• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Julho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 36° / 15°
Períodos nublados
Dom.
 31° / 15°
Céu nublado
Sáb.
 30° / 17°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Lendas e narrativas

Opinião  »  2008-10-30  »  João Lérias

A aposta nas questões culturais e patrimoniais foi praticamente uma ausente crónica no discurso oficial do nosso poder local até há pouco tempo. No entanto, constatam-se, por entre os interstícios da urbanização febril e dos faraónicos arranjos paisagísticos do passado, alguns apontamentos de elevadíssima qualidade. Merecem destaque o Museu Municipal, a todos os níveis excepcional no panorama português, e o recente renascimento do Virgínia, uma casa que fornece muitos dos ”serviços” necessários a uma sociedade cada vez mais cosmopolita, informada e, como tal, ansiosa por alternativas e novidades.

Paradoxalmente, desde que a ” cidade criativa” invadiu o imaginário da maioria governativa e a cultura se alçou a aposta prioritária da sua gestão, vários são os indícios de que o caminho que se prepara para percorrer talvez não seja o mais acertado. Como exemplos, a intervenção arqueológica na cerca medieval, com uma abordagem cheia de preconceitos, detectáveis no avanço da cronologia da sua fundação antes mesmo de iniciada a escavação ou o espírito conservador-comemorativo que transpira de uma série de iniciativas no âmbito das Memórias da História. Palpita-me ainda que a entrada em força da Universidade Nova – que conheço bem – se traduzirá numa obstinada busca da urbe pré–1147, realidade essa, que podemos assegurar com 90% de certeza, não existe. Para além das investigações de um dos mais notáveis historiadores do nosso tempo, Manuel Sílvio Conde, de longe o cientista que estudou mais profundamente a região do Médio Tejo na Idade Média, qualquer canalização instalada em Santarém ou Coruche – para nos quedarmos por exemplos geograficamente próximos - revela cerâmica islâmica em avondo, o que, mesmo torturando os dados, não acontece em Torres Novas. Mesmo que esteja enganado, os vestígios identificados seriam sempre medíocres, quando comparados com os presentes em qualquer vilarejo do Sul do País.

Na nossa cidade, em virtude da sua evolução histórica, apenas a precoce industrialização, a relação entre o território que polariza e o rio que o atravessa ou as particularidades arqueológicas e etnográficas do Maciço Cársico, têm características excepcionais no panorama nacional e são possíveis esteios de uma política integrada de valorização patrimonial, recuperação urbana e fomento das potencialidades turísticas.

Todo o restante património deve ser encarado com os serviços mínimos, devendo ser inventariado, estudado e protegido, mas nunca permitirá ancorar um plano de desenvolvimento e diversificação de actividades económicas, tão necessárias a um concelho que apostou na monocultura das grandes superfícies, que rapidamente soçobrarão num cenário de retracção generalizada do consumo massificado. Insistir nesse erro traduzir-se-á certamente num sorvedouro de recursos humanos e financeiros, com vantagens residuais para a comunidade.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Umbigos, por Inês Vidal »  2019-07-05  »  Inês Vidal

A política sempre foi um dos assuntos que me deu mais gozo acompanhar enquanto jornalista. Não é novo, já o disse aqui muitas vezes. Encanta-me o jogo, perceber as redes, as pessoas, ver o que as move, como se movem, como a política puxa pelo melhor e revela o pior de quem se envolve.
(ler mais...)


Bloco de Esquerda, Rui Rio, União Europeia e Igreja Católica »  2019-07-05  »  Jorge Carreira Maia

O BLOCO DE ESQUERDA E OS DEPUTADOS. Parece haver divergências entre a distrital de Santarém e a direcção nacional sobre quem deve encabeçar a lista de candidatos pelo distrito às eleições legislativas.
(ler mais...)


PLANTAR ÁRVORES »  2019-07-04  »  António Gomes

As alterações climáticas a que estamos a assistir, e aquelas que nos são anunciadas por estudos científicos, devem ser para levar a sério. O equilíbrio climático a que nos habituámos está em mudança acelerada.
(ler mais...)


Autarquias, professores, padres casados e futebol »  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia

PODER AUTÁRQUICO. Depois da operação Teia, uma nova operação contra detentores – ou ex-detentores – do poder autárquico. Não faço ideia o que pensam presidentes de câmara e vereadores sobre a reputação das autarquias.
(ler mais...)


Democracia, por Inês Vidal »  2019-06-19  »  Inês Vidal

Somos todos pela democracia. Menos quando ganha quem não queremos. Esta coisa da democracia tem que se lhe diga. Que o diga eu que, nunca falhando a umas eleições, nunca vi ganhar nenhumas. Fica sempre um sabor amargo na boca, uma angústia de não ver ganhar quem se quer.
(ler mais...)


O Tempo dos Gelados »  2019-06-19  »  José Ricardo Costa

Uma coisa que a natureza tem de bastante simpático, facilitando-nos a vida, é a sua circularidade. Por exemplo, as estações do ano. Fosse a natureza destrambelhada e nada poderíamos prever, deixando-nos à nora sobre o que fazer no dia seguinte.
(ler mais...)


Problemas de memória »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Glifosato Man »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Agustina, a crise na direita, a doença da social-democracia e a teia »  2019-06-07  »  Jorge Carreira Maia

AGUSTINA BESSA-LUÍS. O século XX português teve uma mão cheia de excelentes romancistas. A atribuição do Nobel a Saramago reconheceu isso. Se tivesse sido a Agustina, não teria ficado mal entregue.
(ler mais...)


Parabéns, abstenção! »  2019-06-06  »  Anabela Santos

Muito se tem falado, já tudo foi dito e é do conhecimento de todos que as eleições europeias realizadas no dia vinte e seis de Maio trouxeram uma vitória para a esquerda, excepto para o PCP, e uma acentuada derrota para a direita.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Glifosato Man
»  2019-06-19  »  Inês Vidal Democracia, por Inês Vidal
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Problemas de memória
»  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia Autarquias, professores, padres casados e futebol
»  2019-06-19  »  José Ricardo Costa O Tempo dos Gelados