• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 26 de Junho de 2017
Pesquisar...
Qui.
 23° / 12°
Períodos nublados
Qua.
 26° / 14°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 29° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 12°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O castelo, o jardim e os outros

Opinião  »  2017-02-16  »  António Gomes

"O prédio ao lado do edifício da CM “Alvarenga” deve dar lugar a habitações"

O bom senso aconselha a que se alargue o tempo de debate público e que se promova o mesmo, projeto a projeto.
Só assim podemos garantir as melhores soluções, as mais equilibradas e as mais consensuais. A aplicação dos dinheiros públicos em torno do PEDU vai muito para além dos mandatos autárquicos, é a cidade para as próximas gerações.


Quanto a mim, o elevador para o castelo é um atentado à memória e à história desta cidade, esteticamente é um monstro visível de vários sítios, inclusive da praça 5 Outubro. Não são necessários três acessos diretos ao castelo e mais um indireto, esta ideia tem de ser parada, o que não impede de pensar a acessibilidade ao Castelo para toda a gente, mas como é proposto não.
A zona situada entre o parque Almonda (Horta das Pedras) e o rio tem um projeto que não inova em nada, e que se esquece do principal património ali existente, o Moinho do Duque, em ruínas é certo, mas que no meio de tanto milhão valeria a pena apostar na sua reconstrução. Junto ao caminho pedonal proposto faz todo o sentido correr um canal de água e a ponte deve inovar, saindo do tabuleiro superior do parque e construir dois vãos por cima do jardim e do rio. Parte do relvado proposto deve dar lugar a plantas autóctones.


O projeto para o jardim municipal e avenida devem parar imediatamente. Depois de destruídos os castanheiros que ficaram impedidos de oferecer sombra à avenida e aos torrejanos, querem agora substituir o atual jardim, inclusive na zona do café “do Razões” por uma modernice sem sentido. Não existe uma ideia para salvaguardar as margens do rio, não existe uma ideia para alargar a ponte que vem da biblioteca e assim poder ter dois sentidos, permitindo o encerramento ao trânsito automóvel na rua de Trás os Muros. Diminuir a largura da avenida em dois metros não é aceitável, muito menos porque não se cria um corredor para promover o uso da bicicleta.


O largo do Salvador deve ser preservado e não substituído por outro, a cor da pedra a utilizar na rua da Câmara Municipal e no Terreiro de Santa Maria deve respeitar o enquadramento, particularmente o castelo. O prédio ao lado do edifício da CM “Alvarenga” deve dar lugar a habitações como até foi sugerido por um dos arquitetos… e não a lojas e espaços de lazer de duvidosa utilização.

Por fim, porque é exequível e possível, aprove-se a recuperação de uma dúzia de casas para arrendamento, mesmo lá no centro da cidade, onde as ruínas marcam a paisagem, porque com ruínas não temos pessoas a viver lá e só com pessoas podemos almejar uma cidade com futuro.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Água é essencial e fonte de vida »  2017-06-21  »  Juvenal Silva

A água é uma necessidade essencial para o organismo e o seu consumo deverá fazer parte dos nossos hábitos diários, durante todas as épocas do ano.

A época de verão merece uma particular atenção e não deveremos esperar pela sede para beber, mas ter o hábito de beber durante todo o dia.
(ler mais...)


Voltemos à ribeira da Boa Água »  2017-06-21  »  António Gomes

Como era expectável com as temperaturas a subirem, os cheiros intensos, nauseabundos e ácidos voltaram em força a toda a zona envolvente da ribeira e, sobretudo, voltaram à casa das pessoas, aos comércios e restaurantes, ao espaço público.
(ler mais...)


Angela Merkel »  2017-06-08  »  Jorge Carreira Maia

O comportamento do presidente Donald Trump na sua estadia em solo europeu teve a utilidade de mostrar que a defesa europeia, através da NATO, se encontra nas mãos de alguém que não é minimamente previsível, sem quaisquer princípios políticos ou, tão pouco, sentido de Estado e das conveniências.
(ler mais...)


A histeria das eleições »  2017-06-07  »  Roberto Barata

Tem-se assistido, nos últimos meses, a uma cavalgada desgovernada de apresentação de projetos, anteprojetos, inaugurações e concursos. As eleições estão ao virar da esquina e, mais do que nunca, o executivo está em pânico para mostrar obra feita.
(ler mais...)


Cartazes »  2017-06-06  »  Inês Vidal

João Quaresma de Oliveira, candidato do PSD à Câmara Municipal de Torres Novas nas eleições de Outubro, “descruzou” os braços e já viu resultados por isso. Bateu o pé aos muitos cartazes de propaganda que o executivo de Pedro Ferreira andou a espalhar pela cidade, onde anunciava as obras a fazer ao abrigo do PEDU, e a Comissão Nacional de Eleições concordou.
(ler mais...)


Nós e as combinações alimentares »  2017-06-06  »  Juvenal Silva

Muitas pessoas estão interessadas em conhecer as suas intolerâncias alimentares, mas desconhecem, que para além disso, existem as incompatibilidades entre alimentos, causadoras de digestões incompletas e às vezes até intoxicações.
(ler mais...)


O véu ideológico »  2017-05-18  »  Jorge Carreira Maia

A reivindicação pelo PSD e CDS do mérito pelo actual desempenho da economia portuguesa é não apenas uma jogada de oportunismo político mas, o que é pior, um sinal de que a direita ainda vive sob o véu ideológico que a conduziu nos anos da troika.
(ler mais...)


O poder e a vontade de poder »  2017-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Um artigo do jornal Público dava conta de um estudo da psicóloga experimental portuguesa Ana Guinote (University College de Londres) sobre o poder. Uma das evidências da investigação é que a correlação entre inteligência e ocupação de lugares de poder é fraca.
(ler mais...)


PEDU, novo episódio »  2017-05-04  »  António Gomes

Há dias fomos confrontados com a colocação de placards a anunciar obras em vários locais da cidade, todas por conta do PEDU. A curiosidade é que esses placards agradecem o contributo da população relativamente aos projetos apresentados.
(ler mais...)


Compreender e prevenir as alergias »  2017-05-04  »  Juvenal Silva

As alergias são reações anormais do nosso sistema imunitário a substâncias proteicas estranhas ao organismo.
Qualquer substância estranha de natureza proteica é normalmente identificada pelo nosso sistema de defesa e, a partir desse momento, controlada na maioria das vezes.
(ler mais...)


 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-06-21  »  Juvenal Silva Água é essencial e fonte de vida
»  2017-06-21  »  António Gomes Voltemos à ribeira da Boa Água