• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A menina que se segue

Opinião  »  2008-08-21  »  AnabelaSantos

Estamos a meio de Agosto. A todas as horas no ”Correio da Manhã”. Sou informado que Cristiano Ronaldo. Teve neste mês, sete mulheres diferentes. Noutra página, fico a saber que Nereida Gallardo. Vai contar toda a intimidade das suas borgas se lhe pagarem quarenta e cinco mil euros. Na crise que se atravessa. Com os juros a subirem. Os automobilistas a meterem menos gasolina. Com manipulação das notícias. Onde tanto se grita por segurança policial. Como logo se fala, que os assaltantes do Banco são crianças inocentes. A precisarem de ser regeneradas. Talvez deixados em liberdade. Com termo de identidade e residência. Ou na invenção recente da nossa justiça - deixando tudo à solta. Indo passar apenas os fins-de-semana na cadeia.

Somos um país notável. Que passou dois anos a preparar vinte e três rapazes para o Europeu de futebol – ainda estamos em Agosto de 2008 e já estamos convocados para o Mundial de 2010 – alimentados a leite de vitela e pasta italiana. Sem falar no cozido à portuguesa. E do cozinheiro especial. Para fazer como deve ser o bacalhau importado da Noruega. Todos eles com ordenados baixos e automóveis de duzentos mil euros. A aproximação do campeonato faz aumentar o nervoso. A vida de cada um é passada a pente-fino. Fazem-se apostas do resultado final. Escreve-se que temos ”o melhor do mundo”. Na televisão, senhora com ar sério e óculos de aros grossos, para darem mais seriedade ao que se afirma, quase garantem o primeiro lugar.

Muito à nossa maneira. De conversadores de café e treinadores de bancada. Deixando tudo ao acaso da sorte ou do azar. Talvez para descomprimir da tensão psicológica. De terem chegado aos quartos de final. Subitamente. Com uma inconsciência que desconcentra. Com aquela certeza que nos caracteriza. Com a ganância dos agentes dos jogadores. Na aposta de lucros impensáveis. Deixa de se falar na final do campeonato. Fala-se das transparências. Põe-se a cabeça à roda com notícia das vidas intímas. Com os milhões que se oferecem pelos maiores clubes. Já não importa a final. As máfias do futebol. Do dinheiro fácil e dos charutos. Enlouquecem com o negócio e o campeonato acabou-se, com derrotas de vergonha. Com todo o dinheiro deitado à rua. E os atletas gozando um merecido repouso. Por entre as pernas de prostitutas de luxo e garrafas de espumante francês.

Pensei que eu seria um crítico exagerado. Um pessimista sem remédio. Mas quando li esta semana. O antigo director do Expresso, José António Saraiva. Falar de prostituição silenciosa. Nas páginas do seu semanário. De actrizes e apresentadoras de TV. Senti-me acompanhado na certeza que tinha. De que o desporto em Portugal está guardado em boas mãos. E com futuro garantido.

Basta olhar para os resultados dos Jogos Olímpicos. Para ficarmos felizes.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia