• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Julho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 36° / 15°
Períodos nublados
Dom.
 31° / 15°
Céu nublado
Sáb.
 30° / 17°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Prevenir as doenças de outono e inverno reforçando o sistema imunitário

Opinião  »  2014-09-25  »  Juvenal Silva

Nesta época do ano os vírus e bactérias reproduzem-se com maior rapidez e, quando o sistema imunitário está fragilizado, ocorrem as denominadas doenças de inverno, como resfriados, gripes, problemas do sistema respiratório.

A gripe é a doença mais comum, mas outras também são características desta época, como sejam a sinusite, rinite, laringite, otite, bronquite, pneumonia, asma, alergias respiratórias.

Normalmente estas doenças incidem mais sobre as crianças e idosos, bem como doentes crónicos com asma e bronquite.

Prevenir é o melhor remédio, reforçando o sistema imunitário, que defende o nosso organismo das agressões. A eficácia deste sistema depende muito do nosso estado nutricional, ou seja, a forma como nos alimentamos e, como vivemos. Com a idade o sistema imunitário vai declinando, pelo que se torna indispensável uma boa conduta de vida e uma nutrição cuidada.

Como fortalecer o sistema imunitário - Os antioxidantes têm-se revelado importantes na prevenção e tratamento de doenças virais, pela capacidade de reduzir os sintomas de doença como também pela diminuição dos efeitos de longo prazo do stress oxidativo que se desenvolve em pacientes infectados por vírus de imuno-deficientes, gripe, hepatite, etc. A vitamina C, é um antioxidante potente e muito importante na acção protectora e também reconhecida na recuperação pós infecção.

Vários estudos têm concluído que durante uma infecção, os níveis de vitamina C diminuem significativamente no plasma e, nos glóbulos brancos, pelo que o seu consumo é imperioso.

Alimentos ricos em vitamina C - Verduras como agrião, espinafre, rúcula, couve galega, brócolos, salsa, tomate, alho, cebola, pimentão, açafrão da índia, coentros, cravo-da-índia, gengibre, paprica, tomilho, etc. Frutas: Limão, laranja, tangerina, lima, morango, ananás/abacaxi, uva, etc.

Vitamina E, é um antioxidante lipossolúvel e intervém de forma sinérgica e complementar com a vitamina C. Está presente nos frutos secos como nozes, amêndoa, pistáchio, avelã, amendoim, sementes de girassol, linhaça, gergelim, cereais integrais, óleos de gérmen de trigo, azeite, etc. Frutas: amora, mirtilo, framboesa, manga, romã.

Fortes impulsionadores do sistema imunitári Glutationa, Betacaroteno, vitamina B12, vitamina D, equinácia, propólis, mel, ginseng, espirulina, zinco, omega 3, probióticos.

Banir maus hábitos como tabaco e álcool, evitar ambientes poluídos, fazer exercício ao ar livre, ter uma alimentação saudável, lavar bem as mãos, o corpo e, a mente… são boas práticas para alcançar o bem estar.

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula profissional 62313

 

 

 Outras notícias - Opinião


Umbigos, por Inês Vidal »  2019-07-05  »  Inês Vidal

A política sempre foi um dos assuntos que me deu mais gozo acompanhar enquanto jornalista. Não é novo, já o disse aqui muitas vezes. Encanta-me o jogo, perceber as redes, as pessoas, ver o que as move, como se movem, como a política puxa pelo melhor e revela o pior de quem se envolve.
(ler mais...)


Bloco de Esquerda, Rui Rio, União Europeia e Igreja Católica »  2019-07-05  »  Jorge Carreira Maia

O BLOCO DE ESQUERDA E OS DEPUTADOS. Parece haver divergências entre a distrital de Santarém e a direcção nacional sobre quem deve encabeçar a lista de candidatos pelo distrito às eleições legislativas.
(ler mais...)


PLANTAR ÁRVORES »  2019-07-04  »  António Gomes

As alterações climáticas a que estamos a assistir, e aquelas que nos são anunciadas por estudos científicos, devem ser para levar a sério. O equilíbrio climático a que nos habituámos está em mudança acelerada.
(ler mais...)


Autarquias, professores, padres casados e futebol »  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia

PODER AUTÁRQUICO. Depois da operação Teia, uma nova operação contra detentores – ou ex-detentores – do poder autárquico. Não faço ideia o que pensam presidentes de câmara e vereadores sobre a reputação das autarquias.
(ler mais...)


Democracia, por Inês Vidal »  2019-06-19  »  Inês Vidal

Somos todos pela democracia. Menos quando ganha quem não queremos. Esta coisa da democracia tem que se lhe diga. Que o diga eu que, nunca falhando a umas eleições, nunca vi ganhar nenhumas. Fica sempre um sabor amargo na boca, uma angústia de não ver ganhar quem se quer.
(ler mais...)


O Tempo dos Gelados »  2019-06-19  »  José Ricardo Costa

Uma coisa que a natureza tem de bastante simpático, facilitando-nos a vida, é a sua circularidade. Por exemplo, as estações do ano. Fosse a natureza destrambelhada e nada poderíamos prever, deixando-nos à nora sobre o que fazer no dia seguinte.
(ler mais...)


Problemas de memória »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Glifosato Man »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Agustina, a crise na direita, a doença da social-democracia e a teia »  2019-06-07  »  Jorge Carreira Maia

AGUSTINA BESSA-LUÍS. O século XX português teve uma mão cheia de excelentes romancistas. A atribuição do Nobel a Saramago reconheceu isso. Se tivesse sido a Agustina, não teria ficado mal entregue.
(ler mais...)


Parabéns, abstenção! »  2019-06-06  »  Anabela Santos

Muito se tem falado, já tudo foi dito e é do conhecimento de todos que as eleições europeias realizadas no dia vinte e seis de Maio trouxeram uma vitória para a esquerda, excepto para o PCP, e uma acentuada derrota para a direita.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Glifosato Man
»  2019-06-19  »  Inês Vidal Democracia, por Inês Vidal
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Problemas de memória
»  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia Autarquias, professores, padres casados e futebol
»  2019-06-19  »  José Ricardo Costa O Tempo dos Gelados