• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 23 de Outubro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 23° / 12°
Períodos nublados
Qui.
 26° / 12°
Períodos nublados
Qua.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  25° / 15°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Publicidade de natal

Opinião  »  2011-12-29  »  Fernando Faria Pereira

Procurava um conto de natal inspirador… Então na própria noite do pai natal e do menino Jesus deparei com um anúncio que dura apenas minuto e meio. Começa com acordes de um guitarra, uma criança vestida de vermelho corre em redor duma cúpula de vidro e ferro, em seguida aparece uma mulher de costas dedilhando para um grupo de alegres crianças que cantam. Um locutor a falar e palavras em letras grandes: enquanto uns dizem que tudo está perdido… Um casal entrelaça os dedos: mais de 200 000 casais querem ter um filho. Continuam as crianças a cantar: I’m free… Aparece um tanque de guerra, cor de caqui, que aponta para nós: por cada tanque de guerra fabricado… Surgem batalhões de peluche: são feitos 120 000 ursos de peluche. Uma tabuleta de ardósia a giz anuncia fechad quando há mais desemprego e menos dinheiro… Um monta-cargas num armazém de víveres: as doações de alimentos aumentaram 30%. As crianças cantam e dançam: and all de people… Uma folha de jornal com o desenho humanizado de um gato gord por cada pessoa corrupta… Balões vermelhos sobem para um céu azul: há 8 000 que dão sangue. As crianças estão eufóricas: it will be… Um rapaz, pulsos algemados atrás das costas, sobe para uma ramona: por cada crime cometido em Portugal… Duas mulheres acartam lixo num amarelo dia de Outon há três pessoas que se oferecem para o voluntariado. E as crianças: you say don’t dream… Dois pitt bull aparecem num relvado com óculos escuros e lenço ao pescoç há mais vídeos divertidos na Internet… Um bebé balbucia e sorri feliz: que más noticias em todas as televisões. Um cota de mascarilha e pregadeira no lenç nas dificuldades há os que se escondem… Um jovem mal barbeado de capacete amarel e há 32 811 corajosos bombeiros voluntários. Um velho careca que gesticula profeticamente: quando muitos portugueses criticam Portugal… Uma rua acastelada, dois guitarristas e uma mulher de preto com ombros desnudados: o fado torna-se património da humanidade. Sempre as crianças; e acenam e cantam e dançam. Uma chuvosa rua empedrada donde foge um eléctric por cada dia que chove em Portugal… Uma mulher abre um postigo, vê-se um chafariz e logo depois o pátio onde actuam as crianças: há dois dias de sol para aproveitar. Percebe-se então que se completou o ciclo. As crianças não param em cor ah, ah, ah, ah… O ecrã fica vermelho com letras brancas: há razões para acreditar num mundo melhor… Depois fica branco e só então compreendo, quando aparece a celebérrima garrafa de vermelho viv abre a felicidade…

 

 

 Outras notícias - Opinião


Casimiro Pereira… dedicação e simplicidade »  2018-10-12  »  Anabela Santos

Pego na caneta, no papel, sento-me na mesa do café e questiono-me: como me atrevo a escrever sobre este senhor? – Não sei, corro o risco, simplesmente.

Era uma miúda, criança mesmo, quando Casimiro Pereira começou a sua vida autárquica em Torres Novas.
(ler mais...)


Como prevenir e tratar infeções urinárias »  2018-10-12  »  Juvenal Silva

Como prevenir e tratar infeções urinárias

As infeções urinárias são muito incómodas e mais recorrentes nas mulheres, que as obrigam a consultas médicas algumas vezes ao ano. Normalmente, o tratamento consiste na toma de antibióticos, que matam a infeção presente, mas deixam a bexiga vulnerável a uma próxima invasão bacteriana.
(ler mais...)


Venha daí um refrigerante fresquinho! »  2018-10-12  »  Miguel Sentieiro

Sumol é um dos actuais alvos da implacável máquina fiscal. Essa refrescante bebida de laranja, com bolhinhas, que nos alivia o calor no pingo do verão, afinal é um vilão cheio de sacarose para nos envenenar.
(ler mais...)


Passa »  2018-10-12  »  Inês Vidal

A Golegã auto intitula-se capital do cavalo. Veiga Maltez gostava de cavalos, havia cavalos na vila, sacou daquela da cartola e um dia disse: “cavalos são na Golegã”. A ideia pegou, vendeu e hoje já não é só o presidente que lhe chama assim.
(ler mais...)


The Times They Are A-Changin` »  2018-10-12  »  Jorge Carreira Maia

Ouvida nos dias que correm, a canção de Bob Dylan não deixa de parecer uma singular ironia, uma ironia que atinge o cerne das crenças que estão no coração das gerações que fizeram da balada dylaniana um símbolo do caminho para o paraíso.
(ler mais...)


O papel dos cidadãos »  2018-09-27  »  Jorge Carreira Maia

No início do ano lectivo, costumo explicar aos meus alunos de Ciência Política que a política é o lugar do mal. No seguimento da lição de Thomas Hobbes, tento mostrar-lhes que a política existe porque nós não somos moralmente irrepreensíveis e, movidos por interesses egoístas, fazemos mal uns aos outros.
(ler mais...)


Suave cumplicidade »  2018-09-26  »  Carlos Tomé

Aqui há um ano, prometeram que o homem ia voltar e ele voltou mesmo. Nessa altura o homem era o José Afonso, e a sua música ecoou tão simples e tão pura no auditório do Hotel dos Cavaleiros que os LaFontinha conseguiram o milagre de ressuscitar o genial autor de geniais canções, que agora querem tratar como um vulgar herói nacional grato ao poder, e cuja gratidão o poder reconhece com o panteão, retirando-o da terra e do povo que ele sempre adorou.
(ler mais...)


Podemos ou não prevenir as doenças oncológicas »  2018-09-26  »  Juvenal Silva

Como ocorre em muitas outras doenças crónicas e mortais, e apesar de décadas de investigações e milhões de dólares investidos, a ciência ainda não consegue definir a causa do crescimento descontrolado das células tumorais.
(ler mais...)


Orçamento Participativo, alguém se lembra dele?.. »  2018-09-26  »  Nuno Curado

Vamos ter mais um ano sem um Orçamento Participativo (OP) aqui em Torres Novas. Lembrei-me disso ao ver a notícia dos recentes vencedores do OP em Abrantes. O ano passado, o OP não avançou no nosso concelho com o argumento de ser ano de eleições.
(ler mais...)


As caixas de correio e a liderança »  2018-09-26  »  António Gomes


A imagem que acompanha esta crónica pode ser o espelho da degradação do centro e da cidade de Torres Novas. Chegámos aqui por responsabilidade do PS: abandono, desleixo, insegurança.

A fotografia foi tirada há três anos, mas já tudo estava assim antes.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)