• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 24 de Julho de 2017
Pesquisar...
Qui.
 34° / 15°
Claro
Qua.
 39° / 16°
Claro
Ter.
 37° / 15°
Claro
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Claro
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Água é essencial e fonte de vida

Opinião  »  2017-06-21  »  Juvenal Silva

A água é uma necessidade essencial para o organismo e o seu consumo deverá fazer parte dos nossos hábitos diários, durante todas as épocas do ano.

A época de verão merece uma particular atenção e não deveremos esperar pela sede para beber, mas ter o hábito de beber durante todo o dia. Existem alguns estudos que indicam que se deverá beber 1,5 L de água por dia, ou 8 copos diariamente. Mas será que deveremos considerar como suficiente? O corpo é composto entre 60% a 70% de água, dependendo da morfologia de cada indivíduo. Num clima temperado, uma pessoa média gasta mais de 2 litros de água corporal por dia. O corpo elimina mais do que um litro de água por dia através da urina e, a mesma quantidade pelas fezes, suor e respiração. As perdas de água são mais acentuadas no tempo quente, durante a atividade física, durante o aleitamento e em caso de doença e estado febril. Cada pessoa tem as necessidades de água de acordo com o seu tamanho, clima e estilo de vida. Considerando que o ser humano adulto de estatura média elimina cerca de três litros de água por dia, é indispensável que esta quantidade seja regularmente reposta, para serem evitados distúrbios dermatológicos, obstipação intestinal, dificuldades digestivas ou desidratação. Assim sendo, facilmente depreendemos que a necessidade de líquidos supera os oito copos de água, ou 1,5L diários.

Quando se deve beber água?

Imediatamente após acordar e ao longo de todo o dia.

Beber antes, durante e, depois de atividade física.

Água à refeição, sim, ou não?

Embora sendo um hábito beber água à refeição, não é aconselhável, porque dilui os sucos gástricos e retarda o processo digestivo, causando dilatação abdominal e regurgitações esofágicas. Acompanha bem a refeição uma infusão de camomila, hortelã, alecrim, etc.

Como beber a água

A água deve ser bebida fora das refeições e em pequenas quantidades, sem excessos, para não forçar os rins a um trabalho extraordinário. O ideal será cerca de 0,5 L por hora.

Qual o melhor tipo de água para beber

Água neutra PH 7 (pessoas com PH sanguíneo estabilizado 7,4).

Água com PH acima de 7,5 (pessoas com PH sanguíneo ácido, isto é, inferior a 7,4).

A importância da água no organismo

Imprescindível para a sobrevivência humana e fortalecimento do sistema imunitário.

Dissolve e transporta a maioria das substâncias, sejam tóxicas ou nutritivas.

Indispensável na absorção e transporte dos nutrientes que ingerimos.

Indispensável para a excreção de substâncias tóxicas através da pele, intestinos e rins.

É indispensável às reações químicas que se produzem ao nível celular.

Essencial para a manutenção e regulação da temperatura corporal.

Indispensável para a manutenção do volume de sangue e linfa.

Fornece saliva para ajudar a engolir alimentos.

Funciona como lubrificante das articulações e dos olhos.

Fundamental para a atividade neurológica cerebral.

A falta de água no organismo o que pode provocar?

Desidratação, urina escura, boca e garganta seca, apatia, pele seca e desidratada, dores de cabeça e tonturas, intolerância ao calor.

Num estado avançado de desidratação, frequente nas pessoas que não têm o hábito de beber água todos os dias, (seja inverno seja verão), ocorre fraqueza muscular ou cãimbras, devidas ao desequilíbrio de sódio e potássio no sistema muscular.

Os efeitos nefastos da desidratação

Prejudicando as funções vitais, um estado permanente de desidratação, pode causar sérios problemas de saúde, de forma silenciosa…

Particularmente os idosos e as crianças, são mais suscetíveis, por causa dos seus metabolismos que são frágeis e porque também,sentem menos sede que o comum das pessoas.

E as crianças? É necessária uma preocupação redobrada

As crianças não têm normalmente o hábito de beber água, pelo que devem ser encorajadas a beber em casa, na escola e quando estejam fora de casa.

De acordo com a idade e a época do ano, a quantidade pode variar entre 600 ml a 1200 ml diários, para além de outros líquidos, incluindo sopas e sumos de fruta natural.

A ausência destes procedimentos, pode provocar desidratação de consequências imprevisíveis.

Quais são os sinais de desidratação?

Urina mais escura e menor quantidade de micção.

Olhos encovados e escuros e lábios secos e desidratados.

Fadiga, irritabilidade, dores de cabeça, febre, choro nos bébés.

Perda de elasticidade da pele.

Aumento da frequência cardíaca.

Sensação de desmaio.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Vergílio Ferreira »  2017-07-20  »  Jorge Carreira Maia

Vergílio Ferreira é uma figura simbólica do quadro cultural de nosso país. Simbólica dos limites que a ditadura do professor Salazar fazia cair sobre Portugal, impondo-lhe uma grande distância cultural relativamente ao que se passava na Europa e nos Estados Unidos.
(ler mais...)


Mensageiro »  2017-07-19  »  Inês Vidal

Há por aí uns balofos a dizer à boca cheia que o Bloco de Esquerda comprou o Jornal Torrejano. Que fazemos campanha assumida por um dos partidos com lugar no executivo. Nem nisso são originais. Já o outro dizia que o JT era um pasquim comunista, um boletim da facção então mais à esquerda da mesa camarária.
(ler mais...)


O cérebro: um compartimento muito especial do nosso corpo »  2017-07-18  »  Juvenal Silva

O cérebro é um órgão que se distingue dos outros órgãos do corpo, devido à sua importância no controlo que regula o sistema nervoso e que comanda direta ou indiretamente todas as nossas atividades, desde os movimentos ao raciocínio, da memória ao conhecimento dos pormenores e, também, os processos subtis que regulam o ritmo sono/vigília, o humor, o apetite, as decisões e muito mais funções… Ao contrário das outras células do nosso corpo, que se renovam regularmente, as células do cérebro não só se mantém inalteradas durante toda a vida, pois começam a diminuir em quantidade ao atingir a idade adulta.
(ler mais...)


O que é uma deficiência nutricional? »  2017-07-08  »  Juvenal Silva

Diz-se deficiência nutricional quando certos nutrientes como vitaminas, minerais, hidratos de carbono, lípidos, proteínas, que são essências, estão ausentes na alimentação quotidiana e colocam em risco o equilíbrio do organismo, pela diminuição da força vital.
(ler mais...)


Três avisos e uma remodelação »  2017-07-07  »  Jorge Carreira Maia

A governação de António Costa começa a abrir brechas que só a actual inépcia da direita tem evitado que se transformem num enorme desgaste político. Em pouco tempo, depois da euforia em torno do défice, o país frágil que somos, do ponto de vista institucional, enviou três avisos.
(ler mais...)


Tentações igníferas »  2017-06-26  »  Jorge Carreira Maia

Quando se tornou patente a enorme desgraça que se abatera em Pedrógão Grande percebeu-se, não através do discurso oficial mas do rumor militante das redes sociais, que a direita tudo iria fazer para lançar uma nova fronda.
(ler mais...)


Voltemos à ribeira da Boa Água »  2017-06-21  »  António Gomes

Como era expectável com as temperaturas a subirem, os cheiros intensos, nauseabundos e ácidos voltaram em força a toda a zona envolvente da ribeira e, sobretudo, voltaram à casa das pessoas, aos comércios e restaurantes, ao espaço público.
(ler mais...)


Angela Merkel »  2017-06-08  »  Jorge Carreira Maia

O comportamento do presidente Donald Trump na sua estadia em solo europeu teve a utilidade de mostrar que a defesa europeia, através da NATO, se encontra nas mãos de alguém que não é minimamente previsível, sem quaisquer princípios políticos ou, tão pouco, sentido de Estado e das conveniências.
(ler mais...)


A histeria das eleições »  2017-06-07  »  Roberto Barata

Tem-se assistido, nos últimos meses, a uma cavalgada desgovernada de apresentação de projetos, anteprojetos, inaugurações e concursos. As eleições estão ao virar da esquina e, mais do que nunca, o executivo está em pânico para mostrar obra feita.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-07-19  »  Inês Vidal Mensageiro
»  2017-07-20  »  Jorge Carreira Maia Vergílio Ferreira
»  2017-07-18  »  Juvenal Silva O cérebro: um compartimento muito especial do nosso corpo