• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 18 Setembro 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 22° / 17°
Céu nublado com chuva moderada
Sex.
 29° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 16°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  31° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Antiga Fábrica de Fiação e Tecidos: sonho ou possível realidade?

Opinião  »  2019-08-25  »  Anabela Santos

"E o rio Almonda? Com um bom aproveitamento das margens do rio, seria maravilhoso"

Falar da valorização de um espaço que é tão importante para uma grande parte dos torrejanos é imperativo mas não é novidade.
Já muitos falaram e escreveram sobre o assunto, desejando que alguma mente iluminada e com vontade de fazer o melhor pela cidade tome alguma iniciativa no sentido de valorizar o património arquitectónico e histórico de uma fábrica que deu tanto à nossa cidade.
Serei mais uma a escrever e a escolha do assunto deste texto não surgiu só porque sim, porque acordei com vontade de fazer uma crítica ou deixar uma sugestão ao nosso executivo camarário.

Na realidade, eu estava fora de Torres Novas quando me lembrei da antiga fábrica de Fiação e Tecidos. Estava na capital. Lisboa é uma cidade de cantos, recantos e encantos e é essa a razão que me faz ir e voltar, e voltar e voltar àquela que já foi eleita a cidade mais bonita do mundo.

Assim, no início do mês de agosto, lá andava eu com a minha querida amiga Natércia a passear pelas ruas do bairro de Benfica, quando decidimos entrar no palácio Baldaya para beber um café. Este é um novo espaço cultural que convida a visitar, a estar e a voltar. Graças ao empenho da junta de freguesia de Benfica, foi transformado num espaço de cultura preparado para acolher várias atividades culturais como exposições, pequenos concertos, tertúlias, entre outras. Um espaço de conhecimento para quem quer usufruir da sua biblioteca e ludoteca e, ainda, um espaço que transmite uma imensa tranquilidade para quem passeia pelo seu lindo jardim ou simplesmente se senta na esplanada da cafetaria, a observar a beleza de todo aquele local.
Ali respira-se cultura e história.

E foi nessa tal esplanada, sentada tranquilamente, num dia maravilhoso, abençoado por Zéfiro, a brisa suave, a desejar que aquele momento passasse lentamente, com vontade de ficar e voltar que, entretanto, me lembrei que, apesar de gostar muito de Torres Novas, falta-me um espaço assim. Eu quero um “Palácio Baldaya” na minha cidade.
É verdade que não temos o palácio, mas lembrei-me que temos a inactiva fábrica de Fiação e Tecidos. Porque não transformá-la num centro cultural composto por salas de exposições temporárias, salas polivalentes para organização de eventos, um auditório, uma cafetaria, uma linda esplanada, um espaço pedonal, espaço infantil, zonas verdes, floridas e tão importante, uma biblioteca/ludoteca ou livraria?

E o rio Almonda? Com um bom aproveitamento das margens do rio, seria maravilhoso. Acredito que seria um espaço muito utilizado pelos Torrejanos e traria vários visitantes à cidade, sendo, assim, uma mais valia, pois melhorava a dinâmica turística, económica e social do concelho.

Este investimento na cultura, tal como fez a junta de Benfica, é possível. Vamos reabilitar um espaço querido sem deixar esquecer as marcas do passado, respeitando sempre o património existente.
Não precisa de ser só um sonho e uma grande vontade de que se torne realidade.

Mas, como já referi, o que escrevi é mais do mesmo, não é novidade. Não vamos esquecer Maria Neves Correia, que apresentou na sua dissertação de mestrado um projeto fantástico para os edifícios da antiga fábrica e todo o espaço envolvente. Parabéns à Maria pelo seu trabalho que, infelizmente, penso ter caído no esquecimento.

No entanto, a esperança é a última a morrer e somos tantos a querer que algo seja feito em prol da cidade, da cultura, da história e do ambiente, que vamos esperar e acreditar.
Entretanto, para mim vai existindo o Palácio Baldaya.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Descalabros, duelos, metamorfoses e Inferno »  2019-09-07  »  Jorge Carreira Maia

O DESCALABRO DA DIREITA. As sondagens têm vindo a indicar que a direita democrática está à beira de um resultado desastroso, por volta dos 25%, somando velhos e novos partidos.
(ler mais...)


O nome da terra, por João Carlos Lopes »  2019-09-06  »  João Carlos Lopes

É sintomático que, em tempo de eleições, nenhum dos partidos tenha dito uma palavra sobre essa vaca sagrada que é o futebol e sobretudo acerca do estado de guerra em que as claques dos “três grandes” transformam as terras por onde passam.
(ler mais...)


Turismo ou nem por isso »  2019-09-05  »  António Gomes

A época que atravessamos é propicia à reflexão sobre esta actividade económica, o turismo.
O turismo, como toda a gente sabe, atravessa em Portugal um período particularmente estonteante. São as grandes metrópoles as mais beneficiadas com tal actividade, é lá que se encontram as maiores fontes de atracção e é lá que as infraestruturas estão mais adaptadas e melhor respondem às solicitações.
(ler mais...)


Repuxos, por Inês Vidal »  2019-08-25  »  Inês Vidal

Esta malta dos jornais é lixada. Parece que está do contra, sempre a dizer coisas. Ou então é de esquerda, só pode. Atrevem-se a noticiar as coisas que acontecem, esses filhos da mãe. Caso contrário, íamos fazendo as coisas à mesma, a nosso bel-prazer, mas ninguém dava por elas ou as questionava.
(ler mais...)


A greve dos motoristas »  2019-08-23  »  Jorge Carreira Maia

PÔR O REGIME À PROVA. Na greve dos motoristas de matérias perigosas coincidiram duas vertentes que, para os próprios interessados, não deveriam ter coincidido. A luta laboral por reivindicações que merecerão respeito e um desafio às instituições políticas e ao regime.
(ler mais...)


À mulher de César não basta ser séria… »  2019-08-09  »  António Gomes

Vem isto a propósito da aquisição de imóveis pela Câmara de Torres Novas, sitos em Riachos. Só o BE votou contra.

Os proprietários propuseram a aquisição e a Câmara comprou.
(ler mais...)


Bons Sons »  2019-08-09  »  Inês Vidal

Treze anos, dez edições, uma aldeia em manifesto. Arrancou ontem, dia 8, mais uma edição do festival Bons Sons, que anualmente traz a Cem Soldos, concelho de Tomar, milhares de pessoas e música, muita música portuguesa.
(ler mais...)


Carteiro »  2019-08-09  »  Ana Sentieiro

A genética é, de facto, uma coisa incrível! Contudo, no meu caso, a genética desempenha mais o papel de progenitor ausente, que se esquece do meu aniversário, não sabe o meu número de telemóvel e saca duas notas de vinte da carteira de pele quando está folgado e diz, “Para te divertires, mas não digas à tua mãe!”.
(ler mais...)


Livros para férias »  2019-08-09  »  Jorge Carreira Maia

COMO MORREM AS DEMOCRACIAS. Autores Steven Levitsky & Daniel Ziblatt, ambos professores em Harvard. Uma reflexão com incidência americana, mas apoiada no estudo das mortes da democracia nos anos trinta do século passado, na Europa, e nos anos 60 e 70, também do XX, na América Latina.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-08-25  »  Inês Vidal Repuxos, por Inês Vidal
»  2019-08-23  »  Jorge Carreira Maia A greve dos motoristas
»  2019-08-25  »  Anabela Santos Antiga Fábrica de Fiação e Tecidos: sonho ou possível realidade?
»  2019-09-06  »  João Carlos Lopes O nome da terra, por João Carlos Lopes
»  2019-09-07  »  Jorge Carreira Maia Descalabros, duelos, metamorfoses e Inferno