• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Desilusões

Opinião  »  2008-07-31  »  AnabelaSantos

Sem querer. Arquitectamos referências. Os melhores. Os que nos servem de exemplos. Os que nos servem de mestres.

No cinema, guardo e recordo o senhor da guerra e a Porta do Inferno de Akira Kurosawa. Como exemplo de filme de extrema beleza. O sentimento de Luchino Visconti, como o primeiro filme onde vimos usar a cor como linguagem. A mais bela mulher do cinema – para nós claro – a Mónica Vitti. Na pintura, a nossa paixão fica com Picasso e Van Gogh. Salpicamos assim. Ao longo da vida. Um ponteado de recordações. De momentos que nos preencheram o longo dos anos. Na leitura, fico-me por obras simples. Como o conto do Jorge Amado, com a figura do Quincas – berro – de água. E o velho e o Mar de Hemingway. Tão simples a escrita. Que atinge para nós a perfeição completa – A arte de ser simples.

Por cá. Não gosto de Saramago. Mas perco-me a ler Virgílio de Ferreira. Acompanho na ”Visão” os escritos de Lobo Antunes.

Hoje ao ler a Sábado fico triste. Ler este homem não é fácil. Ouvi-lo na televisão tem interesse. Gosto dele. Muito embora. Todo aquele ar ”neglige” com que fala – assim falou Zaratrusta? - tem um esquisito sabor narcisista.

Hoje de facto fiquei triste. Diz a Sábad ”Lobo Antunes rosnopu contra as opções capitalistas de Leya na feira (...so Livro) e insinuou que não estava para aturar os gestores capitalistas da Leya. No final, assinou um muito capitalista contrato com a Leya”.

Onde está o escritor desprendido, das entrevistas na televisão e o dissertador dos zigue-zages da morte que lhe espreitou a saúde?

Desiludo-me. Como acho uma tourada o que se passa com a Maria de Lurdes Rodrigues. Mais conhecida por ministra da educação. Reprova-se muito. Então fazem-se exames com provas maos fáceis. Porque se o anúncio televisivo diz que as crianças têm direitoa sujar-se quando brincam. A senhora ministra entendeu que todo o aluno tem direito a passar de ano.

As provas de exame parece, histórias do bê-á-bá. Mas se mesmo assim os professores ao corrigirem os exercícios, não entram na escala pretendida. E passam o desejado nas contas dos reprovados. Os senhores professores são excluídos.

No final do ano as estatísticas mostrarão, que os professores têm o direito a serem reprovados.

Penso então que não adianta. Ter visto os filmes de Akira Kurozawa. Lido os escritos de Jorge Amado ou andar de barco com o Velho e o Mar.

Vou buscar o escadote. Subo as escadas. Procuro nas estantes os livros da Condessa de Ségur e mergulho na leitura dos ”desastres de Sofia”.

Fico preparado para as provas de Português da senhora D. Maria de Lurdes.

Saturado, rebusco um livro de Enio Flaian ”O Enter Querido”. E fico maravilhado como se faz a maquilhagem aos mortos para parecerem vivos. E então compreendo – com dificuldade, mas compreendo – o que se está a fazer à educação em Portugal.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente