• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 19° / 9°
Céu nublado
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Nuno Curado

 

Orçamento Participativo, alguém se lembra dele?.. »  2018-09-26 

Vamos ter mais um ano sem um Orçamento Participativo (OP) aqui em Torres Novas. Lembrei-me disso ao ver a notícia dos recentes vencedores do OP em Abrantes. O ano passado, o OP não avançou no nosso concelho com o argumento de ser ano de eleições. Este ano não avança porque “se vai dar um ano para concluir as obras dos OPs anteriores, organizando-se apenas o OP Jovem.” (fonte: ... (ler mais...)


Um tema leve para o Verão »  2018-07-30 

Tenho andado a pensar num tema ligeiro sobre o qual escrever nesta crónica, porque, pronto, é Verão e está calor e ninguém tem vontade de gastar energia a preocupar-se com temas importantes. Por isso é que nos telejornais lá temos as habituais reportagens na praia sobre a temperatura da água do mar, ou na Amareleja sobre os impressionantes 45 graus que lá se fazem sentir… to... (ler mais...)


Nós só queremos um parque na cidade. E porquê? »  2018-05-17 

Existe actualmente a necessidade de complementar o desenvolvimento urbano clássico com elementos ecológicos e naturais. Isto passa não só pela correcta manutenção do arvoredo existente, como da criação de outras áreas de valor ecológico. Tradicionalmente, o conceito de espaço verde numa área urbana em Portugal (seja cidade, vila ou aldeia), passava pela exist&e... (ler mais...)


Crónica para um agradecimento »  2018-04-04 

Obrigado Jorge Carreira Maia, pelo seu último texto neste jornal. Obrigado por ter escrito sobre esse assunto, “Uma ameaça” de facto, com uma eloquência que eu neste momento não consigo.

Muitas descobertas científicas têm estado sob ataque. E no seu seguimento, até a própria ciência, enquanto geradora de conhecimento para a Humanidade. Nalguns lados de forma fronta... (ler mais...)


“Limpar” o quê? »  2018-03-24 

Quando falamos de “limpeza” da floresta ou “limpeza” do rio, estamos a falar de remover o lixo ou de cortar vegetação? Ou das duas? Quando alguém exclama “O rio precisa de ser limpo!” há quem pense no lixo, há quem pense na vegetação aquática e há quem pense na vegetação das margens ou tombada. Ou em tudo ao mesmo tempo. Mas s&atild... (ler mais...)


Democratizar a mobilidade »  2018-02-15 

Dada a sua dimensão, tenho cada vez mais a opinião de que Torres Novas teria muito a beneficiar com a promoção e melhoria das suas condições de mobilidade suave. Isto é, os meios de deslocação que não envolvem veículos motorizados, seja de bicicleta, a pé ou outro meio não motorizado. Sei que também há espaço para melhorias a n&iacut... (ler mais...)


Mudanças necessárias »  2018-01-30 

Não sou pessoa de fazer resoluções de ano novo, nem de desejar mudanças como se elas acontecessem por magia. Tenho, no entanto, duas aspirações especiais para este ano: menos plástico nas nossas vidas e melhor mobilidade na nossa cidade. No fundo, são mudanças que precisam de acontecer e para as quais vou tentar fazer a minha parte. Agora vou focar-me no plástico, na pr&oacu... (ler mais...)


Resíduos natalícios »  2018-01-04 

Este ano, mais uma vez, repetiu-se o que se tornou a marca do Natal dos tempos modernos: o exagero de compras, presentes, coisas que se compram e oferecem. E em paralelo, as inevitáveis embalagens, embrulhos, sacos, enfeites e laços. Todos estes últimos, depois do efémero ritual de oferece – desembrulha – deita-fora-o-embrulho (e a embalagem), são apenas resíduos do dia seguinte… E n... (ler mais...)


Os corvos-marinhos estão de volta. »  2017-11-29 

Já há alguns anos que os choupos encostados à ponte da Levada são o pouso matinal de um grupo de corvos-marinhos que frequenta a cidade. Para quem não os conhece, parecem umas garças de cor preta e bico mais grosso, com uma mancha branca e amarela na face. Costumam estar empoleirados no topo das árvores, muitas das vezes de asas abertas, a secar ao sol. Este ano, para já, são s&oac... (ler mais...)


Os anos de seca vieram para ficar. »  2017-11-15 

8 de Novembro de 2017: “Poderá não haver colheita de arroz no Vale do Sado [em 2018]”. Esta região é a maior produtora de arroz em Portugal. 06/11/2017: “A nascente do Rio Douro está seca”. 03/10/2017: “Alerta para situação crítica de falta de água”. Todos os dias saem notícias sobre o estado de seca extrema que o País atravessa e a... (ler mais...)


A adesão de Torres Novas à ”Águas do Ribatejo” »  2010-01-08 
A decisão de adesão do Município de Torres Novas à empresa intermunicipal ”Águas do Ribatejo E.I.M”, aprovada pela Câmara e Assembleia Municipal no passado mês de Dezembro, reveste a maior importância para o nosso Concelho.

É talvez das decisões mais importantes tomadas pelos órgãos autárquicos torrejanos nas últimas décadas.

A água é imprescindível à vida e à saúde dos seres humanos. Por essa razão, a água fa... (ler mais...)


Educação e democracia »  2008-12-18 
Pouco ou nada sei sobre política de educação. Por esse motivo, não irei abordar opções políticas concretas desta área da governação.

Tenho, porém, a consciência que é necessário fazer uma reforma profunda e urgente no sistema de ensino português, que se encontra, em muitos aspectos, desfasado das actuais exigências e circunstâncias sociais, económicas e culturais.

Compreendo, ainda, a vontade e a determinação do Gove... (ler mais...)


Ambiente e intermunicipalidade »  2008-07-10 
As Câmaras Municipais de Torres Novas e da Golegã e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, assinaram no passado dia 24 de Junho de 2008, um entendimento para a requalificação ambiental e visitação da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, Área Protegida que se situa nestes dois Concelhos.

Os principais objectivos desta parceria visam contribuir para a concretização do objectivo europeu de travar a perda de biodiv... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia