• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Julho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 36° / 15°
Períodos nublados
Dom.
 31° / 15°
Céu nublado
Sáb.
 30° / 17°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Sonha mas não te aleijes!

Opinião  »  2014-10-03  »  Afonso Borga

2.ª Carta a Lisboa

Começou. Após dois meses de pausa, chegou a hora de voltar à rotina (chamemos-lhe assim). Recordo-me perfeitamente da minha primeira semana aqui em Lisboa, parece que foi ontem. Como tudo era novo e diferente. Mas, desde então, um ano se passou…

Tens, em cada lugar teu, um sonho meu. E eu continuo a sonhar, com mil e uma ideias e projetos. Mas se houve algo que aprendi contigo foi a medir os meus sonhos, não em quantidade, mas na forma como me prendo a eles. E como é estranho acreditarmos veemente em algo que nem sabemos se temos formas de o concretizar, e sabes como me é difícil sonhar ou agir por metade! Um pouco à semelhança de Ícaro com as asas de cera, nem muito perto do mar, nem muito perto do Sol!

Sinto que tens andado aborrecida nestes últimos dias, é certo que a chuva não ajuda! Estes dias chuvosos, após meses de sol e calor (pouco), têm tirado a paciência a muita gente, de regresso ao trabalho e à escola após as férias. Eu compreendo.

Às tantas não sei é se é da chuva ou dos trajes universitários, que vão compondo, por estes dias, a paisagem lisboeta. Sabes como sempre tive um encanto pela vida universitária, a sua alma, a tradição, o espírito de entreajuda e de camaradagem, e poder usar o traje foi mais uma meta concluída! Assim, entristece-me ver como algumas pessoas olham para um os trajados com um ar de reprovação, imbuídas que estão pelas mais recentes polémicas em torno das praxes.

Posto isto, sabes como fiquei orgulhoso de ver, durante esta semana, o sorriso e as esperanças de centenas de jovens que começam agora uma nova etapa. De olhar brilhante, a deixar transparecer o misto de ansiedade e nervosismo, típico de quem inicia algo totalmente novo. E como foi bom também rever os rostos conhecidos, de amizades recentes, mas que parecem de anos!

apborga@live.com.pt

PS: Já fui visitar o castelo! O próximo desafio é ir a uma Casa de Fados. Depois conto-te.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Umbigos, por Inês Vidal »  2019-07-05  »  Inês Vidal

A política sempre foi um dos assuntos que me deu mais gozo acompanhar enquanto jornalista. Não é novo, já o disse aqui muitas vezes. Encanta-me o jogo, perceber as redes, as pessoas, ver o que as move, como se movem, como a política puxa pelo melhor e revela o pior de quem se envolve.
(ler mais...)


Bloco de Esquerda, Rui Rio, União Europeia e Igreja Católica »  2019-07-05  »  Jorge Carreira Maia

O BLOCO DE ESQUERDA E OS DEPUTADOS. Parece haver divergências entre a distrital de Santarém e a direcção nacional sobre quem deve encabeçar a lista de candidatos pelo distrito às eleições legislativas.
(ler mais...)


PLANTAR ÁRVORES »  2019-07-04  »  António Gomes

As alterações climáticas a que estamos a assistir, e aquelas que nos são anunciadas por estudos científicos, devem ser para levar a sério. O equilíbrio climático a que nos habituámos está em mudança acelerada.
(ler mais...)


Autarquias, professores, padres casados e futebol »  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia

PODER AUTÁRQUICO. Depois da operação Teia, uma nova operação contra detentores – ou ex-detentores – do poder autárquico. Não faço ideia o que pensam presidentes de câmara e vereadores sobre a reputação das autarquias.
(ler mais...)


Democracia, por Inês Vidal »  2019-06-19  »  Inês Vidal

Somos todos pela democracia. Menos quando ganha quem não queremos. Esta coisa da democracia tem que se lhe diga. Que o diga eu que, nunca falhando a umas eleições, nunca vi ganhar nenhumas. Fica sempre um sabor amargo na boca, uma angústia de não ver ganhar quem se quer.
(ler mais...)


O Tempo dos Gelados »  2019-06-19  »  José Ricardo Costa

Uma coisa que a natureza tem de bastante simpático, facilitando-nos a vida, é a sua circularidade. Por exemplo, as estações do ano. Fosse a natureza destrambelhada e nada poderíamos prever, deixando-nos à nora sobre o que fazer no dia seguinte.
(ler mais...)


Problemas de memória »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Glifosato Man »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Agustina, a crise na direita, a doença da social-democracia e a teia »  2019-06-07  »  Jorge Carreira Maia

AGUSTINA BESSA-LUÍS. O século XX português teve uma mão cheia de excelentes romancistas. A atribuição do Nobel a Saramago reconheceu isso. Se tivesse sido a Agustina, não teria ficado mal entregue.
(ler mais...)


Parabéns, abstenção! »  2019-06-06  »  Anabela Santos

Muito se tem falado, já tudo foi dito e é do conhecimento de todos que as eleições europeias realizadas no dia vinte e seis de Maio trouxeram uma vitória para a esquerda, excepto para o PCP, e uma acentuada derrota para a direita.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Glifosato Man
»  2019-06-19  »  Inês Vidal Democracia, por Inês Vidal
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Problemas de memória
»  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia Autarquias, professores, padres casados e futebol
»  2019-06-19  »  José Ricardo Costa O Tempo dos Gelados