• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Violetta ou amores-perfeitos

Opinião  »  2015-01-30  »  Adelino Pires

Tenho andando distraído.

Esta coisa das corrupções, fuga de informações, milhares de milhões e outras tantas confusões, deixam-nos a cabeça em água e ficamos assim como com as ideias a boiar.

Eis senão quando as Tvs dão uma noticiazita diferente. Vá lá, desta vez falam-nos de flores. Não de cravos que ainda não é o tempo, não de rosas que são mais os espinhos, nem tão pouco de camélias que, por aqui, pouco se dão.

Naquele dia, nas Tvs a flor eleita foi a violeta. Não que fosse das minhas preferidas. Sempre gostei mais das de geração espontânea ou mesmo de amores-perfeitos, a flor das flores para o meu pai. Mas, mesmo assim, do mal o menos. Farto das notícias do costume, lá me convenci a aprender um pouco mais sobre as violetas, a sua origem, o seu perfume, as suas matizes, a sua história.

Mal a reportagem começou, logo me apercebi, qual acordo ortográfico, que aquilo que imaginara não era bem o que as imagens traduziam. A violeta passara a Violetta e desde logo fiquei esclarecid originária da argentina, seria uma flor recente, com dezoito aninhos apenas, mas já com milhões de sementes.

Cresce, cresce, sem que precise de água que a regue. Bastam uns minutinhos de prime-time nas Tvs dos países supostamente desenvolvidos e onde, pelos vistos, se confundem alfarrábios com alfarrobas.

E toda uma geração de meninas que podem não ler muito e estudar pouco, que podem até nem saber a diferença entre histeria e filosofia, sabem de cor a côr das botas, das malas e dos batons da flor Violetta. Lá isso sabem elas, sem recorrer a manuais escolares.

E os papás, que acham que um livrito a meia dúzia de euros é carote e ocupa o espaço de um bibelot, que um bilhetinho para o cinema ou para o teatro é um luxo que vai para o lixo, que uma ida a um museu é uma chatice só para ver múmias e coisas assim, os papás dizia eu, lá foram amealhando, ao longo de meses, várias dezenas ou centenas de euros para dar a prendinha que a filhota merecia, que por elas fazem tudo. É sempre tempo de comprar as pazes da adolescência em pacotes de felicidade.

E se no jardim do palco a Violetta pulará de contente por ver tanta sementinha de euro a regar-lhe a raiz, no palco da vida as violettinhas continuarão a acotovelar-se para a cheirar, beijar, desfolhar e sentir e, quem sabe, um dia, poderem também crescer sem necessidade de água ou do adubo de arte e cultura.

E assim continuaremos a cultivar os nossos jardins. Com Violettas e não violetas. Com jacarandás que já cá andaram e já se piraram. Com os papás a amealhar para a próxima flor que vier ao meo jardim.

Eu cá continuarei a recusar as mutações genéticas. Preferirei sempre as flores silvestres, com mais ou menos espinhos. E, naturalmente, os jardins de amores-perfeitos, quase perfeitos ou mesmo imperfeitos.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente