• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O problema do Pai Natal

Opinião  »  2008-12-18  »  Fernando Faria Pereira

O Juiz olhou demoradamente aquela figura caricata de barbas brancas e barriga rubicunda que parecia ausente, sem perceber o que se passava, dir-se-ia divagando pelas estrelas. Depois de ponderar cuidadosamente a matéria submetida a juízo e avaliar as alegações de todas as partes concluiu que, manifestamente, não podia produzir qualquer acusação, (considerando embora a gravidade das mesmas), pela simples razão de que o réu presente em tribunal não constituía figura jurídica não estando por isso abrangida pelas leis que regiam a nação. Assim como entrou, calmo e ponderado mas mantendo aquele olhar distante onde se pressentia o eco da noite mais fria do ano, assim saiu do tribunal sumindo-se de imediato na claridade o dia, caso nunca visto, ludibriando assim o exercito de repórteres que esperavam uma declaração sua, não para esclarecer o caso, mas para justificar perante a opinião pública tão estranho processo judicial. Manteve-se capa de jornal durante bastante tempo, primeira notícia de telejornal, tema de programas radiofónicos, mas o facto incontroverso é que, embora correndo o mundo inteiro, nunca ninguém, nem o mais apurado faro jornalístico, consegui descortinar o mais elementar rasto de tão estranho personagem.

A história tinha começado há algum tempo. Mais concretamente numa longa noite de Inverno no pólo norte, tão a norte que nunca aí chega o nariz preto dum urso polar. O Pai Natal estava sentado confortavelmente junto à sua janela de vidro duplo. Estranhamente melancólico olhava para a imensidão branca, uma paisagem sem cor, ondulada pelo vento forte, agreste e desoladora, sem vida nenhuma mas viva porque faz parte da teia mundial que une o floco de neve do interminável deserto gelado ao mais pequeno ser vivo no oásis de vida da linha imaginária do equador. Mamãe Natal pressentiu a tristeza de Papai Noel e foi-se chegando dengosa, meneando as ancas. Enroscou-se na barba branca, tal ave no ninho, e deixou, como que distraidamente, o roupão, vermelho forte com uma franja branca, deslizar mostrando as pernas esbeltas de pele macia e perfumada… Fez-se calor! E no final do gostoso combate, apenas no final, quando o Pai Natal descansava a imensa barriga sob os lençóis feitos dos mais finos líquenes, só então lhe perguntou qual a razão de ser de tão estranha melancolia, ainda por mais numa figura que tem por principal função distribuir, embora apenas numa noite por ano, a alegria e a paz pelo mundo inteiro dos que acreditam. Ele, depois de demorar as palavras por alguns minutos, respondeu que era justamente por isso; porque estava farto de tentar distribuir a esperança pelo mundo e muito embora soubesses que, no sorriso de uma única criança existe sempre um vislumbre dum segundo da eternidade, só isso não chegava porque logo logo, voltava a fome e o desespero. Ela pesou também demoradamente a resposta para depois, como Eva para Adão, espicaçar no cérebro atormentado de São Nicolau, a dúvida que acabou por ser o rastilho de toda esta estória. Já viste que durante todos estes anos, em que te desdobraste numa noite, voando à revelia dos fusos horários, sempre te preocupaste em distribuir prendas principalmente pelos pobres? Pensa bem paizinho! Soletrou a palavra paizinho com uma voz tão dengosa e quente que, lá fora um glaciar deslizou, subitamente, mais uns metros em direcção ao degelo, com os mesmos efeitos do aquecimento global! Quando dás aos pobres a tua oferta não se multiplica porque eles gastam logo tudo em comida e noutros bens não duradouros ao passo que, se deres aos ricos, eles arranjam maneira de reproduzir o dinheiro, contrariando aquele adágio que diz que o dinheiro não cresce.

Experimente este Natal em vez de dares aos pobres dares aos ricos, para grandes males grandes remédios!

E assim foi nesse Natal o Pai Natal não distribuiu pelos pobres mas sim pelos ricos, não por aqueles que são apenas remediados, mas sim pelos muito ricos. Claro está que essas pessoas habituadas a lidar com milhões não iam aceitar apenas uns trocos que encheriam de alegria todos os pobres do mundo sujeitos a terem de recorrer ao microcrédito. Não, claro que não! A prenda para esses felizes contemplados, donos de bancos e de instituições de crédito teve de ser em metal sonante, barras de ouro, sacos de diamantes, arcas cheias de notas…

Onde é que o Pai Natal foi desencantar tais quantias, exorbitantes valores, somas inimagináveis para o comum dos mortais? Também aqui foi Mamãe Natal que lhe segredou ao ouvid fazes circular pelo mundo inteiro que vendes o teu trenó. O meu trenó? Sim! Então já viste o que valor que tem um meio de transporte que, numa era da comunicação virtual, nos leva em carne e osso, no espaço de um segundo a qualquer parte do mundo como se tivéssemos o dom da ubiquidade? Então e depois como é que eu me desloco? Fácil, tu vendes o trenó, e não é uma venda virtual, mas não vendes as renas, logo arranjas outro trenó!

Nesse natal o Menino Jesus tremeu de frio na sua cama de palhas. Os reis magos ofereceram-lhe dinheiro, ouro e diamantes, mas como S.José e Nossa Senhora não tinham onde guardar tais riquezas num pobre estábulo, ofereceram-se para, ainda para mais com uma bagatela de juros, lhes aplicar essas riquezas, advertindo-os no entanto, para que não pudessem ser acusados de qualquer má fé, da instabilidade da economia mundial. A vaquinha bafejou o menino e todas as pobres crianças do mundo, com esse gesto desinteressado, sentiram um vento quente que por segundos lhes devolveu o sorriso e escondeu a fome.

 

 

 Outras notícias - Opinião


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)


2032: a redenção do Planeta - jorge cordeiro simões »  2024-02-22  »  Jorge Cordeiro Simões

 

 


O dia 5 de Fevereiro de 2032, em que o Francisco Falcão fez 82 anos - aos quais nunca julgara ir chegar -, nasceu ainda mais frio do que os anteriores e este Inverno parecia ser nisso ainda pior que os que o antecederam, o que contribuiu para que cada vez com mais frequência ele se fosse deixando ficar na cama até mais tarde e neste dia festivo só de lá iria sair depois do meio-dia.
(ler mais...)


Avivar a memória - antónio gomes »  2024-02-22  »  António Gomes

Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.

Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia