• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 26 Junho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 29° / 15°
Períodos nublados
Sex.
 29° / 14°
Céu limpo
Qui.
 27° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  26° / 15°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Carne para canhão

Opinião  »  2013-03-08  »  Fernando Faria Pereira

Estalou a polémica da carne de cavalo nas lasanhas. Estão envolvidas empresas internacionais: a Ikea já retirou almondegas do mercado porque o ADN relinchava e vez de mugir - a responsável pela produção seria uma empresa sueca. Se se lembram de procurar ADN dos alces, estou mesmo a ver os ecologistas bradarem aos céus; se encontram ADN de javalis, então é um problema religioso insanável. Creio que o escândalo ainda não ultrapassou os limites da União Europeia... Por cá, parece-me que já estamos a entrar novamente no excesso de zelo. Parece que a ASAE já apreendeu uma data de embalagens, sendo que agora se alargou a outros derivados. Anda para aí tanta gente com fome e agora toca de retirar comida do mercado, em vez de a darem para quem a queira comer por conta e risco. Será que já fizeram isso? Na China, o pessoal até se ria: estão-nos a dar cavalo por vaca, o arroz e soja caem bem na massa? Ao tempo que não como lasanha pré congelada! Havia uma certa marca, plasticíssima, que me sabia melhor que nos restaurantes. Vai-se a ver… Ainda lambo os beiços com um hambúrguer. Olha! Lembrei-me agora…E se o Mac Donalds anunciasse um hambúrguer com carne de cavalo tipo mac pónei? Eu ia logo lá experimentar! Ao fim e ao cabo, os cavalos já pouco valor têm como animais de tiro, de tração ou de desporto, e dão despesa. Dar um tiro num animal com que se tem empatia, e se domina com mansidão e paciência? Os cowboys davam um tiro na montada quando partiam uma pata! Mas comiam a vaca! Para os ingleses deve ter sido terrivel, terrivel, tão tradicionalistas e agora levam horse em vez de cow. Os cavalos também se abatem? Não vamos por esse filme de maratona de dança…

Evidentemente que o que está em causa não é a qualidade da carne, nem se é própria ou imprópria para consumo. Nem tão pouco a afeição com os cavalos. É o facto de estarmos a ser enganados!

Vistas as coisas, tudo isto é um enorme desperdício de recursos, tanto alimentares como também dos necessários para criar, abater e triturar todos aqueles cavalos que agora deixam vestígios no meio da carne de vaca. Pois! Também não nos podemos esquecer das vacas, das centenas (milhares?) de vacas. Toneladas e toneladas de alimento para o lixo, próprio para consumo, mal rotulado embora, quando ainda se morre de fome no mundo! Também por aí se agrava o problema ! Onde se morre de fome, digo habitualmente, não deve haver muitos micro-ondas, nem arcas congeladoras com as estrelinhas todas necessárias para manter por meses a congelação exigida.

Vamos a ver onde vai parar o caso. Empresas a fechar, despedimentos, o agudizar da crise, indemnizações... Comida para cão? Não me parece - descongelar e tornar a congelar- os animais também têm direitos, pelo menos os que estão fora desta irracionalidade toda.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Autarquias, professores, padres casados e futebol »  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia

PODER AUTÁRQUICO. Depois da operação Teia, uma nova operação contra detentores – ou ex-detentores – do poder autárquico. Não faço ideia o que pensam presidentes de câmara e vereadores sobre a reputação das autarquias.
(ler mais...)


Democracia, por Inês Vidal »  2019-06-19  »  Inês Vidal

Somos todos pela democracia. Menos quando ganha quem não queremos. Esta coisa da democracia tem que se lhe diga. Que o diga eu que, nunca falhando a umas eleições, nunca vi ganhar nenhumas. Fica sempre um sabor amargo na boca, uma angústia de não ver ganhar quem se quer.
(ler mais...)


O Tempo dos Gelados »  2019-06-19  »  José Ricardo Costa

Uma coisa que a natureza tem de bastante simpático, facilitando-nos a vida, é a sua circularidade. Por exemplo, as estações do ano. Fosse a natureza destrambelhada e nada poderíamos prever, deixando-nos à nora sobre o que fazer no dia seguinte.
(ler mais...)


Problemas de memória »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Glifosato Man »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Agustina, a crise na direita, a doença da social-democracia e a teia »  2019-06-07  »  Jorge Carreira Maia

AGUSTINA BESSA-LUÍS. O século XX português teve uma mão cheia de excelentes romancistas. A atribuição do Nobel a Saramago reconheceu isso. Se tivesse sido a Agustina, não teria ficado mal entregue.
(ler mais...)


Parabéns, abstenção! »  2019-06-06  »  Anabela Santos

Muito se tem falado, já tudo foi dito e é do conhecimento de todos que as eleições europeias realizadas no dia vinte e seis de Maio trouxeram uma vitória para a esquerda, excepto para o PCP, e uma acentuada derrota para a direita.
(ler mais...)


Encruzilhada »  2019-06-06  »  António Gomes

Já assim era, mas depois das últimas eleições europeias a interrogação subiu de tom: vai ou não haver geringonça após as próximas eleições legislativas? – as pessoas perguntam.
(ler mais...)


GREVE? »  2019-06-06  »  Denis Hickel

gre·ve
(francês grève)
substantivo feminino
Interrupção temporária, voluntária e colectiva de atividades ou funções, por parte de trabalhadores ou estudantes, como forma de protesto ou de reivindicação (ex.
(ler mais...)


Quando a pedra é o sapato »  2019-06-06  »  Ana Sentieiro

Ontem trajei pela primeira vez. A Noite de Serenatas enlatou a comunidade académica da Universidade do Minho no Largo da Sé. A escuridão dos trajes iluminava os corações dos presentes, aquecia os abraços e motivava as lágrimas ao som da melodia das guitarras portuguesas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-06-07  »  Jorge Carreira Maia Agustina, a crise na direita, a doença da social-democracia e a teia
»  2019-06-06  »  Ana Sentieiro Quando a pedra é o sapato
»  2019-06-06  »  António Gomes Encruzilhada
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Glifosato Man
»  2019-06-06  »  Denis Hickel GREVE?