• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 26 Junho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 29° / 15°
Períodos nublados
Sex.
 29° / 14°
Céu limpo
Qui.
 27° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  26° / 15°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Publicidade de natal

Opinião  »  2011-12-29  »  Fernando Faria Pereira

Procurava um conto de natal inspirador… Então na própria noite do pai natal e do menino Jesus deparei com um anúncio que dura apenas minuto e meio. Começa com acordes de um guitarra, uma criança vestida de vermelho corre em redor duma cúpula de vidro e ferro, em seguida aparece uma mulher de costas dedilhando para um grupo de alegres crianças que cantam. Um locutor a falar e palavras em letras grandes: enquanto uns dizem que tudo está perdido… Um casal entrelaça os dedos: mais de 200 000 casais querem ter um filho. Continuam as crianças a cantar: I’m free… Aparece um tanque de guerra, cor de caqui, que aponta para nós: por cada tanque de guerra fabricado… Surgem batalhões de peluche: são feitos 120 000 ursos de peluche. Uma tabuleta de ardósia a giz anuncia fechad quando há mais desemprego e menos dinheiro… Um monta-cargas num armazém de víveres: as doações de alimentos aumentaram 30%. As crianças cantam e dançam: and all de people… Uma folha de jornal com o desenho humanizado de um gato gord por cada pessoa corrupta… Balões vermelhos sobem para um céu azul: há 8 000 que dão sangue. As crianças estão eufóricas: it will be… Um rapaz, pulsos algemados atrás das costas, sobe para uma ramona: por cada crime cometido em Portugal… Duas mulheres acartam lixo num amarelo dia de Outon há três pessoas que se oferecem para o voluntariado. E as crianças: you say don’t dream… Dois pitt bull aparecem num relvado com óculos escuros e lenço ao pescoç há mais vídeos divertidos na Internet… Um bebé balbucia e sorri feliz: que más noticias em todas as televisões. Um cota de mascarilha e pregadeira no lenç nas dificuldades há os que se escondem… Um jovem mal barbeado de capacete amarel e há 32 811 corajosos bombeiros voluntários. Um velho careca que gesticula profeticamente: quando muitos portugueses criticam Portugal… Uma rua acastelada, dois guitarristas e uma mulher de preto com ombros desnudados: o fado torna-se património da humanidade. Sempre as crianças; e acenam e cantam e dançam. Uma chuvosa rua empedrada donde foge um eléctric por cada dia que chove em Portugal… Uma mulher abre um postigo, vê-se um chafariz e logo depois o pátio onde actuam as crianças: há dois dias de sol para aproveitar. Percebe-se então que se completou o ciclo. As crianças não param em cor ah, ah, ah, ah… O ecrã fica vermelho com letras brancas: há razões para acreditar num mundo melhor… Depois fica branco e só então compreendo, quando aparece a celebérrima garrafa de vermelho viv abre a felicidade…

 

 

 Outras notícias - Opinião


Autarquias, professores, padres casados e futebol »  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia

PODER AUTÁRQUICO. Depois da operação Teia, uma nova operação contra detentores – ou ex-detentores – do poder autárquico. Não faço ideia o que pensam presidentes de câmara e vereadores sobre a reputação das autarquias.
(ler mais...)


Democracia, por Inês Vidal »  2019-06-19  »  Inês Vidal

Somos todos pela democracia. Menos quando ganha quem não queremos. Esta coisa da democracia tem que se lhe diga. Que o diga eu que, nunca falhando a umas eleições, nunca vi ganhar nenhumas. Fica sempre um sabor amargo na boca, uma angústia de não ver ganhar quem se quer.
(ler mais...)


O Tempo dos Gelados »  2019-06-19  »  José Ricardo Costa

Uma coisa que a natureza tem de bastante simpático, facilitando-nos a vida, é a sua circularidade. Por exemplo, as estações do ano. Fosse a natureza destrambelhada e nada poderíamos prever, deixando-nos à nora sobre o que fazer no dia seguinte.
(ler mais...)


Problemas de memória »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Glifosato Man »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Agustina, a crise na direita, a doença da social-democracia e a teia »  2019-06-07  »  Jorge Carreira Maia

AGUSTINA BESSA-LUÍS. O século XX português teve uma mão cheia de excelentes romancistas. A atribuição do Nobel a Saramago reconheceu isso. Se tivesse sido a Agustina, não teria ficado mal entregue.
(ler mais...)


Parabéns, abstenção! »  2019-06-06  »  Anabela Santos

Muito se tem falado, já tudo foi dito e é do conhecimento de todos que as eleições europeias realizadas no dia vinte e seis de Maio trouxeram uma vitória para a esquerda, excepto para o PCP, e uma acentuada derrota para a direita.
(ler mais...)


Encruzilhada »  2019-06-06  »  António Gomes

Já assim era, mas depois das últimas eleições europeias a interrogação subiu de tom: vai ou não haver geringonça após as próximas eleições legislativas? – as pessoas perguntam.
(ler mais...)


GREVE? »  2019-06-06  »  Denis Hickel

gre·ve
(francês grève)
substantivo feminino
Interrupção temporária, voluntária e colectiva de atividades ou funções, por parte de trabalhadores ou estudantes, como forma de protesto ou de reivindicação (ex.
(ler mais...)


Quando a pedra é o sapato »  2019-06-06  »  Ana Sentieiro

Ontem trajei pela primeira vez. A Noite de Serenatas enlatou a comunidade académica da Universidade do Minho no Largo da Sé. A escuridão dos trajes iluminava os corações dos presentes, aquecia os abraços e motivava as lágrimas ao som da melodia das guitarras portuguesas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-06-07  »  Jorge Carreira Maia Agustina, a crise na direita, a doença da social-democracia e a teia
»  2019-06-06  »  Ana Sentieiro Quando a pedra é o sapato
»  2019-06-06  »  António Gomes Encruzilhada
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Glifosato Man
»  2019-06-06  »  Denis Hickel GREVE?