• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 24° / 11°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Ambiente e intermunicipalidade

Opinião  »  2008-07-10  »  Nuno Curado

As Câmaras Municipais de Torres Novas e da Golegã e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, assinaram no passado dia 24 de Junho de 2008, um entendimento para a requalificação ambiental e visitação da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, Área Protegida que se situa nestes dois Concelhos.

Os principais objectivos desta parceria visam contribuir para a concretização do objectivo europeu de travar a perda de biodiversidade até 2010, através do desenvolvimento de um plano integrado que identifique as principais acções e medidas necessárias à requalificação ambiental, valorização e visitação da envolvente e da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, a identificação dos intervenientes e parceiros necessários, bem como dos responsáveis por cada uma das iniciativas previstas e a definição de uma estratégia de obtenção de ferramentas e projectos que garantam a implementação do Plano.

Cada vez mais se torna evidente a importância da defesa do Ambiente, da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, sendo impossível adoptar políticas consistentes nestas áreas sem a colaboração e o envolvimento das várias Autarquias Locais da mesma região, em articulação com o Governo.

A protecção da natureza e da biodiversidade, não é apenas um domínio reservado a ecologistas. Proteger a natureza é garantir que os ecossistemas naturais continuem a funcionar, sistemas esses que nos fornecem o ar, os alimentos e a água. É reduzir os riscos de inundações e de incêndios, evitando a destruição das florestas e a utilização errada dos terrenos agrícolas.

Torres Novas é um dos poucos concelhos de Portugal com o privilégio de possuir dentro dos seus limites geográficos três Áreas Protegidas com características muito variadas e riquíssimas.

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros foi criado em 1979, devido ao seu grande interesse paisagístico, por conservar muitos valores naturais faunísticos, florísticos e geomorfológicos cársicos, bem como ainda por possuir um riquíssimo património arquitectónico e cultural ligado às populações que ali habitam.

A Reserva Natural do Paul do Boquilobo foi criada em 1980, por ser uma zona húmida de grande riqueza natural, com destaque para a avifauna, fazendo parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aire, foi criado em 1996, por nesta se encontrarem alguns dos melhores exemplos de trilhos de saurópodes do mundo. Este facto resulta não apenas da considerável extensão das pistas, mas também da excelente conservação das impressões, o que lhe confere um invulgar valor científico e pedagógico.

Ainda há poucos anos muita gente em Portugal encarava as Áreas Protegidas como um obstáculo ao desenvolvimento local.

Hoje cada vez mais e melhor se entende que as Áreas Protegidas podem constituir um importante factor dinamizador da economia das zonas onde se situam, ao nível do turismo, da indústria, da agricultura e da qualidade de vida das populações residentes.

Torres Novas tem condições para desenvolver de uma forma séria e sólida uma oferta turística baseada nas três Áreas Protegidas que se situam no seu concelho, atraindo visitantes e actividades económicas a elas associadas.

O concelho de Torres Novas, devido à riqueza ambiental que possui e à biodiversidade que alberga, exibe condições excepcionais para proporcionar uma elevada qualidade de vida aos seus habitantes, constituindo um importante factor de combate à tão falada desertificação humana das zonas rurais e do interior do país.

A constituição deste entendimento para a requalificação ambiental e visitação da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, entre as Câmaras Municipais de Torres Novas e da Golegã e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, representa um importante marco na política de ambiente do concelho de Torres Novas. Pela sua inovação, visão politica e relevância estratégica.

Este entendimento para a requalificação ambiental e visitação, serve de exemplo e incentivo para outras parecerias também necessárias a efectuar com concelhos vizinhos e o ICNB, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e no Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios.

Sempre tendo em vista o objectivo do desenvolvimento sustentável do concelho de Torres Novas.

 

 

 Outras notícias - Opinião


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)


2032: a redenção do Planeta - jorge cordeiro simões »  2024-02-22  »  Jorge Cordeiro Simões

 

 


O dia 5 de Fevereiro de 2032, em que o Francisco Falcão fez 82 anos - aos quais nunca julgara ir chegar -, nasceu ainda mais frio do que os anteriores e este Inverno parecia ser nisso ainda pior que os que o antecederam, o que contribuiu para que cada vez com mais frequência ele se fosse deixando ficar na cama até mais tarde e neste dia festivo só de lá iria sair depois do meio-dia.
(ler mais...)


Avivar a memória - antónio gomes »  2024-02-22  »  António Gomes

Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.

Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia