• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 17° / 7°
Céu nublado
Qui.
 16° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Qua.
 17° / 8°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  14° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

mg teste

 

A tecnologia na hora de dormir »  2015-04-24 
Sabe-se que 50% das crianças têm um problema de sono. A sua identificação precoce pode prevenir consequências indesejáveis, tais como sonolência diurna, irritabilidade, dificuldades de aprendizagem, mau desempenho escolar e acidentes de viação.

A redução do sono tem sido amplamente atribuída ao estilo de vida moderno especialmente às tecnologias. A presença de televisão no quarto e o tempo de exposição a equipamentos eletró... (ler mais...)


Abriu-se a caixa »  2015-01-22 
A abertura da chamada Caixa de Cultura aconteceu na tarde do passado domingo, dia 18 de Janeiro, no Estúdio Alfa do Hotel dos Cavaleiros.

Bem. Começou bem, com inquietação sobre qualquer coisa que está para acontecer e que não se sabe ainda, mas que vale a pena, porque essa coisa é que é linda. Sintomático? Veremos. Como diz o poeta, não se mete o barco ao mar para ficar pelo caminho. Esta abertura foi servida pelo grupo convidado, ... (ler mais...)


Cultura e um pouco de história »  2014-12-24 
Depois do ”Musíada”, espectáculo organizado pelo Phydellius, no dia 1 de Novembro, onde fui assistente, e apesar de o mesmo já ter sido dissertado pelos jornais locais, permitam-me que me refira a um pormenor de grande importância. Todas as obras musicais ali executadas, com grande qualidade eram de autores portugueses, a maioria deles vivos e alguns ali presentes.

Estamos já a usufruir da implementação do ensino da música, leva... (ler mais...)


A água potável é cada vez mais rara... mas há quem ache que não »  2014-12-24 
Todos os dias somos bombardeados no sentido de pouparmos água nas nossas actividades do dia-a-dia.

Os autoclismos devem levar lá dentro uma garrafa de plástico de 1,5l, cheia de água, e assim poupa-se sempre 1,5l de cada vez que se descarrega o aparelho.

Quando estamos a lavar os dentes, devemos fechar a torneira enquanto estamos a escová-los. Poupa-se muita água.

E assim por diante.

A EPAL, que abastece mais de metade do... (ler mais...)


Peço a palavra! »  2014-10-16 
A Assembleia Municipal, enquanto órgão autárquico, merece-me o maior respeito. É um órgão autónomo, com vida própria e que tem, entre outras competências, fiscalizar a atividade da Câmara Municipal. E sobre esta matéria não tenho uma visão redutora. Fiscalizar toda a atividade da Câmara Municipal – as suas opções políticas, as suas decisões e a atividade dos seus vereadores e vereadoras – a tempo inteiro e sem pelouro, da ma... (ler mais...)

Flávia Batista: Histórias de uma jornalista brasileira em terras torrejanas »  2014-09-25 
Era início do ano 2000 e eu era uma jornalista brasileira em início de carreira, sonhando em fazer o caminho inverso de Pedro Álvares Cabral, 500 anos depois do Descobriment eu queria descobrir Portugal, fazer história e marcar meu nome na imprensa lusitana. Desejos de uma jovem, talvez pretenciosa, com apenas 25 anos de idade e com aquele ideal de que ainda se pode mudar o mundo.

Os caminhos me levaram a Torres Novas e não tardou muito ... (ler mais...)


Fátima Coelho: Uma experiência marcante e enriquecedora »  2014-09-25 
Entrei no ”Jornal Torrejano” em Julho de 1998. O estágio foi um período de aprendizagem pura. O quotidiano na redação, a familiaridade com as rotinas de um meio de comunicação regional, os ”truques”, os desafios, as dificuldades, os conselhos e muitos ensinamentos, fizeram-me aprender e evoluir imenso enquanto jornalista.

No ”Jornal Torrejano” tive a oportunidade de privar com homens e mulheres que tinham em comum uma ampl... (ler mais...)


Margarida Trincão: A minha história do JT »  2014-09-25 
Era um jornal pequeno, pequenino mesmo, feito por um grupo carregado de boa vontade. A cidade merecia um outro jornal que tivesse uma visão diferente do histórico ”O Almonda”. Recuperando um título da Primeira República, João Lopes, Joaquim Lopes, Luís Miguel Fanha e muitos outros refundaram o ”Jornal Torrejano” em Setembro de 1994.

Eu cheguei ano e meio depois. Em março de 1996, mais exatamente na edição n.º 40. O jornal j... (ler mais...)


Cansado de estar cansado »  2014-09-05 
Quando esta situação ocorre é necessário identificar bem a causa, pois pode ser um sinal de doença ou deficiência alimentar, que à falta de nutrientes necessários, provoca desequilíbrios metabólicos e não produz a energia vital.

Fatores que podem desencadear cansaç

Carência de Vitamina C – A falta desta vitamina afeta o sistema imunitário e o organismo fica mais vulnerável a gripes, infecções, que reduze... (ler mais...)


Alimentos que fornecem benefícios específicos à saúde »  2014-08-29 
Os alimentos são fundamentais para uma vida saudável e longa, pelo que o controle e prevenção de doenças está ao nosso alcance.

A Ciência da Nutrição é inquestionável a este propósito, pois tem revelado através de muitas pesquisas, que o uso de alimentos funcionais promove o bom estado físico e mental, mais saúde, mais prazer e mais economia.

O acto de comprar alimentos é decisivo, pois cada alimento é importante para a ... (ler mais...)


Emagrecer comendo bem e com prazer »  2014-08-22 
Comer faz bem, é um dos mais belos prazeres da vida, mantém-nos vivos e saudáveis. Todavia é imperioso saber o que comemos, quando comemos e, quanto comemos.

Infelizmente, a alimentação desregrada, representa nos dias de hoje, uma fonte de muitos problemas, como obesidade, gastrite, diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, colesterol, dificuldades respiratórias, disfunção sexual, infertilidade, desgaste da coluna e articulaçõe... (ler mais...)


Os valiosos beneficios do mel »  2014-08-01 
O mel é constituído principalmente por glicose e frutose, mas também é muito rico em vitaminas, minerais, compostos fenólicos e enzimas. O mel de abelha é o produto mais conhecido com propriedades medicinais, mas também outros produtos da colmeia são de reputadíssima qualidade medicinal, como a geleia real, o pólen e propólis. Desde as civilizações mais antigas que o mel é utilizado e considerado como uma fonte natural de saúde, qu... (ler mais...)

Os magníficos benefícios do alecrim »  2014-07-25 
O alecrim é um dos antioxidantes mais poderosos do mundo vegetal.

Bloqueia o processo de peroxidação lipídica, ou seja, impede que as gorduras fiquem rançosas. As nossas células são compostas basicamente por lipídios. Devido ao stress oxidativo criado por vários factores da vida moderna, as nossas células são frequentemente destruídas prematuramente, o que origina envelhecimento externo (pele) e, interno, (doenças degenerativas)... (ler mais...)


Alecrim, a planta da alegria »  2014-07-18 
Domingo passado, despertei com uma música fantástica do Cirque du Soleil ”ALEGRIA”. Simplesmente contagiante e, inspirou-me para dissertar sobre uma das plantas da minha predilecção. A planta que abunda no nosso País e, também no meu jardim, que me proporciona o privilégio de sentir todos os dias o seu aroma inebriante e, me deliciar de manhazinha com uma infusão estimulante para o corpo e para a mente.

 

Alecrim... (ler mais...)


Armado em carapau de corrida »  2014-07-11 

O ferro é essencial para o nosso organismo »  2014-07-11 
O ferro é um oligoelemento (micro mineral) que se encontra no nosso corpo em baixa concentração, indispensável e essencial à vida.

O ferro está presente na hemoglobina dos glóbulos vermelhos que transportam o oxigénio para todas as células. É fundamental para a produção de trifosfato de adenosina (ATP), a fonte primária de energia do corpo. Participa em muitos processos fisiológicos importantes, nomeadamente a regulação do cr... (ler mais...)


Viver o verão com alegria e energia ao sabor das frutas »  2014-07-04 
Não há nada melhor que o verão, com dias maiores, noites mais quentes, o calor do sol, a exuberância das flores, das plantas aromáticas, das frutas e dos legumes que nos despertam os sentidos, tanto no campo como nas bancas dos mercados.

São as cerejas, os morangos, framboesas e amoras, os alperces, melancia, pêssegos e ameixas, maçãs, peras, uvas, melão, tomates, alface, couves, nabos e cebolas, são os limões e, muitos produtos ... (ler mais...)


Saber mais sobre a gaguez »  2014-07-04 
A gaguez é geralmente definida com base nas caraterísticas do discurso e nos comportamentos físicos associados. Contudo, estas caraterísticas observáveis correspondem apenas a um componente desta perturbação da fluência. A gaguez pode ser analisada como um iceberg, em que existe também uma parte submersa. Esta pode ter uma dimensão consideravelmente superior àquela que se pode observar. Tendo presente o papel determinante da comunicaç... (ler mais...)

Uma dieta saudável é a base de uma boa saúde »  2014-06-27 
Uma dieta saudável é um elemento-chave no desenvolvimento da saúde humana. Existem muitas teorias e muitas vezes até são contraditórias, pelo que não é fácil eleger a melhor. Contudo e, como tudo na vida, deveremos adoptar o bom senso.

Nada é definitivo, o mundo é uma constância de mudança e, as adaptações surgem com as novas realidades e necessidades. A ciência da nutrição tem evoluído nos últimos 50 anos, mas a filosofi... (ler mais...)


As cerejas nossas amigas »  2014-06-20 
A cereja é um fruto muito rico e com muitos benefícios para a saúde e, tem sido objeto de estudos no combate das doenças cancerígenas.

É rica em antioxidantes e importante na limpeza dos radicais livres, determinante para retardar o envelhecimento e preservar a juventude. Os pigmentos vermelhos da cereja ajudam a reduzir as inflamações e a dor.

É de grande importância aproveitar esta época para integrar na alimentação diár... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-04-06  »  Jorge Carreira Maia Legislativas, Rui Rio, Refundações e Turquia
»  2019-04-20  »  Jorge Carreira Maia Sondagens, Marcelo, Anos Sessenta e Notre-Dame
»  2019-04-20  »  José Ricardo Costa A vitória do Chile
»  2019-04-20  »  António Gomes A transparência das águas
»  2019-04-20  »  Ana Sentieiro Amor, vamos dar um tempo