• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 19 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 28° / 13°
Períodos nublados
Qui.
 24° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 21° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Juvenal Silva

 

A OBESIDADE É UM PROBLEMA DE SAÚDE »  2018-12-19 

A obesidade é um problema de saúde e também um fator de risco para diversas doenças. Pessoas com mais de 20% de peso acima do recomendado para a sua altura e sexo, são mais vulneráveis a doenças degenerativas, nomeadamente problemas cardíacos, determinados tipos de doenças cancerosas, diabetes, artrite, etc.

As pessoas obesas tendencialmente consomem grandes quantidades de ... (ler mais...)


Como funciona a nossa memória »  2018-12-07 

 

A memória é essencial para a nossa capacidade de gravar, armazenar e recuperar informações. A nossa memória é uma máquina fantástica, que contém as nossas perceções, os nossos sentimentos, as nossas memórias, imaginação e permite-nos pensar e, ser quem somos.

A perda de memória é um problema, mas não &ea... (ler mais...)


Quais os sintomas e tratamentos naturais dos resfriados »  2018-11-21 

Os resfriados podem ocorrer em qualquer época do ano. Todavia, são mais comuns entre as estações de outono e inverno.

Os sintomas mais comuns são: coriza, espirros, congestão nasal, tosse, dor garganta, cansaço, perda de apetite, febre baixa, embora nas crianças possa ser mais elevada ocasionalmente. As pessoas com o sistema imunitário mais fragilizado são as mais af... (ler mais...)


Compreender e prevenir as doenças cardiovasculares »  2018-10-27 

Na categoria de doenças cardíacas e cardiovasculares, estão englobadas vários tipos de doenças, entre as quais destaco: aterosclerose, angina de peito e ataque cardíaco.
As artérias desempenham um importantíssimo trabalho de transporte de sangue do coração para outras partes do nosso corpo. Aterosclerose acontece quando a parte interna da parede das artérias fica... (ler mais...)


Como prevenir e tratar infeções urinárias »  2018-10-12 

Como prevenir e tratar infeções urinárias

As infeções urinárias são muito incómodas e mais recorrentes nas mulheres, que as obrigam a consultas médicas algumas vezes ao ano. Normalmente, o tratamento consiste na toma de antibióticos, que matam a infeção presente, mas deixam a bexiga vulnerável a uma próxima invasão bacteriana. Cada ... (ler mais...)


Podemos ou não prevenir as doenças oncológicas »  2018-09-26 

Como ocorre em muitas outras doenças crónicas e mortais, e apesar de décadas de investigações e milhões de dólares investidos, a ciência ainda não consegue definir a causa do crescimento descontrolado das células tumorais. É provável que a causa não seja apenas uma. Sabemos por exemplo, que genes defeituosos têm a sua função em alguns ... (ler mais...)


Ansiedade: uma doença da sociedade moderna »  2018-09-12 

O que é a ansiedade?

A ansiedade é uma emoção causada por uma ameaça observada ou experimentada e, que o organismo utiliza como mecanismo para reagir de forma saudável às pressões da vida ou até a situações de perigo.
E de que forma? Por exemplo, quando temos medo, o nosso metabolismo acelera, os nossos músculos enrijecem e, a nossa supra-renal pro... (ler mais...)


Uso e abuso de substancias químicas: a dependência de drogas e álcool »  2018-08-29 

O uso e abuso de substâncias químicas caracteriza-se por uma dependência, tanto psicológica como física, de drogas, incluindo-se medicamentos com receita médica e álcool.

O que é uma dependência química? Acontece quando um indivíduo necessita de uma droga para funcionar. As drogas e o álcool podem provocar danos graves ao organismo e ambos têm um efe... (ler mais...)


Obstipação intestinal: um mal cada vez mais presente »  2018-07-12 

A obstipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, é uma doença gastrointestinal cada vez mais presente e, com um grau de Incidência preocupante, já na idade infantil. Num organismo saudável, o percurso da matéria residual pelo trato digestivo, corresponde a um ciclo previsível e regular que poderá oscilar entre 6 a 24 horas. Os sintomas mais comun... (ler mais...)


Aloé Vera, a planta milagrosa »  2018-06-21 

Aloé Vera, também conhecida por planta do milagres pelos médicos da antiguidade, é uma planta medicinal cujo uso tem sido intensificado ao longo dos séculos e, nas últimas décadas, tem sido motivo de interesse de pesquisas, com vários estudos científicos na aplicação de uma grande variedade de doenças e com grande destaque nas doenças oncológicas.... (ler mais...)


A medicina na idade antiga e as plantas medicinais »  2018-06-06 

A medicina sempre foi considerada uma arte sagrada e era ensinada nos templos. O diagnóstico da doença estava associado ao pecado, e o paciente era isolado para evitar a contaminação a outras pessoas, tanto físicas como espirituais e psicológicas. 

O fígado era considerado o centro da vida. O sistema médico era muito mágico e religioso em que as estrelas e os deuses er... (ler mais...)


Magnésio, uma fonte de bem estar para o organismo »  2018-05-17 

O magnésio é um mineral muito importante para o organismo, para a produção de energia e a saúde do sistema nervoso, cuja deficiência pode causar sintomas como irritabilidade, cãimbras e fadiga, que podem ser atenuados por meio de alimentos ou suplementos naturais.

O magnésio desempenha um papel importante em muitas reações fisiológicas do organismo vivo e parti... (ler mais...)


A PRIMAVERA E AS ALERGIAS »  2018-05-03 

Chega a primavera e os dias bonitos alegram as pessoas, mas a primavera não é sinónimo de felicidade para todos, porque também chegam os pólenes e as alergias, sinónimo de sofrimento para muita gente.

Mas o que são e como funcionam as alergias?

Linfócitos e células imunes do sangue patrulham permanentemente o nosso corpo para detetar bactérias, vírus, ... (ler mais...)


ATIVIDADE FÍSICA É UM MEIO DE PREVENÇÃO REGULADOR DA VIDA »  2018-04-20 

Cada vez se verifica mais que grande parte das pessoas se poderia tratar e curar, exercitando-se todos os dias ao ar puro. Podemos citar, entre outros tipos de doenças a obesidade, diabetes, colesterol, depressão, sistema cardiovascular, respiratório, etc. Contudo, quando aconselhamos, ouvimos como resposta: eu sei, mas não tenho tempo para caminhar, nem para fazer exercício, porque tenho uma vida muito preen... (ler mais...)


Sopa é um cocktail de saúde »  2018-04-04 

A sopa, composta por uma boa variedade de vegetais, é um verdadeiro elixir de bem estar, graças à mistura única de sais minerais, fibras, vitaminas, proteínas e carboidratos. A sopa de verduras e vegetais é um prato nutritivo, equilibrado e completo, excelente para todas as idades: cada porção é equivalente a um total de fibras, proteínas vegetais e carboidratos, enquanto as... (ler mais...)


As funções dos sais minerais »  2018-03-24 

Sais minerais o que são? Quais as suas funções?
Embora os sais minerais constituam uma parte relativamente pequena do corpo humano, cerca de 6,2% do peso corporal, têm funções fundamentais na constituição de alguns tecidos, ou fatores essenciais para algumas das funções biológicas e também para o crescimento. Os minerais são substâncias requeri... (ler mais...)


Não é uma doença, mas sim um sintoma relacionado com uma desordem física »  2018-03-08 

Não sendo um problema novo, cada vez mais têm surgido casos de incontinência urinária, que tanto afecta homens como mulheres.

A incontinência urinária resulta em perdas de urina incontroláveis e não intencionais, que podem ocorrer durante o dia e durante a noite. Não é uma doença, mas sim um sintoma relacionado com uma desordem física mais comum com a idad... (ler mais...)


A HISTÓRIA DAS TERAPIAS NÃO CONVENCIONAIS »  2018-02-15 

Quando o ser humano surgiu no planeta, os animais já o habitavam e as plantas já existiam há mais de 400 milhões de anos. As plantas conforme hoje as conhecemos, evoluíram a partir de espécies de algas primitivas. O homem moderno, “Homo Sapiens”, ganhou forma e vida há cerca de 50.000 anos e, desde então, começou a fazer uso das plantas no tratamento das doenças,... (ler mais...)


A biologia e o estudo da vida »  2018-01-30 

A biologia
e o estudo da vida

A biologia agrupa um conjunto de ciências como a fisiologia, morfologia, microbiologia, histologia, patologia, medicina antropológica, higiene, entre outras e centra-se no estudo dos seres vivos. A biologia clássica está vocacionada para o estudo laboratorial das células vivas da matéria microbiana, análise de urinas, fezes e expetoração.<... (ler mais...)


Como reforçar o nosso sistema imunitário »  2018-01-17 

O nosso sistema imunitário protege-nos a cada instante contra batalhões de vírus, bactérias, fungos e outros parasitas. Uma debilidade de saúde ou fraqueza do sistema imunitário, é uma doença que se estabelece e se instala no nosso organismo.
Então, como reforçar as nossas defesas e fortalecer o nosso sistema imunitário.
Desde o início da nossa exist... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-22  Este mundo e o outro - joão carlos lopes
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-02-22  »  Maria Augusta Torcato Memória: papel ou impacto em nós - maria augusta torcato
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia