• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A festa da minha aldeia

Opinião  »  2013-08-30  »  Paulo Simões

A festa da minha aldeia é no primeiro fim-de-semana de Setembro. Sempre no primeiro fim-de-semana de Setembr por isso, já sabem, apareçam por cá. Apareçam, porque deixem que vos diga, a festa da minha aldeia é a melhor festa do mundo. E é sempre melhor. Todos os anos melhor. E este ano, de certeza, não vai ser excepção. Existem aquelas pessoas, aqueles velhos, digamos, que acham que antigamente é que tudo era bom. Sempre antigamente. Que agora, enfim, é sempre tudo a piorar. São aqueles do Restelo, percebem? Ou melhor dizendo, das Miras, da Várzea, da Fontaínha, do Vale ou de qualquer outro sítio que tenhamos por cá. É que, por acaso, Restelos não há por cá. Nem nunca houve! Enfim, o que me parece é que, quem vive de passado, não percebe o que perde no presente. O mundo vive-se em cada tempo. E os tempos são sempre novos, frescos, excitantes. Bons, portanto. Apesar das dificuldades, sempre bons para serem vividos e apreciados. A vida é isso mesmo.

Voltando à festa, então. Este ano, vamos ter o quê? Música, pois claro. Como sempre. Bem alto e até às tantas. Mas temos também de outra música. Mais erudita. A cargo da nossa filarmónica, que o povo daqui tem ouvido para a música, e muito aprecia a sua banda. Temos também gastronomia, do melhor que se faz por cá. Por cá e não só, atenção. É que, modéstia à parte, na cozinha, as senhoras cá da terra pedem meças, seja a quem for. Essa é que é a verdade. Temos quermesse com rifas, muitas rifas, com prémios e mais prémios. E temos bebidas. Muitas. Sumos, águas, vinho tinto, vinho branco, cerveja, caipirinhas, caipiroscas, bagaços e aguardentes, e tudo mais quanto seja preciso para aquecer as longas noites. Temos jogos tradicionais, temos luz, animação e boa disposição. Riso, isso sim. Muito riso.

Mas atenção! Faça-se silêncio. Não que se cante o fado, mas que passa a procissão. Sim senhora. Que a nossa festa é animada no que à farra diz respeito, mas solene o quanto baste quando manda a tradição. E no que a santos diz respeito, Nossa Senhora Mãe dos Homens, a nossa padroeira, é a luz dos nossos olhos. Que emoção! Não há santa mais bonita. E quando ela sai à rua leva cortejo de fanfarra. Leva belas fogaceiras com cobiçadas oferendas. Anjinhos de verdade caminhando lado a lado. Leva prior e sacristão, juízas e juízes. E todos, sem excepção, saem à rua só para olhá-la. Lindo! Sempre lindo! Mas temos ainda mais procissão, que neste caso é servida sempre em dose dupla, a um sacramento santíssimo que nos guarda o ano inteiro. Ai, o Santíssimo! Essa outra, fica para a segunda-feira, quando encerra até para o ano.

Mas esperem mais um pouco. O mais importante de tudo reservei-vos para o fim. É que, na festa da minha aldeia, há gente do mundo inteiro. Gente do mundo inteiro que todos os anos nos visita, sempre e apenas neste fim-de-semana. Mesmo a sério! Tem gente da Alemanha, de França, do Luxemburgo, da Suíça, Espanha, Canadá, d’América, Inglaterra e até da Austrália. Tem gente de Lisboa, de Coimbra, do Algarve e muito mais. Como uma vez ouvi dizer, tem gente do mundo inteiro, até do Minho! Ah pois é! E esses, essa gente toda que nos visita, deixem que vos esclareça: são os melhores do mundo também. Tal como a nossa festa. Ah pois é!.

mrp@sapo.pt

 

 

 Outras notícias - Opinião


Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia