• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Os lados A e B na política nacional

Opinião  »  2013-12-13  »  Jorge Cordeiro Simões

Desde há cerca de meia dúzia de anos que comecei a aperceber-me de que o que ia sendo divulgado de actos ilícitos, relacionados com desvio de dinheiros públicos, corrupção, e diverso tipo de fraudes feitas por gente de colarinho branco normalmente ligada aos partidos com responsabilidades seja no governo, na Assembleia da República, nas autarquias, nas empresas do estado e num número imenso organismos públicos, não era mais que a ponta visível de um enorme ”iceberg” que na sociedade portuguesa, com a conivência dum dispendioso e ineficaz sistema de justiça, tem sido o responsável pelo empobrecimento dos portugueses, a falência do país e a perda da independência.

Desde então tenho vindo a assumir progressivamente uma postura ”subversiva”, em relação à clássica e quanto a mim já caduca divisão das misérias políticas nacionais entre ”esquerdas” e direitas”. Passei a ver o palco político nacional cada vez mais dividido por uma linha que atravessa todos os partidos; uma linha algo espessa e de contornos nebulosos, em que coloco dum lado - digamos que no lado A - os que se sabe terem praticado ou terem estado ligados à prática dos actos referidos no parágrafo anterior, e também os que por palavras ou actos, de algum modo apoiam essa gente, por exemplo trabalhando para a sua desculpabilização e branqueamento. Do outro lado que aqui vou designar por grupo B, coloco os restantes, ou seja os foram e continuam a ser vítimas dos actos perpetrados pelas pessoas do grupo A, bem como aqueles que insistem em denunciar os actos e actores situados do mesmo lado A e que fazem a defesa dos mais fracos, principais prejudicados com a crise provocada pelos personagens que estão do lado A da referida linha.

Esta postura ”subversiva” da recusar integrar grupos disciplinados da velha ordem estabelecida, tem uma factura que aceito pagar, incluindo na mesma a ostracização nos grupos ”bem pensantes”, das direitas ou das esquerdas, ou ainda dessa coisa estranha e má, vulgarmente conhecida por ”esquerda caviar”.

As coisas assim colocadas em linguagem clara e directa, não quero com o que a seguir expresso, defender qualquer tipo de limitação à liberdade de opinião que por enquanto, ainda creio terem, pelo menos formalmente todos os cidadãos portugueses, incluindo aqui a liberdade de criticar todo o tipo de situações que tenham a ver com o interesse público, venham elas de onde vierem. Em nome dessa liberdade de opinião que venho expressar a minha total discordância, com o absurdo de se querer comparar a figura de Mário Soares com a do Papa Francisco.

Sou um católico carregado de defeitos e insuficiências, mas em consonância com uma exortação feita nesse sentido pelo Papa Francisco, não abdico de tentar continuar a tomar posição e de dar testemunho, também no campo da política. E acontece que em minha opinião as duas personagens em apreço, não pelas palavras sempre fáceis, mas pelo testemunho de vida e pelos actos praticados no dia-a-dia ao longo da vida, que é o que para mim interessa, estão em posições extremas nos dois campos opostos separados pela minha linha atrás explicada: Mário Soares do lado A e o Papa Francisco do lado B.

Ambos lutam em diferentes e antagónicas barricadas. Daqui a minha dificuldade em classificar com brandura qualquer tipo de comparação entre estes dois personagens, por mais floreados palavrosos que seus autores usem nesses tipos de exercício.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente