• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 29 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 16° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Dom.
 16° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 15° / 6°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  16° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Manuel Filipe

 

Por quem os foguetes dobram »  2014-09-12 
O fim da Turrisespaços e a forma como o mesmo se processou pareceram motivar ”foguetes” em alguns setores da sociedade torrejana. Mas, bem vistas as coisas, importa esclarecer se o momento é festivo ou fúnebre e daí procurar saber por quem os foguetes dobram.

Pela lei. Sumariamente, e passando pelo bizarro de ter de votar (com que liberdade de voto?) o encerramento de um projeto em que se acreditou, basta dizer o seguin... (ler mais...)


O lado positivo da Turrisespaços »  2014-07-04 
De repente, surgiu e fez estrondo o parecer do Tribunal de Contas sobre a empresa municipal (EM) Turrisespaços. Não vamos fazer como outros e dizer mal deste tribunal. Eles existem, têm a sua razão de ser, mas também nos cabe a nós fazer ouvir as nossas razões e lutar, dentro da legitimidade democraticamente estabelecida, pela valência da nossa opinião e pelo pragmatismo da experiência que o PS leva de gestão autárquica.

Em prim... (ler mais...)


Orgulho torrejano »  2014-06-20 
Decorreu mais uma feira medieval e o sucesso evidenciado prova o prestígio da iniciativa e premeia o esforço de a promover e valorizar.

Pondo de parte as polémicas sobre o que é ou deveria ser uma iniciativa deste género, importa referir que ela cumpre a sua missão. Longe de pretender ser uma produção hollywoodesca com um orçamento irrealista e irresponsável para a sua dimensão e para a realidade que vivemos, ou, então, uma celebr... (ler mais...)


O exemplo que vem de cima »  2014-05-16 
A direita parece não saber governar em respeito pela Constituição. A sua noção de economia dispensa a lei, ou pelo menos aquela que contradiga a sua maneira de atuar, e vai mesmo ao ponto de lhe atribuir as culpas do seu fracasso. O que, na separação democrática dos poderes, diz bem desta arte de governar.

Torna-se estranho este procedimento de quem governa, até porque a Constituição, para estar em vigor, foi aprovada por quem ago... (ler mais...)


Boas contas »  2014-05-09 
A assembleia municipal aprovou há pouco as contas do município relativas a 2013 e nelas há um dado a destacar: a câmara municipal conseguiu baixar a sua dívida em valores que atingem quase os 5 milhões de euros. Extraordinário resultado se atendermos a que as taxas e impostos cobrados pelo município torrejano estão aquém dos máximos nacionais permitidos por lei e praticados noutros concelhos. Torres Novas foge, assim, ao panorama de ou... (ler mais...)

A "ternura" dos quarenta »  2014-04-24 
A comemoração dos quarenta anos da revolução de abril é feita com um trago de amargura. A crise, que tomou conta do país, atesta que nem tudo esteve bem no caminho trilhado desde então. Mas, talvez pior, o futuro que se anuncia não se prevê nada sorridente. Longe disso.

O empobrecimento a que se está a submeter o povo português é a denegação primária dos princípios da democracia. A dignidade do ser humano é cada dia vendida... (ler mais...)


Boas notícias »  2014-03-28 
Dizem que o jornalismo tende a valorizar as notícias negativas, que escancara nas primeiras páginas, enquanto atira as notícias positivas para o interior dos cadernos e lhes dá prosa curta e cinzenta. Seja verdade, ou não, importa destacar que Torres Novas tem, nestas últimas semanas, motivos para regozijar.

Em primeiro lugar, o edifício do convento do Carmo verá retomadas as obras finais capazes de lhe dar o brilho perdido e embelez... (ler mais...)


Ei-los que partem »  2014-03-20 

A recente polémica da ida de Fernando Tordo para o Brasil não trouxe nada de novo. Permitiu novo confronto entre esquerda e direita, sem que daí tenha saído qualquer benefício para o povo.

Saliente-se o seguinte: o grande sucesso da dupla Passos Coelho/Paulo Portas tem a ver com o aumento exponencial das exportações de… mão-de-obra. Os portugueses que emigram, novos e menos novos, fugindo à miséria que voltou a instalar-se no... (ler mais...)


A demagogia da privatização »  2014-02-28 

António José Seguro esteve há umas semanas atrás em Torres Novas e ouviu dos autarcas que a febre privatizadora do governo está a incidir sobre as autarquias para entregar aos privados tudo o que possa gerar lucro e deixar na mão destas o que não for rentável.

Se, em tempos, a tendência foi nacionalizar, agora some-se tudo para privados, por vezes que mal conhecemos. Um dia, ao buraco da dívida que está todos os dias a aument... (ler mais...)


Os políticos e o funcionalismo público »  2014-02-14 
Frequentemente a classe política fala dos funcionários públicos como se, na realidade, a política não fosse, ela mesmo, em democracia, a carreira número um de todo o funcionalismo público. Senão veja-se:

- gerem, quando poder, os destinos da ”coisa pública” e as decisões que tomam são determinantes e decisivas de todo o património público

- são remunerados pelos impostos cobrados ao povo, como todo o funcionário públic... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia
»  2024-03-08  »  Pedro Ferreira A carne e os ossos - pedro borges ferreira