• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 24 de Julho de 2017
Pesquisar...
Qui.
 34° / 15°
Claro
Qua.
 39° / 16°
Claro
Ter.
 37° / 15°
Claro
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Claro
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O que é uma deficiência nutricional?

Opinião  »  2017-07-08  »  Juvenal Silva

"A má qualidade de alimentos pode ser também uma das causas da falta de nutrientes"

Diz-se deficiência nutricional quando certos nutrientes como vitaminas, minerais, hidratos de carbono, lípidos, proteínas, que são essências, estão ausentes na alimentação quotidiana e colocam em risco o equilíbrio do organismo, pela diminuição da força vital.
As deficiências nutricionais são a causa de diversos problemas de saúde e ocorrem sobretudo em mulheres grávidas e mulheres em idade fértil, na população idosa, infantil, dietas de emagrecimento e vegetarianas, que não são acompanhadas por profissionais de saúde qualificados.
A má qualidade de alimentos pode ser também uma das causas da falta de nutrientes, pela carga tóxica de produtos químicos e conservantes, destruidores de nutrientes.
As doenças oncológicas do cólon e distúrbios gastrointestinais, gravidez, certos medicamentos, também podem causar deficiências nutricionais.
A má absorção é um fator que pode ocorrer quando o alimento contém o nutriente mas o organismo não o consegue absorver devido a problemas no sistema digestivo.
Os sintomas de deficiência nutricional variam de acordo com os nutrientes em falta e vários são os sinais que devem alertar para a possibilidade de deficiência: fadiga, falta de apetite, pele pálida, perda de cabelo, prisão de ventre, distúrbios cardíacos, palpitações, depressão, falta de memória e concentração.
Estes sintomas podem não aparecer juntos e, podem ter outras causas, mas quando persistem e perturbam a qualidade de vida, é aconselhável consulta médica.

Como evitar as deficiências nutricionais?
A melhor maneira é adotar uma alimentação variada e saudável, capaz de dar suporte às necessidades vitais do organismo. Contudo e, considerando que a maioria dos alimentos que hoje consumimos estão desprovidos de nutrientes suficientes, pela excessiva utilização de aditivos ou fertilizantes químicos, é importante ingerir periodicamente suplementos naturais ricos em vitaminas e minerais.
Deficiências nutricionais mais comuns – Com recorrência as insuficiências nutricionais variam entre o ferro, cálcio, magnésio, vitamina D e zinco.
Deficiência de ferro – O ferro é essencial na formação dos glóbulos vermelhos e no transporte de oxigénio a todo o organismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a deficiência é comum em cerca de 30% da população mundial, sendo causadora de anemia ferropriva.
Deficiência de magnésio – Afeta cerca de 23% das mulheres e 18% dos homens, provocando stress, fadiga, irritabilidade, cãibras musculares e espasmos.
Deficiência de vitamina D – Afeta mais de 50% da população. Esta vitamina desempenha um papel importante na saúde óssea, particularmente no desenvolvimento dos ossos e dentes.
Deficiência de cálcio – Afeta principalmente mulheres na pós-menopausa e idosos. Não sendo visível no curto prazo, o défice prolongado provoca falha de massa óssea e osteoporose.
Défice de zinco – É muito comum e pode causar fadiga, constipações recorrentes, falta de apetite e depressão. Alcoólicos, diabéticos, pessoas com problemas renais ou distúrbios de absorção digestiva e infetadas com HIV, são mais propensas a sofrer esta deficiência.
Deficiências de vitaminas – As vitaminas são contributos essenciais para o crescimento, equilíbrio da saúde tanto física como mental.

Quais os alimentos que ajudam a prevenir as deficiências mais comuns?
Alimentos ricos em ferro – Carnes, peixe, ovos, verduras de folha verde escura, vegetais coloridos, leguminosas, oleaginosas moluscos, ostras, spirulina.
Alimentos ricos em magnésio – Mariscos e peixes, sementes, cacau, nozes, verduras, algas marinhas.
Alimentos ricos em vitamina D – Produtos lácteos, salmão, truta e óleo de fígado de bacalhau. Além disso, a exposição ao sol possibilita a produção desta vitamina através da pele.
Alimentos ricos em cálcio – Produtos lácteos, peixe, girassol, gergelim (sésamo), legumes, vegetais verdes, nozes, amêndoas.
Alimentos ricos em zinco – Ostras, camarão, carnes frango, peru, vaca, peixe, gérmen de trigo,grãos integrais, legumes, tubérculos, sementes de abóbora, amêndoas.
Avitaminose – É um conjunto de doenças provocadas pela falta ou deficiência de vitaminas no organismo, comuns nas pessoas que consomem pouca fruta, verduras e vegetais coloridos.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Vergílio Ferreira »  2017-07-20  »  Jorge Carreira Maia

Vergílio Ferreira é uma figura simbólica do quadro cultural de nosso país. Simbólica dos limites que a ditadura do professor Salazar fazia cair sobre Portugal, impondo-lhe uma grande distância cultural relativamente ao que se passava na Europa e nos Estados Unidos.
(ler mais...)


Mensageiro »  2017-07-19  »  Inês Vidal

Há por aí uns balofos a dizer à boca cheia que o Bloco de Esquerda comprou o Jornal Torrejano. Que fazemos campanha assumida por um dos partidos com lugar no executivo. Nem nisso são originais. Já o outro dizia que o JT era um pasquim comunista, um boletim da facção então mais à esquerda da mesa camarária.
(ler mais...)


O cérebro: um compartimento muito especial do nosso corpo »  2017-07-18  »  Juvenal Silva

O cérebro é um órgão que se distingue dos outros órgãos do corpo, devido à sua importância no controlo que regula o sistema nervoso e que comanda direta ou indiretamente todas as nossas atividades, desde os movimentos ao raciocínio, da memória ao conhecimento dos pormenores e, também, os processos subtis que regulam o ritmo sono/vigília, o humor, o apetite, as decisões e muito mais funções… Ao contrário das outras células do nosso corpo, que se renovam regularmente, as células do cérebro não só se mantém inalteradas durante toda a vida, pois começam a diminuir em quantidade ao atingir a idade adulta.
(ler mais...)


Três avisos e uma remodelação »  2017-07-07  »  Jorge Carreira Maia

A governação de António Costa começa a abrir brechas que só a actual inépcia da direita tem evitado que se transformem num enorme desgaste político. Em pouco tempo, depois da euforia em torno do défice, o país frágil que somos, do ponto de vista institucional, enviou três avisos.
(ler mais...)


Tentações igníferas »  2017-06-26  »  Jorge Carreira Maia

Quando se tornou patente a enorme desgraça que se abatera em Pedrógão Grande percebeu-se, não através do discurso oficial mas do rumor militante das redes sociais, que a direita tudo iria fazer para lançar uma nova fronda.
(ler mais...)


Água é essencial e fonte de vida »  2017-06-21  »  Juvenal Silva

A água é uma necessidade essencial para o organismo e o seu consumo deverá fazer parte dos nossos hábitos diários, durante todas as épocas do ano.

A época de verão merece uma particular atenção e não deveremos esperar pela sede para beber, mas ter o hábito de beber durante todo o dia.
(ler mais...)


Voltemos à ribeira da Boa Água »  2017-06-21  »  António Gomes

Como era expectável com as temperaturas a subirem, os cheiros intensos, nauseabundos e ácidos voltaram em força a toda a zona envolvente da ribeira e, sobretudo, voltaram à casa das pessoas, aos comércios e restaurantes, ao espaço público.
(ler mais...)


Angela Merkel »  2017-06-08  »  Jorge Carreira Maia

O comportamento do presidente Donald Trump na sua estadia em solo europeu teve a utilidade de mostrar que a defesa europeia, através da NATO, se encontra nas mãos de alguém que não é minimamente previsível, sem quaisquer princípios políticos ou, tão pouco, sentido de Estado e das conveniências.
(ler mais...)


A histeria das eleições »  2017-06-07  »  Roberto Barata

Tem-se assistido, nos últimos meses, a uma cavalgada desgovernada de apresentação de projetos, anteprojetos, inaugurações e concursos. As eleições estão ao virar da esquina e, mais do que nunca, o executivo está em pânico para mostrar obra feita.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-07-19  »  Inês Vidal Mensageiro
»  2017-07-20  »  Jorge Carreira Maia Vergílio Ferreira
»  2017-07-18  »  Juvenal Silva O cérebro: um compartimento muito especial do nosso corpo