• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Publicidade de natal

Opinião  »  2011-12-29  »  Fernando Faria Pereira

Procurava um conto de natal inspirador… Então na própria noite do pai natal e do menino Jesus deparei com um anúncio que dura apenas minuto e meio. Começa com acordes de um guitarra, uma criança vestida de vermelho corre em redor duma cúpula de vidro e ferro, em seguida aparece uma mulher de costas dedilhando para um grupo de alegres crianças que cantam. Um locutor a falar e palavras em letras grandes: enquanto uns dizem que tudo está perdido… Um casal entrelaça os dedos: mais de 200 000 casais querem ter um filho. Continuam as crianças a cantar: I’m free… Aparece um tanque de guerra, cor de caqui, que aponta para nós: por cada tanque de guerra fabricado… Surgem batalhões de peluche: são feitos 120 000 ursos de peluche. Uma tabuleta de ardósia a giz anuncia fechad quando há mais desemprego e menos dinheiro… Um monta-cargas num armazém de víveres: as doações de alimentos aumentaram 30%. As crianças cantam e dançam: and all de people… Uma folha de jornal com o desenho humanizado de um gato gord por cada pessoa corrupta… Balões vermelhos sobem para um céu azul: há 8 000 que dão sangue. As crianças estão eufóricas: it will be… Um rapaz, pulsos algemados atrás das costas, sobe para uma ramona: por cada crime cometido em Portugal… Duas mulheres acartam lixo num amarelo dia de Outon há três pessoas que se oferecem para o voluntariado. E as crianças: you say don’t dream… Dois pitt bull aparecem num relvado com óculos escuros e lenço ao pescoç há mais vídeos divertidos na Internet… Um bebé balbucia e sorri feliz: que más noticias em todas as televisões. Um cota de mascarilha e pregadeira no lenç nas dificuldades há os que se escondem… Um jovem mal barbeado de capacete amarel e há 32 811 corajosos bombeiros voluntários. Um velho careca que gesticula profeticamente: quando muitos portugueses criticam Portugal… Uma rua acastelada, dois guitarristas e uma mulher de preto com ombros desnudados: o fado torna-se património da humanidade. Sempre as crianças; e acenam e cantam e dançam. Uma chuvosa rua empedrada donde foge um eléctric por cada dia que chove em Portugal… Uma mulher abre um postigo, vê-se um chafariz e logo depois o pátio onde actuam as crianças: há dois dias de sol para aproveitar. Percebe-se então que se completou o ciclo. As crianças não param em cor ah, ah, ah, ah… O ecrã fica vermelho com letras brancas: há razões para acreditar num mundo melhor… Depois fica branco e só então compreendo, quando aparece a celebérrima garrafa de vermelho viv abre a felicidade…

 

 

 Outras notícias - Opinião


Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia