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Água é essencial e fonte de vida

Opinião  »  2017-06-21  »  Juvenal Silva

A água é uma necessidade essencial para o organismo e o seu consumo deverá fazer parte dos nossos hábitos diários, durante todas as épocas do ano.

A época de verão merece uma particular atenção e não deveremos esperar pela sede para beber, mas ter o hábito de beber durante todo o dia. Existem alguns estudos que indicam que se deverá beber 1,5 L de água por dia, ou 8 copos diariamente. Mas será que deveremos considerar como suficiente? O corpo é composto entre 60% a 70% de água, dependendo da morfologia de cada indivíduo. Num clima temperado, uma pessoa média gasta mais de 2 litros de água corporal por dia. O corpo elimina mais do que um litro de água por dia através da urina e, a mesma quantidade pelas fezes, suor e respiração. As perdas de água são mais acentuadas no tempo quente, durante a atividade física, durante o aleitamento e em caso de doença e estado febril. Cada pessoa tem as necessidades de água de acordo com o seu tamanho, clima e estilo de vida. Considerando que o ser humano adulto de estatura média elimina cerca de três litros de água por dia, é indispensável que esta quantidade seja regularmente reposta, para serem evitados distúrbios dermatológicos, obstipação intestinal, dificuldades digestivas ou desidratação. Assim sendo, facilmente depreendemos que a necessidade de líquidos supera os oito copos de água, ou 1,5L diários.

Quando se deve beber água?

Imediatamente após acordar e ao longo de todo o dia.

Beber antes, durante e, depois de atividade física.

Água à refeição, sim, ou não?

Embora sendo um hábito beber água à refeição, não é aconselhável, porque dilui os sucos gástricos e retarda o processo digestivo, causando dilatação abdominal e regurgitações esofágicas. Acompanha bem a refeição uma infusão de camomila, hortelã, alecrim, etc.

Como beber a água

A água deve ser bebida fora das refeições e em pequenas quantidades, sem excessos, para não forçar os rins a um trabalho extraordinário. O ideal será cerca de 0,5 L por hora.

Qual o melhor tipo de água para beber

Água neutra PH 7 (pessoas com PH sanguíneo estabilizado 7,4).

Água com PH acima de 7,5 (pessoas com PH sanguíneo ácido, isto é, inferior a 7,4).

A importância da água no organismo

Imprescindível para a sobrevivência humana e fortalecimento do sistema imunitário.

Dissolve e transporta a maioria das substâncias, sejam tóxicas ou nutritivas.

Indispensável na absorção e transporte dos nutrientes que ingerimos.

Indispensável para a excreção de substâncias tóxicas através da pele, intestinos e rins.

É indispensável às reações químicas que se produzem ao nível celular.

Essencial para a manutenção e regulação da temperatura corporal.

Indispensável para a manutenção do volume de sangue e linfa.

Fornece saliva para ajudar a engolir alimentos.

Funciona como lubrificante das articulações e dos olhos.

Fundamental para a atividade neurológica cerebral.

A falta de água no organismo o que pode provocar?

Desidratação, urina escura, boca e garganta seca, apatia, pele seca e desidratada, dores de cabeça e tonturas, intolerância ao calor.

Num estado avançado de desidratação, frequente nas pessoas que não têm o hábito de beber água todos os dias, (seja inverno seja verão), ocorre fraqueza muscular ou cãimbras, devidas ao desequilíbrio de sódio e potássio no sistema muscular.

Os efeitos nefastos da desidratação

Prejudicando as funções vitais, um estado permanente de desidratação, pode causar sérios problemas de saúde, de forma silenciosa…

Particularmente os idosos e as crianças, são mais suscetíveis, por causa dos seus metabolismos que são frágeis e porque também,sentem menos sede que o comum das pessoas.

E as crianças? É necessária uma preocupação redobrada

As crianças não têm normalmente o hábito de beber água, pelo que devem ser encorajadas a beber em casa, na escola e quando estejam fora de casa.

De acordo com a idade e a época do ano, a quantidade pode variar entre 600 ml a 1200 ml diários, para além de outros líquidos, incluindo sopas e sumos de fruta natural.

A ausência destes procedimentos, pode provocar desidratação de consequências imprevisíveis.

Quais são os sinais de desidratação?

Urina mais escura e menor quantidade de micção.

Olhos encovados e escuros e lábios secos e desidratados.

Fadiga, irritabilidade, dores de cabeça, febre, choro nos bébés.

Perda de elasticidade da pele.

Aumento da frequência cardíaca.

Sensação de desmaio.

 

 

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