• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 19° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Os dinossauros

Opinião  »  2009-04-02  »  AnabelaSantos

Vem então a comunidade europeia. Para tristeza de muita gente. Dizer que vão ser abolidas. As distinções de profissão. Deste modo no parlamento europeu. Não se vai chamar mais o Sr. Dr., nem o senhor engenheiro. Apenas, e simplesmente, o senhor.

Há pouco tempo ainda, quando Koffi Hanan. Ex-secretário geral das Nações Unidas. Esteve em Portugal. O Mário Soares lhe chamou na sessão do congresso em que estavam. De Dr. Koffi Hanan ao apresentá-lo à assistência . Delicadamente este chamou a atenção de que na América, só os médicos têm direito ao Dr.. O Sr. Mário Soares. Deixou empalidecer o sorriso nas sábias bochechas e continuou a falar do Sr. Koffi Hanan.

É simpáticos. Ao fim de um dia de trabalho. Sermos convidados para ”una copa” pela Directora de um serviço do hospital central. E sentir que os ouvidos descansam, ao ouvir um descontraído convite à conversa: ”Dime entonces Carlos, lo que pasa?”

A entrar em vigor a norma da CE não calculo a desilusão. De muito apregoado senhor. A tirarem à pressa uma amostra de estudo universitário. Para subirem ao poleiro da galinha. O sofrimento que não terá Armando Vara, José Sócrates e outros mais pequenos da nossa praça. A recolherem os canudos de uma qualquer universidade. Feita à pressa para sustentar vaidades. Mas vamos deixar-nos disto e ficarmos pasmados com o que vemos. Não sei o que sentem, os que lutaram pela abolição da censura dos tempos do Estado Novo. O novo estado em que estamos. Não permite graças com as notícias. Controla o número de fotografias diárias do mestre. Não se permite uma frase menos abonatória. O 5.º canal de TV, vai para o lixo. Não vá haver perigo de abrir a dizer mal do todo poderoso.

À sua volta, a tertúlia do poder arrecada o dinheiro. Classe média não existe. Há ricos e pobres. O pão custa na Alemanha o mesmo que cá. Só que ganhamos um terço da Alemanha. Não fosse o Euro. E já o fundo mundial (FMI) nos pedia contas. Os bancos seguram o poder. O poder segurados bancos. O património vende-se. Os quartéis são vendidos. Os militares não têm poder.

No 25 de Abril era importante convencer os capitães de que mandavam. Mas ninguém reparou que Mário Soares há muito que esperava o seu tempo. Onde andam os capitães de Abril? Desde sempre fomos um país à procura de pai. Tivemos o D. João V, o Salazar. E um monte de gente séria agarrada ao poder. Como o Valentim, que tanto protegeu o Nino Vieira. A Fátima Felgueiras. O inefável Isaltino que se tem sido um bom autarca. Tem sido discretamente um bom ladrão. Como o Ferreira Torres absolvido e pronto para nova campanha eleitoral. Salgueiro Maia por pouco ficava esquecido num armazém da Câmara se Santarém.

Porque ao poder, no fundo não interessam homens sérios.

Tal como ao mundo – a parte do mundo – não interessa o papa. A grande revolução da informática ainda começou agora. O futuro luta para ser ”gay”. Não sei se do Manuel Alegre. Ou por outro qualquer defensor. De que até os homens podem dar à luz.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia