• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 12 de Dezembro de 2018
Pesquisar...
Sáb.
 16° / 6°
Céu nublado
Sex.
 15° / 7°
Períodos nublados
Qui.
 15° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  13° / 9°
Céu muito nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O que é uma deficiência nutricional?

Opinião  »  2017-07-08  »  Juvenal Silva

"A má qualidade de alimentos pode ser também uma das causas da falta de nutrientes"

Diz-se deficiência nutricional quando certos nutrientes como vitaminas, minerais, hidratos de carbono, lípidos, proteínas, que são essências, estão ausentes na alimentação quotidiana e colocam em risco o equilíbrio do organismo, pela diminuição da força vital.
As deficiências nutricionais são a causa de diversos problemas de saúde e ocorrem sobretudo em mulheres grávidas e mulheres em idade fértil, na população idosa, infantil, dietas de emagrecimento e vegetarianas, que não são acompanhadas por profissionais de saúde qualificados.
A má qualidade de alimentos pode ser também uma das causas da falta de nutrientes, pela carga tóxica de produtos químicos e conservantes, destruidores de nutrientes.
As doenças oncológicas do cólon e distúrbios gastrointestinais, gravidez, certos medicamentos, também podem causar deficiências nutricionais.
A má absorção é um fator que pode ocorrer quando o alimento contém o nutriente mas o organismo não o consegue absorver devido a problemas no sistema digestivo.
Os sintomas de deficiência nutricional variam de acordo com os nutrientes em falta e vários são os sinais que devem alertar para a possibilidade de deficiência: fadiga, falta de apetite, pele pálida, perda de cabelo, prisão de ventre, distúrbios cardíacos, palpitações, depressão, falta de memória e concentração.
Estes sintomas podem não aparecer juntos e, podem ter outras causas, mas quando persistem e perturbam a qualidade de vida, é aconselhável consulta médica.

Como evitar as deficiências nutricionais?
A melhor maneira é adotar uma alimentação variada e saudável, capaz de dar suporte às necessidades vitais do organismo. Contudo e, considerando que a maioria dos alimentos que hoje consumimos estão desprovidos de nutrientes suficientes, pela excessiva utilização de aditivos ou fertilizantes químicos, é importante ingerir periodicamente suplementos naturais ricos em vitaminas e minerais.
Deficiências nutricionais mais comuns – Com recorrência as insuficiências nutricionais variam entre o ferro, cálcio, magnésio, vitamina D e zinco.
Deficiência de ferro – O ferro é essencial na formação dos glóbulos vermelhos e no transporte de oxigénio a todo o organismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a deficiência é comum em cerca de 30% da população mundial, sendo causadora de anemia ferropriva.
Deficiência de magnésio – Afeta cerca de 23% das mulheres e 18% dos homens, provocando stress, fadiga, irritabilidade, cãibras musculares e espasmos.
Deficiência de vitamina D – Afeta mais de 50% da população. Esta vitamina desempenha um papel importante na saúde óssea, particularmente no desenvolvimento dos ossos e dentes.
Deficiência de cálcio – Afeta principalmente mulheres na pós-menopausa e idosos. Não sendo visível no curto prazo, o défice prolongado provoca falha de massa óssea e osteoporose.
Défice de zinco – É muito comum e pode causar fadiga, constipações recorrentes, falta de apetite e depressão. Alcoólicos, diabéticos, pessoas com problemas renais ou distúrbios de absorção digestiva e infetadas com HIV, são mais propensas a sofrer esta deficiência.
Deficiências de vitaminas – As vitaminas são contributos essenciais para o crescimento, equilíbrio da saúde tanto física como mental.

Quais os alimentos que ajudam a prevenir as deficiências mais comuns?
Alimentos ricos em ferro – Carnes, peixe, ovos, verduras de folha verde escura, vegetais coloridos, leguminosas, oleaginosas moluscos, ostras, spirulina.
Alimentos ricos em magnésio – Mariscos e peixes, sementes, cacau, nozes, verduras, algas marinhas.
Alimentos ricos em vitamina D – Produtos lácteos, salmão, truta e óleo de fígado de bacalhau. Além disso, a exposição ao sol possibilita a produção desta vitamina através da pele.
Alimentos ricos em cálcio – Produtos lácteos, peixe, girassol, gergelim (sésamo), legumes, vegetais verdes, nozes, amêndoas.
Alimentos ricos em zinco – Ostras, camarão, carnes frango, peru, vaca, peixe, gérmen de trigo,grãos integrais, legumes, tubérculos, sementes de abóbora, amêndoas.
Avitaminose – É um conjunto de doenças provocadas pela falta ou deficiência de vitaminas no organismo, comuns nas pessoas que consomem pouca fruta, verduras e vegetais coloridos.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O drama dos partidos de poder »  2018-12-07  »  Jorge Carreira Maia

A crise em que se arrasta o principal partido da oposição, o PSD, é sintomática da natureza dos partidos de poder em Portugal. São fortes e sólidos quando estão no poder; são frágeis e à beira da desagregação quando a governação lhes foge.
(ler mais...)


Mulheres »  2018-12-07  »  Inês Vidal

São mulheres. São presidentes, directoras, empresárias, polícias, bombeiras, autarcas, entre tantas outras profissões ou actividades. Acima de tudo, são mulheres. Ocupam cargos que um dia foram tradicionalmente de homens, ou foram as primeiras a fazê-lo por estas bandas.
(ler mais...)


Direito à indignação »  2018-12-07  »  Fernando Faria Pereira

O conceito deve-se, tanto quanto me lembro a Mário Soares, figura incontornável da democracia, que protagonizou a Presidência Aberta pelo Ambiente em resposta ao artigo 66º da constituição (ambiente e qualidade de vida) que estipula no seu nº 1: todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender.
(ler mais...)


Amasso Friday »  2018-12-07  »  Miguel Sentieiro

Vi as imagens daquela massa humana compactada à porta da loja de aspiradores na tal Black Friday. Numa primeira análise temo confessar que também embarquei na tese “ o que passa na cabeça destes mentecaptos para, numa 6ª feira de manhã, se sujeitarem a uma espera de horas neste degredo massivo?”.
(ler mais...)


As estradas do concelho de Torres Novas »  2018-12-07  »  António Gomes

Uma parte muito significativa das estradas, ruas, ruelas, largos, rotundas, somando mais de cem, que fazem parte da rede viária deste concelho, encontram-se em estado de deterioração mais ou menos avançado. Algumas situações estão mesmo num estado miserável, como sabemos.
(ler mais...)


Como funciona a nossa memória »  2018-12-07  »  Juvenal Silva

 

A memória é essencial para a nossa capacidade de gravar, armazenar e recuperar informações. A nossa memória é uma máquina fantástica, que contém as nossas perceções, os nossos sentimentos, as nossas memórias, imaginação e permite-nos pensar e, ser quem somos.
(ler mais...)


Filhos e netos »  2018-11-23  »  Jorge Carreira Maia

Para o meu neto Manuel.

Há uma diferença essencial, para um pai e avô, entre o nascimento de um filho e o de um neto. O nascimento do filho traz com ele, para além do prazer que a sua vinda significa, problemas práticos.
(ler mais...)


Palavra passe »  2018-11-21  »  Fernando Faria Pereira

Estaciono à primeira. Entro no café. Portas automáticas. 3 rapazes: o do lado de lá e outros 2. Boa noite! Bnoite. 1 Água com gás natural sem copo. A televisão está no CM: desgraças, previsíveis ameaças.
(ler mais...)


Biblioteca com vida »  2018-11-21  »  Anabela Santos

Há muitos anos, não quero lembrar quantos para não recordar que já estou na “meia idade”, subia, com alguma regularidade, a ladeira de Salvador e dirigia-me à biblioteca municipal, que ficava junto da igreja.
(ler mais...)


Quais os sintomas e tratamentos naturais dos resfriados »  2018-11-21  »  Juvenal Silva

Os resfriados podem ocorrer em qualquer época do ano. Todavia, são mais comuns entre as estações de outono e inverno.

Os sintomas mais comuns são: coriza, espirros, congestão nasal, tosse, dor garganta, cansaço, perda de apetite, febre baixa, embora nas crianças possa ser mais elevada ocasionalmente.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2018-11-23  »  Jorge Carreira Maia Filhos e netos
»  2018-11-21  »  Juvenal Silva Quais os sintomas e tratamentos naturais dos resfriados
»  2018-11-21  »  Anabela Santos Biblioteca com vida
»  2018-11-21  »  Fernando Faria Pereira Palavra passe
»  2018-12-07  »  Jorge Carreira Maia O drama dos partidos de poder