• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Certezas? Há, claro! Todas incertezas

Opinião  »  2020-04-17  »  Maria Augusta Torcato

"A bem da nossa consciência, é bom que acreditemos que somos senhores das nossas acções, porque também somos ou devemos ser responsáveis por elas"

Desde sempre as únicas certezas que tivemos foram incertezas. A vida ensina-nos que não controlamos absolutamente nada, mas há qualquer coisa em nós que nos leva a acreditar e a teimar nessa crença de controlo. Aliás, o homem precisa acreditar que é senhor das suas acções. E é, de algumas, mesmo que nestas exista sempre uma boa fracção que não controla nem depende de si. Chame-se-lhe sorte, azar, coincidência ou poder superior…

E, a bem da nossa consciência, é bom que acreditemos que somos senhores das nossas acções, porque também somos ou devemos ser responsáveis por elas e parece muito injusto sermos responsáveis por coisas que não controlamos e não dependem de nós. Mas, às vezes, a vida parece pregar-nos partidas dessas.
Ninguém sabe, verdadeiramente, o que nos espera. Ninguém consegue, com objectividade e clareza, explicar e encontrar justificações para o que está a acontecer no mundo e alterou, por completo, a nossa forma de estar. A forma de ser, acho, não sofrerá grandes alterações. Pode nestes primeiros momentos levar um abanãozinho, mas, a partir do momento em que retomarmos o que era a nossa forma de estar, aí se manifestará, em toda a essência, a nossa forma de ser.

Leio ou oiço muitas pessoas que acreditam que a vida não vai ser a mesma. Que se está a verificar uma purificação do mundo. Acreditam que este é um momento de catarse e transição para um mundo mais puro e uma maneira de ser e estar mais autêntica, mais verdadeira e espiritual, voltada para essência. Eu não acredito nisso. Tenho pena de não acreditar. Mas não acredito. Era-me menos doloroso acreditar.
Para alguns, a vida não vai ser a mesma, mesmo. Para outros vai continuar a ser o que sempre foi. Boa, má ou assim-assim, seja isso o que for, dependendo da perspectiva a partir da qual se observa e até das característica ou da natureza de quem faz a leitura ou vive essa vida.
E, sendo impossível explanar tudo o que fundamenta a minha convicção, basta lembrar que as assimetrias, que sempre existiram e muito se tentaram atenuar ou diluir, aí estão mais claras que as actuais águas, segundo parece, dos canais de Veneza.

Há de tudo: há quem esteja no conforto da sua casa, conseguindo gerir e articular a vida profissional e a pessoal muito bem; há quem esteja no conforto do seu lar a gerir e a articular com dificuldades a vida profissional e a pessoal; há quem esteja no conforto do seu lar, sem grande consciência do que tem de gerir e, além do desespero de não fazer o que fazia, não controlar os filhos, porque estes só fazem o que querem e não o que lhes é solicitado e, em vez de estarem a cumprir as suas tarefas só estão presos à “netflix” (li um desabafo de uma mãe, que já estava farta, porque os filhos não faziam nada do que lhes dizia…); há quem esteja, sem conforto, no seu lar, preocupado com o que será e como será o dia que corre e os seguintes, porque ou não tem trabalho ou não terá ordenado ao fim do mês e não conseguirá sustentar-se e à sua família; há os que nem conforto nem lar têm ou terão…

Há, ainda, os que conseguem meditar, ler, restaurar, limpar, inventar e reinventar receitas culinárias, fazer passeios higiénicos e salutares, ver todas as séries e filmes que ainda não tinham conseguido ver e há, como sempre haverá, nestas e noutras situações, os que supostamente deveriam poder fazer tudo isto e não conseguem, porque o trabalho parece que triplicou, o tempo escasseou e o “falso” isolamento se transformou num labirinto, sem que se preveja a argúcia de um Dédalo que promova um voo salvífico.

Mas eu não acredito mesmo que o mundo vá mudar. Melhor, não acredito que nós mudemos. Temo, aliás, que o fosso entre os ricos e os pobres se acentue. Temo que, sob a justificação de se procurar o bem colectivo, cresçam ideias e ideais pouco humanistas que mais não fazem que acentuar o controlo e domínio, porque o medo e a insegurança que se vivem promovem essas versões humanas, económicas, sociais e políticas. Aliás, vem tudo na mesma versão, no mesmo pacote. E ninguém que viva com muitas dificuldades a todos os níveis tem disponibilidade ou conhecimento para participar, de forma consciente e com equidade, na construção de um mundo melhor.
O mundo continuará a ser o que tem sido. Melhor para uns. Igual para outros. Pior para muitos mais.

 

 

 Outras notícias - Opinião


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)


2032: a redenção do Planeta - jorge cordeiro simões »  2024-02-22  »  Jorge Cordeiro Simões

 

 


O dia 5 de Fevereiro de 2032, em que o Francisco Falcão fez 82 anos - aos quais nunca julgara ir chegar -, nasceu ainda mais frio do que os anteriores e este Inverno parecia ser nisso ainda pior que os que o antecederam, o que contribuiu para que cada vez com mais frequência ele se fosse deixando ficar na cama até mais tarde e neste dia festivo só de lá iria sair depois do meio-dia.
(ler mais...)


Avivar a memória - antónio gomes »  2024-02-22  »  António Gomes

Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.

Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia