Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-40af9369): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 06 Outubro 2026    •      Directora: Inês Vidal    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 26° / 14°
Céu limpo
Qui.
 28° / 13°
Céu limpo
Qua.
 25° / 16°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  26° / 16°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O MERCEDES E O PEÃO

Opinião  »  2015-06-08  »  José Ricardo Costa

"Uma pessoa rica tem mais responsabilidades morais e na gestão pública da sua personalidade do que uma pessoa pobre"

Estava a preparar-me para atravessar uma passadeira quando um condutor ignorou por completo a minha desprezível existência de peão. Nada a que eu, peão por militância e convicção, não esteja habituado nos meu diário percurso entre a casa e o trabalho. Só que desta vez ocorreu um processo interessante nos mecanismos automáticos da minha mente. Tratando-se de um carro de alta cilindrada, de imediato inferi que o desprezo do condutor resultou de alguém ufano da sua posição social. Eis o suficiente para logo o transformar numa criatura arrogante, vaidosa, egoísta, com o típico complexo de superioridade de um ego insuflado, começando por isso a sentir-me um anarquista russo do século XIX com vontade de estrafegar o pescoço de todos os condutores ricos que se julgam donos das ruas e que olham para os pobres peões como um senhor feudal para o servo da gleba. 


Mas de repente senti o meu anjinho do lado direito a despejar água sobre o fogo revolucionário do diabinho do lado esquerdo. Caramba, eu não sou rico mas nada tenho contra os ricos. Como Olof Palm, não acredito que é com os ricos que se deve acabar mas com os pobres. Nem acredito naquela parvoíce de achar que são precisos não sei quantos pobres para fazer um rico. Pelo contrário, acredito que os ricos fazem muita falta aos pobres e que um dos problemas de Portugal será mesmo a sua escassez e a falta de um sistema que distribua justamente a riqueza, como sucede nos países mais desenvolvidos da Europa.


Pronto, sei que fui irracional mas não houve volta a dar, somos mesmo assim. Captamos um pontinho numa pessoa e somos logo levados a relacioná-lo com outros, sem que tenha de haver uma ligação entre eles. Se um condutor de um Fiat Uno a cair aos bocados não pára na passadeira, penso apenas que lhe falta civismo. Mas se for um carro de luxo já associo isso ao facto de o condutor ser rico. Acontece que ao dono do carro de luxo pode apenas faltar o mesmo civismo que falta ao dono do Fiat Uno, nada tendo que ver com a sua conta bancária. E por que não admitir que até pode ser a pessoa mais cívica do mundo mas vai simplesmente distraído ou, indo depressa, não teve tempo para travar? A mim já me aconteceu não parar numa passadeira por esses motivos, e do mesmo modo que me senti desconfortável por isso, por que não presumir ter ele sentido o mesmo?


O meu anjinho venceu e fiquei em paz com a minha consciência. Mas a experiência fez-me pensar no estatuto de ser rico e como isso deve ser gerido moralmente. Pode parecer estranho o que vou dizer mas acredito sinceramente nisso: uma pessoa rica tem mais responsabilidades morais e na gestão pública da sua personalidade do que uma pessoa pobre. É exactamente pelo facto de o dinheiro estar muitas vezes associado à vaidade, à presunção, à ganância, à arrogância, que uma pessoa que o possui em abundância deverá ter uma atitude de hiper-correcção no que faz ou diz. Se há atitude que fica bem numa pessoa rica é precisamente a que revela humildade, discrição, simpatia e respeito, sobretudo por aqueles que estão num plano socialmente inferior. Entendo que tal não aconteça num pato-bravo ou num novo rico que o é à custa de atropelar os interesses de outros. Está-lhe na massa do sangue. O verdadeiro aristocrata, pelo contrário, reconhece-se na nobreza dos seus actos, os quais podem ser aferidos a partir do que dizia Séneca nas Cartas a Lucílio: «Um espírito superior é capaz de utilizar utensílios de barro como se fossem de prata, mas não é inferior aquele que usa os de prata como se fossem de barro». E, acrescentando eu, respeitando de igual modo todos aqueles que se sentam, tanto à sua mesa como à sua volta, para comer.

 

 

 Outras notícias - Opinião


ISTO É O RIO ALMONDA - vamos ver quem é que é homem! »  2026-10-05 

Da ponte do Moinho da Fonte, com a fábrica velha da Renova nas costas, é esta a visão do rio Almonda: um regato com um palmo de água e o leito invadido por canaviais de um lado, arbustos do outro. Daqui para a frente, na Azenha, no Casal da Pinheira, no Choupal, na Ribeira antes da ponte, os cenários são de horror.
(ler mais...)


A Fraude - I »  2026-10-05  »  Acácio Gouveia

“Forja a língua numa bigorna livre de mentiras”, Píndaro

Causou algum burburinho uma espécie de workshop organizado recentemente por um conhecido infuencer antivacinas em Santarém. Dum lado, os adversários da iniciativa e críticos da passividade da autarquia, coproprietária das instalações onde teve lugar a tal sessão; do outro, os que acham que não se pode tolher a liberdade de opinião e que é contraproducente dar palco a um movimento sem expressão, onde se prega para pequena comunidade fechada de convertidos.
(ler mais...)


Do diáfano do imaginário à aridez da realidade »  2026-10-05  »  António Mário Santos

Numa conversa recente, motivada pelos exames e o futuro da educação concelhia, veio ao de cima o actual desencanto da juventude, que, após o fim do secundário, ou entra numa universidade, ou sem posses para as mesmas, sedeadas nas principais cidades do país, opta pelo ensino superior tecnológico, diversificado no Médio Tejo, em Abrantes, Tomar ou Santarém.
(ler mais...)


Esposas, mães, filhas, irmãs, mulheres »  2026-10-05 

Para escrever as crónicas no Jornal Torrejano, habitualmente faço previamente um périplo pela imprensa regional para me inteirar da realidade, ficar a saber o que se passa. Nem sempre o tema seleccionado é o mais relevante da actualidade, depende da inspiração para escrever, depende de factores, muitas vezes, aleatórios.
(ler mais...)


Cinismo e humilhação - jorge carreira maia »  2026-10-05  »  Jorge Carreira Maia

A recente visita do Presidente da China, Xi Jinping, aos Estados Unidos, é, por parte do presidente chinês, um exercício de cinismo e de humilhação do país anfitrião. Não fora Donald Trump o presidente em exercício, e seria duvidoso que a atitude de Jinping fosse a mesma.
(ler mais...)


Biometano versus solar e eólico »  2026-09-19  »  António Gomes

O Governo aprovou recentemente o “Mapa Verde” para as energias renováveis, ou seja, criou as chamadas Zonas de Aceleração das Energias Renováveis (ZAER), uma espécie de autoestrada para os projectos de energia com origem no solar e no eólico.
(ler mais...)


A liberdade de informação e o poder político »  2026-09-19  »  António Mário Santos

A leitura recente da página digital do Jornal Torrejano deixou-me preocupado. Ante a publicação duma notícia sobre um ajuste directo feito pelo presidente da Câmara, no valor de 10.500 euros, com o “Mirante”, para publicação de notícias sobre a actividade autárquica, extraída dum comunicado da concelhia do PSD, informando que os seus vereadores no executivo municipal iriam pedir informações mais detalhadas, já porque o quadro camarário já contempla para este efeito, 10 postos de trabalho, 8 ocupados, 2 cativos, surgiu um protesto dum dos proponentes da lista do actual presidente, considerando que o jornal se estava a transformar num órgão de oposição ao actual presidente socialista.
(ler mais...)


Salve-se quem puder »  2026-09-19  »  Carlos Paiva

A evolução na postura da autarquia aconteceu, é um facto. Quando Pedro Ferreira, anterior edil, era confrontado, por vezes atropelado, por factos da vida real, respondia o clássico "Eu não sabia de nada!", Trincão Marques, actual edil, em situações idênticas, responde "Sim, é um problema!".
(ler mais...)


O Princípio da Realidade »  2026-09-19  »  José Ricardo Costa

Na anterior edição do JT, não pude deixar de notar com júbilo a notícia sobre a formação de um núcleo intermunicipal Entroncamento-Torres Novas, do partido Livre. Declaração de desinteresse: não tenho partido e, para o caso, é irrelevante o partido em questão.
(ler mais...)


Educação, PISA e cultura escolar »  2026-09-19  »  Jorge Carreira Maia

O alarido com os resultados do PISA (Programme for International Student Assessment) trouxe-me de novo à Educação. A queda dos resultados de Portugal foi substancial, embora muitos países ocidentais também tivessem maus resultados, o que gerou uma grande debate político sobre as causas e os culpados desta queda dos estudantes portugueses.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2026-09-19  »  Jorge Carreira Maia Educação, PISA e cultura escolar
»  2026-09-19  »  António Gomes Biometano versus solar e eólico
»  2026-09-19  »  António Mário Santos A liberdade de informação e o poder político
»  2026-10-05  ISTO É O RIO ALMONDA - vamos ver quem é que é homem!
»  2026-09-19  »  Carlos Paiva Salve-se quem puder