. Tudo serve para demonizar os partidos po... (ler mais...)


Bombeiros: os ganhos e as perdas »  2015-07-22 

Os finais de mandato e a proximidade de eleições continuam a ser, infelizmente, momentos em que o oportunismo e a demagogia emergem em todo o seu esplendor. A todo o custo, o governo PSD/ CDS quer resolver o problema do quartel dos bombeiros: a miragem do voto desafia à solução, em poucas semanas, de uma questão que tem anos. Tem de ser agora, claro.

A actual maioria camarária PS, com a ... (ler mais...)


A TAP e Humberto Delgado »  2015-06-11 

Humberto Delgado nunca me mereceu aquela admiração, enquanto figura política, que parece ter-se tornado unânime para a grande maioria dos portugueses. Sim, teve algum mérito no desassombro com que enfrentou Salazar e o regime que servira até então, mas a sua biografia política não confirma uma personalidade ideologicamente sólida. A s oposições foram equí... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-04-20  »  Jorge Carreira Maia Marcelo, Marcelo