• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sexta, 22 de Setembro de 2017
Pesquisar...
Seg.
 26° / 16°
Períodos nublados
Dom.
 29° / 11°
Períodos nublados
Sáb.
 28° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

PEDU, novo episódio

Opinião  »  2017-05-04  »  António Gomes

"O presidente da câmara tem de explicar que interesses estão por detrás de toda esta loucura urbanística."

Há dias fomos confrontados com a colocação de placards a anunciar obras em vários locais da cidade, todas por conta do PEDU. A curiosidade é que esses placards agradecem o contributo da população relativamente aos projetos apresentados.
Não se conhece o resultado da consulta pública, a CM não divulgou os resultados, embora esta tenha terminado a 23 de fevereiro. Questionado na AM, o presidente não informou. Do CLDU também nada se sabe. A CM ainda não discutiu algum projeto, muito menos votou, como é que se pode anunciar seja o que for?
Não se conhece quantas pessoas se pronunciaram favoravelmente, ou quantas recusaram os projetos, quantas propostas parciais ou mais completas foram apresentadas.
Mesmo assim os placards lá estão, em total desrespeito pela democracia e pelo mais elementar bom senso.
Na assembleia municipal de 23 de fevereiro passado, tive a oportunidade de questionar diretamente o presidente da câmara e o PS sobre a opinião que tinham em relação aos projetos apresentados, porque quem tem responsabilidades e quem pede os votos ao povo tem de dizer ao que vem, não pode esconder-se atras de um biombo para não se pronunciar, a resposta foi nim.
Todos os partidos têm de dizer o que pensam dos projetos do PEDU, é o futuro desta cidade, é a alteração radical do que existe hoje, é a destruição do jardim da avenida, é a destruição do largo do salvador, é a destruição do castelo com a colocação de uma torre em madeira junto às muralhas, visível da Praça 5 de Outubro, etc., etc.
Ninguém tem legitimidade democrática para destruir todo um legado de varias gerações, o povo tem de ser ouvido.
O presidente da câmara tem de explicar que interesses estão por detrás de toda esta loucura urbanística.
Este período pré eleitoral está a deixar o PS extremamente nervoso, um mandato sem realizar qualquer obra é muito preocupante, nem às manutenções foram capazes de responder. Mas são lestos nos anúncios.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Agências de rating »  2017-09-21  »  Jorge Carreira Maia

Há uma tendência – à esquerda do PS – para censurar continuamente as agências de rating e o papel que elas têm tido na dívida portuguesa. E como consequência dessa censura dizer-se que as avaliações delas não devem ser tidas em conta, o que interessa é a vida dos portugueses e não a opinião de agências de especuladores.
(ler mais...)


Peculiaridades Torrejanas »  2017-09-20  »  Jorge Cordeiro Simões

 

Em tempo de balanço e escolha das melhores soluções para o Governo da nossa autarquia, quero deixar aos futuros edis que vierem a ser eleitos para os diversos cargos, contributos que julgo deverem ser tidos em conta para o seu bom desempenho:
- Que consiga recordar, das cidades portuguesas (e mesmo de algumas vilas) que conheço, Torres Novas é a única que não dispõe de qualquer troço de ciclovia ou ecopista, embora tenha nas redondezas zonas belíssimas onde as mesmas podem ser executadas.
(ler mais...)


Vamos? »  2017-09-20  »  Inês Vidal

Dizem que a idade é um posto e que quantos mais anos temos, mais nos negamos aos fretes, aos sapos engolidos, ao que os outros pensam de nós. Das duas uma: ou estou muito velha ou não quero imaginar como serei quando chegar aos 90.
(ler mais...)


A importância dos intestinos na saúde humana »  2017-09-20  »  Juvenal Silva

Às vezes, sinto uma certa frustração, quando repetidamente tento sensibilizar as pessoas para um estilo de vida saudável, evitando excessos e erros alimentares.

Sinto uma inquietação quando as pessoas pensam que tudo se resolve com remédios, sejam de que natureza seja, químicos ou naturais.
(ler mais...)


A "solução" »  2017-09-11  »  Hélder Dias

As eleições em Loures »  2017-09-07  »  Jorge Carreira Maia

De todas as eleições municipais, a mais importante é a de Loures. Isso deve-se à mobilização por André Ventura (PSD) de temas que têm estado afastados da vida política nacional.
(ler mais...)


A cegueira »  2017-08-26  »  Jorge Carreira Maia

Poder-se-á pensar que os ataques terroristas na Europa (à data que escrevo, os últimos deram-se em Espanha e na Finlândia) devem ser tratados como os ataques que, em períodos anteriores da nossa História, ocorreram nesta mesma Europa.
(ler mais...)


Antigo hospital »  2017-08-22  »  António Gomes

Primeiro foi a mentira, seria a sede do município, até fazia algum consenso na sociedade torrejana, as atuais instalações são exíguas, não oferecem as condições de funcionamento que uma instituição como a CM deve ter, mas afinal deixou de ser a sede do município para ser um espaço cultural, não se explica porquê e para quê.
(ler mais...)


Melancia hidrata o corpo e protege o coração »  2017-08-22  »  Juvenal Silva

A melancia é um símbolo das frutas de verão, por ser refrescante e pouco calórica. Além de ser deliciosa, tem propriedades nutricionais muito benéficas, como por exemplo o licopeno, um antioxidante por excelência, superando mesmo o tomate na sua concentração.
(ler mais...)


As relações PCP e BE »  2017-08-03  »  Jorge Carreira Maia

Uma meditação política antes de férias. No actual arranjo governativo há uma situação a que não se dá a atenção que merece. O governo depende dos acordos na Assembleia com o BE e o PCP.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-09-20  »  Inês Vidal Vamos?
»  2017-09-21  »  Jorge Carreira Maia Agências de rating
»  2017-09-20  »  Jorge Cordeiro Simões Peculiaridades Torrejanas