• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

As raízes da guerra e as raízes do ódio: factos & mitos - acácio gouveia

Opinião  »  2022-04-13  »  Acácio Gouveia

"“Contrariamente ao que se possa pensar, a ideia duma aliança militar europeia, nasceu na Europa por via do tratado de Dunquerque."

“Não vamos atacar nenhum país. Aliás, não atacámos a Ucrânia”, Sergei Lavrov

 Perante o artigo de opinião de José Alves Pereira “As guerras como as árvores, têm raízes”, questiono-me por que razão haverá portugueses a legitimarem a guer ... (quero dizer: a acção militar especial) de Putin, quando tantos russos lhe são adversos. Desde vetustos generais na reserva, até residentes em Portugal que conheço pessoalmente, passando por intelectuais e cientistas, prémio Nobel, jornalistas, artistas, clérigos da Igreja Ortodoxa Russa e gente comum, são muitíssimos e variados os russos que se opõem à citada invas ... (perdão: acção militar especial). Uma análise fria dos argumentos expostos no artigo em causa, contrastada com factos verificáveis, revelará que é completamente infundada a tese do caracter defensivo desta iniciativa bélica.

Mas comecemos pela liberdade de expressão. A prova de que existe espaço para o contraditório em Portugal está, por exemplo, nas intervenções de Alexandre Guerreiro (comentador da TVI) que são, basicamente, traduções livres da narrativa de V. Putin e de S. Lavrov. O consenso vasto de opiniões que a invasão (perdão: a operação militar especial) da Ucrânia mereceu entre os comentadores, não deve ser confundido com ausência de liberdade de pensamento ou servilismo. Liberdade para não concordar o mainstream, não significa obrigação de discordar do mainstream. Aliás, este consenso ficou espelhado na reacção da comunidade internacional, que se demarcou da inusitada guerra (perdão: operação militar especial) iniciada por Putin. Até mesmo os tradicionais aliados da Federação Russa (Cuba, Venezuela, Nicarágua, China, Irão, etc.) se escusaram de votar contra a moção que condenou tão anacrónica iniciativa. Oxalá, na Rússia de Putin, houvesse semelhante abertura e liberdade de expressão! Oxalá! Por lá, contam-se já por milhares os presos por se terem manifestado pacificamente contra a guerra (vocábulo aliás proibido-proibição ridícula, que revela a má consciência do regime); por aquelas bandas, a censura aperta e fecham-se jornais que divergem da “verdade” ditada pelo Kremlin; da pátria russa estão a exilar-se milhares para fugir ao sufoco dum regime totalitário, belicista, obscurantista e incompetente. Oxalá, na Rússia de Putin, fosse possível o contraditório vigente entre nós e, provavelmente, não assistiríamos à tragédia atual, nem os russos teriam de lidar com o pântano em que Putin os está atascando.

Passemos à OTAN/NATO: factos & mitos. Contrariamente ao que se possa pensar, a ideia duma aliança militar europeia, nasceu na Europa (e não nos EUA imperialistas) por via do tratado de Dunquerque, assinado entre a Grã-Bretanha e França, em 1947. Só em 1949, surge a OTAN, integrando mais países e de ambos lados do Atlântico. Entre os países fundadores da OTAN, estava Portugal, então uma ditadura, o que não fazia jus à defesa de valores da liberdade e democracia apregoada pela aliança nascente. (A Grécia, que ingressou em 1951, só descambou para o fascismo em 1967, por via do golpe dos coronéis). Mas se estas ditaduras mancham a imagem da OTAN, o que dizer dos regimes dos países integrantes do pacto de Varsóvia nascido em 1955: URSS, Checoslováquia, Polónia, Hungria, RDA, Bulgária, Albânia e Roménia? Embora regidos por ideologia oposta ao fascismo, exerciam o poder de forma igualmente totalitária: repressão, censura, parcas liberdades, direitos e garantias, ausência de eleições livres (ou então fraudulentas), proscrição do livre pensamento, etc.. Por outro lado, sendo ambas alianças assumidas como defensivas, a verdade é que o Pacto de Varsóvia foi também o guardião da pureza ideológica do socialismo e interveio militarmente, várias vezes, nos países signatários para reprimir revoltas populares: Volksaufstand, (Alemanha de Leste), em 1953, Poznan (Polónia) e Hungria, ambas em 1956; a construção do muro de Berlim em 1961; a ocupação da Checoslováquia em 1968. É a doutrina Brejnev em acção, também apelidada da “soberania limitada”. Isto é, o Pacto de Varsóvia tinha como missão explícita, para lá da defesa face a ameaças externas, ser garante da fidelidade à cartilha ideológica por parte dos seus signatários, mesmo à revelia da independência dos povos. Portanto, as chamadas “democracias populares” não eram nem populares (com a possível exceção da Bulgária) nem democráticas. Com a implosão das União Soviética, os povos da Europa Central puderam decidir do seu futuro e fizeram-no optando pela democracia liberal, com exceção da Bielorrússia, onde vigora um regime sob uma liderança impopular de legitimidade tão duvidosa como a do almirante Américo Thomaz em 1958.

É verdade que a intenção de não alargar as fronteiras da OTAN para leste consta de atas de negociações com a Federação Russa em 1990, mas também é verdade que não foi assinado nenhum tratado formal nesse sentido. Portanto, expansão para leste não foi nenhuma imposição dos EUA, mas sim escolha livre dos respetivos povos. E, a começar pelos países bálticos e Polónia, eles lá sabiam porquê! Sem a protecção da OTAN a sua segurança e independência estariam fortemente ameaçadas por um Putin, que explicitamente os quer incluir na sua zona de influência, independentemente, mesmo recorrendo à força. As raízes da adesão à Europa Ocidental e ao Atlântico têm a ver com o passado traumático de submissão ao poder imperial da Rússia e da URSS (basta evocar Katin* ou o Holodomor**, por exemplo, e foi o medo infundido pela doutrina expansionista e racista de Putin que atraiu a OTAN para as fronteiras da Federação Russa.

Posteriormente, abordarei a questão do alegado nazismo ucraniano (ou russo, porque não?), os acontecimentos da praça Maiden, o “cerco” à Rússia, as operações militares da OTAN (bem como as russas) e, claro, demonstrarei que é fantasiosa qualquer intensão de levar a cabo uma missão militar especial contra a Rússia por parte da OTAN.

 

(*) Na floresta de Katin, em 1939, foram executados à ordem de Estaline pelo menos 4.400 mil militares e quadros polacos. O reconhecimento da responsabilidade soviética por este massacre foi já reconhecido pelo próprio presidente Putin em 2010.

(**) Campanha de fome orquestrada por Estaline na República Socialista Soviética da Ucrânia, em 1932, e que resultou na morte de pelo menos 3 milhões de ucranianos.

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)


2032: a redenção do Planeta - jorge cordeiro simões »  2024-02-22  »  Jorge Cordeiro Simões

 

 


O dia 5 de Fevereiro de 2032, em que o Francisco Falcão fez 82 anos - aos quais nunca julgara ir chegar -, nasceu ainda mais frio do que os anteriores e este Inverno parecia ser nisso ainda pior que os que o antecederam, o que contribuiu para que cada vez com mais frequência ele se fosse deixando ficar na cama até mais tarde e neste dia festivo só de lá iria sair depois do meio-dia.
(ler mais...)


Avivar a memória - antónio gomes »  2024-02-22  »  António Gomes

Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.

Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia